Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Júlia Martins | - |
dc.contributor.author | Pinto, Leonardo Carlos de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T21:21:00Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T21:21:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-26 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Leonardo Carlos de Oliveira. Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45917 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conhecimento científico está sendo popularizado na sociedade
contemporânea como resultado do desenvolvimento tecnológico e científico, obtido
nas últimas décadas. Com a incorporação desses conhecimentos ao cotidiano social,
surge a necessidade de conhecer e compreender conceitos acadêmicos bem como
empregá-los na resolução de problemas. Para desempenhar essa importante função,
o ensino investigativo em Biologia requer práticas pedagógicas que despertem o
interesse, a curiosidade, a participação e a autonomia dos estudantes, de forma
prazerosa e que estejam contextualizadas com suas vivências. Os estudantes se
deparam com várias situações e problemas envolvendo, direta ou indiretamente os
recursos naturais, e na maioria das vezes não despertam o interesse em propor e
executar possíveis soluções. Essa temática apresenta grande complexidade nos
aspectos mencionados, abordados geralmente, pelas escolas por meio de práticas de
ensino tradicionais que não instigam a participação dos estudantes. Perante a
necessidade de diversificar as estratégias de ensino em Biologia, o projeto objetivou
produzir jogos pedagógicos e aplicá-los como subsídio de percepção da
aprendizagem dos estudantes sobre macroinvertebrados bentônicos como
bioindicadores de qualidade de água. Foi desenvolvido com 28 estudantes da terceira
série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral Osório Raimundo de
Lima, situado no município de Iporá – GO. Sua prática metodológica consiste em
pesquisa bibliográfica, produção e utilização de jogos pedagógicos somados à
obtenção de dados por meio da aplicação de um questionário. Como resultado final
foram desenvolvidos materiais didaticos concretos na forma de jogos, com diferentes
regras e design, como resultado da utilização de metodologias ativas, da sequência
didática e consequentemente, aquisição dos objetivos esperados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of games on benthonic macroinvertebrates as water quality bioindicators in Biology teaching | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Invertebrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores (Biologia) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Scientific knowledge is being popularized in contemporary society because of
technological and scientific development obtained in recent decades. With the
incorporation of this knowledge into social daily life, the need to know and understand
academic concepts and use them in problem-solving arises. To perform this important
function, investigative teaching in Biology requires pedagogical practices that arouse
the interest, curiosity, participation, and autonomy of students, pleasant and that are
contextualized with their experiences. Students are faced with several problem
situations involving, directly or indirectly, natural resources and most of the time they
do not arouse interest in proposing and executing possible solutions. This theme is
highly complex and is generally addressed by schools through traditional teaching
practices that do not encourage student participation.Faced with the need to diversify
teaching strategies in Biology, the project aimed to produce pedagogical games and
apply them as a subsidy for the perception of students' learning about benthic
macroinvertebrates as bioindicatorsof water quality. It was developed with 28 students
from the third grade of high school attheOsório RaimundodeLima Full-TimeTeaching
Center, located in the city of Iporá - GO. Its methodological practice consists of
bibliographic research, production and use of pedagogical games and data collection
through the application of a questionnaire. As a final result, concrete didactic materials
were developed in the form of games, with different rules and design, as a result of the
use of active methodologies, the didactic sequence and consequently acquisition of
the expected objectives. | pt_BR |
dc.contributor.email | leocarlos08@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|