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Título: Vale do São Patrício : prelúdio e inconsistências à beira da estrada das onças
Outros títulos: Saint Patrick Valley : prelude and inconsistencies on jaguar’s roadside
Valle de San Patricio : preludio y inconsistencia al borde de la carretera del jaguar
Autor(es): Moraes, Richardson Thomas da Silva
Ribeiro, Ana Amélia de Paula Moura
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Centro Universitário de Anápolis e da Universidade Estadual de Goiás
Assunto: Vale do São Patrício (GO)
Cidades e vilas
Urbanismo
Data de publicação: 2021
Referência: MORAES, Richardson Thomas da Silva; RIBEIRO, Ana Amélia de Paula Moura. Vale do São Patrício: prelúdio e inconsistências à beira da estrada das onças. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 6., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2021. p. 1796-1812. Disponível em: http://enanparq2020.com.br/wp-content/uploads/2021/11/14-07_-EIXO-3_-DIAGRAMAC%CC%A7A%CC%83O-ENANPARQ-FN-2.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.
Resumo: Esse artigo, integrante de um estudo mais aprofundado e em desenvolvimento a respeito da Marcha para o Oeste (1938), traz um vislumbre da conformação da região compreendida como Vale do São Patrício, em Goiás. A pesquisa parte de fontes primárias pesquisadas em arquivos das cidades componentes da região e de literatura específica, contudo, fragmentada, com intuito de reunir tais dados, revelar os antecedentes, os anos preliminares, suas inconsistências e modernidades desenvolvidas à beira da conhecida popularmente como Estrada das Onças (atual BR-153). Desenvolvida a partir da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) no ano de 1941, a região compreendida como Vale do São Patrício atraiu grandes levas de lavradores, progredindo a ocupação das terras do centro goiano, e propagando os ideais de desenvolvimentismo e integração nacional da época, compondo-se de cidades novas e de uma hierarquia urbana e social codependentes. Além disso, nela se destaca a atuação de Bernardo Sayão, engenheiro agrônomo e administrador da CANG, uma figura intrínseca à memória do Brasil Central, de forma até mitológica, como também à rodovia Belém/Brasília.
Abstract: This article, part of a further and in progress study about the March to the West (1938), provides a glimpse of the conformation of the region comprehended as Saint Patrick Valley, in Goiás. The resource begins from primary sources that were surveyed in files from the component cities of the zone and fragmented specific literature, in order to gather data, reveal the background, the preliminary years, its inconsistencies and modernities developed on the side of the popular known as Jaguar Road (current BR-153). Developed from Goiás’ National Agricultural Colony (CANG) in 1941, the region comprehended as Saint Patrick Valley attracted large waves of farmers, progressing land occupation in goiano center, disseminating the ideals of developmentalism and national integration of this time, composed by new cities and a new codependent social and urban hierarchy. Moreover, in it, the performance of the agronomist and administrator of CANG, Bernando Sayão, stands out. He is an intrinsic figure to the memory of Brazilian central, even mythologically, and to the highway Belém/Brasília.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: Autorização concedida pelo autor RichardsonThomas da Silva Moraes a Biblioteca Central da Universidade de Brasília para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
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