Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Goin, Mariléia | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ariel Paula Jesus de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T22:04:50Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T22:04:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ariel Paula Jesus de. Colonialidade e formação profissional em serviço social: apontamentos de sua transversalidade na consubstancialização do projeto de formação a partir das diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996. 2022. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45959 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O projeto de formação profissional em Serviço Social consubstanciado nos anos 1990 a
partir da implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS - Associação Brasileira de
Ensino e Pesquisa em Serviço Social - propiciou ao longo dos anos a maturação da perspectiva
materialista histórico-dialética na profissão. Essa, por sua vez, possibilitou o aprofundamento
da capacidade de leitura da realidade social pelas/os profissionais, abrindo espaço para o
desvelar das particularidades sócio-históricas brasileiras e da apreensão destas como
determinantes para o projeto profissional. Nessa esteira, à luz do método crítico marxista,
propõe-se a análise da transversalidade dos estudos decoloniais e da colonialidade no projeto
de formação profissional em Serviço Social, estabelecendo como objetivo geral “analisar a
interconexão existente entre a formação profissional e a colonialidade expressa na realidade
brasileira, de modo a desvelar seus traços nos componentes curriculares da formação acadêmico
profissional em Serviço Social, nos cursos mais antigos de cada região do Brasil”. Trata-se de
uma pesquisa exploratória com enfoque misto, cujos procedimentos metodológicos elegidos
foram: revisão bibliográfica - que possibilitou o contato e aprofundamento com as temáticas
que envolvem o objeto de estudo; pesquisa documental - realizada a partir da análise dos
Projetos Pedagógicos de Curso do curso mais antigo de Serviço Social das regiões geográficas
do país; e a análise de conteúdo, realizada a partir da exploração do material orientada por um
roteiro de análise documental e, posteriormente, das inferências crítico-reflexivas ensejadas
pelos dados obtidos associados às investigações realizadas. O estudo evidencia a incipiente
presença do debate decolonial e do ensino da colonialidade nos cursos observados, não obstante
o mesmo demonstra a transversalidade existente entre decolonialidade, colonialidade e o
Serviço Social na sociedade brasileira, os quais só auferem apreensão a partir da ótica/lógica
dos Fundamentos e de seus núcleos de fundamentação. A absorção desse debate pelo projeto
de formação profissional reafirma não só a coerência e a direção social do projeto profissional,
mas contribui para o avanço rumo a sua consubstancialização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Colonialidade e formação profissional em serviço social : apontamentos de sua transversalidade na consubstancialização do projeto de formação a partir das diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The project of professional training in Social Work, embodied in the 1990s from the
implementation of the Curricular Guidelines of ABEPSS - Brazilian Association of Teaching
and Research in Social Work - over the years provided the maturation of the historicaldialectical materialist perspective in the profession. This, in turn, made possible the deepening
of the capacity of reading the social reality by the professionals, opening space for the unveiling
of the Brazilian socio-historical particularities and the apprehension of these as determinants
for the professional project. In this vein, in the light of the Marxist critical method, it is proposed
to analyze the transversality of decolonial studies and coloniality in the project of professional
training in Social Work, establishing as a general objective “to analyze the existing
interconnection between professional training and coloniality expressed in the Brazilian reality,
in order to reveal its traits in the curricular components of professional academic training in
Social Work, in the oldest courses in each region of Brazil”. This is an exploratory research
with a mixed approach, whose methodological procedures were: bibliographic review - which
allowed contact and deepening with the themes that involve the object of study; documental
research - carried out from the analysis of the Pedagogical Course Projects of the oldest course
of Social Work in the geographic regions of the country; and the content analysis, carried out
from the exploration of the material guided by a script of document analysis and, later, from
the critical-reflexive inferences generated by the data obtained associated with the
investigations carried out. The study evidences the incipient presence of the decolonial debate
and the teaching of coloniality in the courses observed, however it demonstrates the existing
transversality between decoloniality, coloniality and Social Work in Brazilian society, which
only gain apprehension from the perspective/logic of the Fundamentals and their foundational
cores. The absorption of this debate by the professional training project reaffirms not only the
coherence and social direction of the professional project, but also contributes to the advance
towards its consubstantialization. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El proyecto de formación profesional en Trabajo Social, encarnado en la década de 1990
a partir de la implementación de las Directrices Curriculares de ABEPSS - Asociación Brasileña
de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social - a lo largo de los años proporcionó la
maduración de la perspectiva materialista histórico-dialéctica en la profesión. Eso, a su vez,
posibilitó la profundización de la capacidad de lectura de la realidad social por parte de los
profesionales, abriendo espacio para el desvelamiento de las particularidades sociohistóricas
brasileñas y la aprehensión de éstas como determinantes del proyecto profesional. En esta línea,
a la luz del método crítico marxista, se propone analizar la transversalidad de los estudios
decoloniales y coloniales en el proyecto de formación profesional en Trabajo Social,
estableciendo como objetivo general “analizar la interconexión existente entre formación
profesional y colonialidad expresada en la realidad brasileña, para revelar sus rasgos en los
componentes curriculares de la formación académica profesional en Trabajo Social, en los
cursos más antiguos de cada región de Brasil”. Se trata de una investigación exploratoria con
enfoque mixto, cuyos procedimientos metodológicos fueron: revisión bibliográfica - que
permitió el contacto y profundización con los temas que envuelven el objeto de estudio;
investigación documental - realizada a partir del análisis de los Proyectos de Curso Pedagógico
de la carrera de Trabajo Social más antigua de las regiones geográficas del país; y el análisis de
contenido, realizado a partir de la exploración del material guiada por un guión de análisis
documental y, posteriormente, a partir de las inferencias crítico-reflexivas generadas por los
datos obtenidos asociados a las investigaciones realizadas. El estudio evidencia la presencia
incipiente del debate decolonial y de la enseñanza de la colonialidad en los cursos observados,
sin embargo demuestra la transversalidad existente entre decolonialidad, colonialidad y Trabajo
Social en la sociedad brasileña, que sólo ganan aprehensión desde la perspectiva/lógica de los
Fundamentos y sus núcleos fundacionales. La absorción de este debate por parte del proyecto
de formación profesional reafirma no sólo la coherencia y dirección social del proyecto
profesional, sino que contribuye al avance hacia su consustancialización. | pt_BR |
dc.contributor.email | arielseso2@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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