Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
dc.contributor.author | Veras, Daniela de Sousa Oliveira Melo | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T22:12:55Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T22:12:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | VERAS, Daniela de Sousa Oliveira Melo. Cicatrizes da reprovação: um estudo otobiográfico com estudantes da área de saúde. 2022. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45962 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tomada do tema da reprovação como um fenômeno que apresenta múltiplos significados
e desdobramentos permite a percepção de seus reflexos na escolha profissional e durante a
vida. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos da reprovação na vida e nas relações
pessoais e profissionais de estudantes da área da saúde da Universidade de Brasília
(UnB).O método de pesquisa escolhido para a composição e a análise dos dados se chama
Otobiografia. Trata-se de um tipo de abordagem qualitativa que se propõe a ouvir vivências
em produções textuais. Os participantes da pesquisa são estudantes da área da saúde que
experimentaram a reprovação na tentativa de ingresso na Educação Superior na
Universidade de Brasília (UNB), que em algum momento em sua trajetória optaram pelo
curso de medicina, mas percorreram caminhos dentro da própria área de saúde na
universidade. Os participantes foram convidados a contarem suas histórias com o
fenômeno da reprovação para a entrada em seu curso atual. Os resultados foram que os
efeitos da reprovação são sentidos de forma singular, alertando para a importância de temas
como saúde mental, importância das cotas para políticas de acesso à educação superior e
perspectivas que atravessam sonhos, expectativas e realidades. Em conclusão, inferiu-se
que a superação de fenômenos como a reprovação requer reconhecimento de uma noção
que cada indivíduo produz consigo uma história, evidenciando que muito ainda deve ser
pensado, analisado e objeto de reflexão quando se trata de uma temática, multifatorial e
complexa, como a reprovação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cicatrizes da reprovação : um estudo otobiográfico com estudantes da área de saúde | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reprovação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vivência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Taking the theme of failure as a phenomenon that has multiple meanings and unfoldings
allows the perception of its reflexes in the professional choice and during life. This study
aims to analyze the effects of failure in the life and in the personal and professional
relationships of students in the health area at the University of Brasília (UnB). The research
method chosen for the composition and analysis of data is called Otobiography. It is a type
of qualitative approach, which proposes to listen to experiences in textual productions. The
research participants are students in the health area who have experienced failure in the
attempt to enter Higher Education at the University of Brasília (UNB), who at some point
in their trajectory opted for the medical course, but followed paths within their own area of
university health. Participants were asked to tell their stories with the phenomenon of
failing for entry into their current course. The results were that the effects of failure are felt
in a unique way, alerting to the importance of topics such as mental health, the importance
of quotas for access policies to higher education and perspectives that cross dreams,
expectations and realities. In conclusion, it was inferred that the overcoming of phenomena
such as failure requires recognition of a notion that each individual produces a story,
showing that much still needs to be thought, analyzed and object of reflection when it
comes to a multifactorial and complex theme , such as disapproval. | pt_BR |
dc.contributor.email | danimelo463@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|