Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Wytler Cordeiro dos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Júlio Francisco dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T21:55:04Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T21:55:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Júlio Francisco dos Santos. A eficiência energética de lâmpadas: uma sequência de ensino investigativo sobre eletricidade no 9° ano. 2022. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45970 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à
obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
Essa dissertação desenvolve uma sequência didática para ensino de eletricidade em uma
turma de 9° ano. Pressupõe-se que o ensino de eletricidade em nível fundamental deve
se munir de duas estratégias: a contextualização da temática científica e a atividade experimental, como formas de motivação do estudante e para aproximação do fazer científico
para a sala de aula de ciências. Para tanto, as aulas se fundamentaram na Sequência de
Ensino Investigativa (SEI), proposta por Carvalho (2013), entrecortada por pressupostos
socio-interacionistas da teoria de Vigotski (2001). Neste trabalho, a partir da contextualização sobre o consumo de energia elétrica, a sequência de aulas se concentrou em propor
problemas relacionados à eficiência energética de lâmpadas. Para uma investigação mais
comparativa entre as diferentes tipologias de lâmpadas, foi desenvolvida uma Bancada Experimental para medição de iluminância e consumo energético. Os estudantes foram divididos em grupos e estimulados a manipular o aparato experimental segundo suas próprias
hipóteses. Além da investigação experimental, mesclou-se a leitura de textos para sistematização do conhecimento com discussões sobre os temas abordados, em um ambiente rico
para intercâmbio de significados e vivências. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A eficiência energética de lâmpadas : uma sequência de ensino investigativo sobre eletricidade no 9° ano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletricidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Abstract of master’s thesis submitted to Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado
Profissional de Ensino de Física (MNPEF), in partial fulfillment of the requirements for the
degree Mestre em Ensino de Física.
This dissertation develops a didactic sequence for teaching electricity in a 9th grade class.
In elementary education is premised that teaching electricity demands two strategies: the
context of the scientific thematic and the experimental activities as a way to motivate the
student and to approach the scientific achievements inside a science classroom. Therefore,
the classes was based in the Investigative Teaching Sequence (ITS) proposed by Carvalho(2013) and transposed by the Social Interacionism theory by Vygostsky (2001). In this
paper the context started analysing the energy consumption and the following classes was
tough to propose a problem resolution about the energetic efficiency of the lamps. For a
more comparative investigation about the lamp’s typology differences, was developed a experimental banch to measure their illuminances and energectic consumptions. The class
was separated in groups being stimulated to manipulate the materials following their own
hypotheses. Beyond the experimental investigation the students had a company of texts to
systematize the themes in order to enrich the intership of meanings and life experiences. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|