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dc.contributor.authorRengifo Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorMietto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.authorAlencar, Ana Carolina Corrêa-
dc.date.accessioned2023-07-04T11:01:30Z-
dc.date.available2023-07-04T11:01:30Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationRENGIFO HERRERA, Francisco José; MIETTO, Gabriela Sousa de Melo; ALENCAR, Ana Carolina Corrêa. Relato de experiência: transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis. Revista Tempos e Espaços em Educação, S.l., v. 15, n. 34, e18101, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46013-
dc.description.abstractO surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantispt_BR
dc.title.alternativeExperience report : transitions during Covid-19 outbreak and the day care centers closurept_BR
dc.title.alternativeRelato de experiencia : transiciones durante el brote de Covid-19 y el cierre de escuelas infantilespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordPrimeira infância - desenvolvimentopt_BR
dc.rights.license(CC BY) This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101pt_BR
dc.description.abstract1Covid-19 outbreak forced the governments around the world to decide schools closure. In Brazil this circumstance lasted almost two years because a government wrong management had been marked by delays and lack implementation of public policies. The outbreak context brought important challenges for children and their families. This paper carried out a characterization and analysis of a questionnaire to assess the perception of fifteen families about care, socialization/learning, feeding and development of autonomy in shared context with children during the pandemic in a public day care center. Results show that families faced difficulties in socializing and playing. Feeding practices and use of objects-utensils during mealtimes and care had better indicators. However, difficulties in autonomy, learning, and anxiety increased. As a conclusion, the impact of pandemic changes must be evaluated, revealing actions that the school will have to carry out in the future, especially on children's development/learning processes.pt_BR
dc.description.abstract2El brote de Covid-19 obligó gobiernos de todo el mundo cerrar las escuelas. En Brasil esta circunstancia duró casi dos años debido a la gestión del gobierno, marcada por retrasos y falta de políticas públicas. El contexto del brote trajo desafíos para niños y familias. Este artículo caracteriza y analiza un cuestionario para evaluar la percepción que quince familias tuvieron sobre cuidado, socialización/aprendizaje, alimentación y desarrollo de la autonomía de los niños durante en una escuela infantil. Los resultados muestran que las familias enfrentaron dificultades para socializar y jugar. Las prácticas de alimentación y el uso de objetos-utensilios durante las comidas y el cuidado tuvieron mejores indicadores. Aumentaron las dificultades en la autonomía, el aprendizaje y la ansiedad. Como conclusión, se debe evaluar el impacto de los cambios de la pandemia, revelando acciones que la escuela deberá realizar en el futuro, especialmente en los procesos de desarrollo/aprendizaje de los niños.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3726-8783pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9868-4353pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0037-8428pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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UnB - Covid-19

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