Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46055
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Maíra Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-12T11:05:47Z-
dc.date.available2023-07-12T11:05:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Maíra Oliveira. Cinquenta tons de cinza: as escalas de ação e de valorização do concreto aparente na Universidade de Brasília: teorias e práticas de intervenção no moderno. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 13., 2019, Salvador - BA. Anais [...]. Salvador: Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia, 2019. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2020/04/110536.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46055-
dc.description.abstractO conjunto patrimonial de Brasília possui interessantes edifícios em concreto aparente que, sucessivamente, passaram por reformas de revestimento e de cobertura de suas fachadas. O tipo de renovação mais frequente, utilizado tanto nas arquiteturas residenciais quanto nas oficiais da cidade, é a completa pintura das estruturas com diferentes tons de cinza. Normalmente, tal estratégia é desencadeada pela baixa aceitação social frentes às marcas de envelhecimento do material, mas na Universidade de Brasília há uma situação diferente: pinturas em cinza estão sendo executadas em estruturas aparentes para cobrir manifestações artísticas e pichações políticas feitas pelos próprios usuários do campus. O presente artigo vem investigar tais ocorrências e averiguar quais são os valores patrimoniais envolvidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCinquenta tons de cinza : as escalas de ação e de valorização do concreto aparente na Universidade de Brasília : teorias e práticas de intervenção no modernopt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordConcreto aparentept_BR
dc.subject.keywordArquitetura modernapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordPichaçõespt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2020/04/110536.pdfpt_BR
dc.description.abstract1The architectonic set of Brasília has interesting buildings in apparent concrete that, successively, underwent reforms of coating of its façades. The most frequent type of renovation, used in both residential and monumental architectures of the city, is the complete painting of the structures with different shades of gray. Normally, that strategy is triggered by the low social acceptance of the aging marks of the concrete, but in the University of Brasilia there is a different situation: gray paintings are being executed in apparent concrete structures to cover artistic manifestations and political graffiti made by the campus users themselves. The article investigates these occurrences and ascertain which are the cultural values involved.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.