Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Mikado, Helena Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T19:53:19Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T19:53:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | MIKADO, Helena Martins. Autoridade docente: constituinte da profissionalidade e do desenvolvimento profissional. 2022. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46064 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema a autoridade docente como constituinte da profissionalidade e
do desenvolvimento profissional, partindo da constituição do processo da autoridade docente na
escola de ensino fundamental – anos iniciais. Apresenta como objetivo geral: analisar o processo
da autoridade docente como componente da profissionalidade e objeto de ações do
desenvolvimento profissional. Na fundamentação teórica da pesquisa encontram-se estudos sobre
autoridade, autoritarismo, licenciosidade, educação para a autonomia, emancipação e práxis
docente, a função social da escola e as finalidades educativas em autores como: Gramsci (1999,
2001), Freire (1994, 1996, 1997, 2009, 2013, 2021), Duarte (2013), Kitchen (2014), Libâneo (1994,
2014, 2019, 2020), Vázquez (2007), Azzi (2012), Freitas (2012), Frigotto (2008, 2012a, 2012b),
Novoa (2017), Pimenta (2012) Paulo Netto (2011) entre outros. A metodologia, de natureza
qualitativa, fundamenta-se na perspectiva crítica para compreender a realidade enquanto múltiplas
determinações e ir além da aparência imediata. Destarte, utilizou-se como instrumentos de
construção de dados o questionário e o grupo focal e como técnica de análise de dados a Análise
de Discurso (ORLANDI, 2020). As conclusões revelam que a autoridade docente investigada vai
além de uma construção individual por meio da constituição do ser docente, pois compreende uma
autoridade educativa da profissionalização da categoria dos professores que deve ser construída
por meio da clara definição da função social da escola, das finalidades e objetivos educativos e,
consequentemente, da definição do papel dos professores. Esses fatores constroem a legitimidade
da ação educativa dos professores e lhes conferem o poder legítimo para o exercício profissional
de seu trabalho, bem como a autonomia e a autoridade necessárias ao ser docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Autoridade docente : constituinte da profissionalidade e do desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoridade docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionalidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theme of the present study is the teaching authority as a constituent of professionalism and
professional development starting from the constitution of the process of teaching authority in the
elementary school – early years. Its general objective is to analyze the process of teaching
authority as a component of professionalism and object of professional development actions. The
foundation of this research is based on authors as Gramsci (1999, 2001), Freire (1994, 1996, 1997,
2009, 2013, 2021), Duarte (2013), Kitchen (2014), Libâneo (1994, 2014, 2019, 2020), Vázquez
(2007), Azzi (2012), Freitas (2012), Frigotto (2008, 2012a, 2012b), Novoa (2017), Pimenta (2012)
Paulo Netto (2011) among others to understand concepts like authority, authoritarianism,
licentiousness, education for emancipation and autonomy, teaching praxis, the social function of
the school and the educational purposes . The methodology, of a qualitative nature, is based on a
critical perspective to understand reality as multiple determinations and to go beyond the
immediate appearance. Thus, the questionnaire and the focus group were used as data construction
instruments and the Discourse Analysis (ORLANDI, 2020) as a data analysis technique. The
conclusions reveal that the investigated teaching authority goes beyond an individual construction
through the constitution of the teaching being, it comprises an educational authority of the
professionalization of the category of teachers that must be constructed through the clear definition
of the social function of the school, the purposes, and educational objectives and, consequently,
the definition of the role of teachers. These factors build the legitimacy of the educational action
of teachers and give them the legitimate power for the professional exercise of their work, as well
as the autonomy and authority necessary to be a teacher | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|