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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorMikado, Helena Martins-
dc.date.accessioned2023-07-12T19:53:19Z-
dc.date.available2023-07-12T19:53:19Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.citationMIKADO, Helena Martins. Autoridade docente: constituinte da profissionalidade e do desenvolvimento profissional. 2022. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46064-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema a autoridade docente como constituinte da profissionalidade e do desenvolvimento profissional, partindo da constituição do processo da autoridade docente na escola de ensino fundamental – anos iniciais. Apresenta como objetivo geral: analisar o processo da autoridade docente como componente da profissionalidade e objeto de ações do desenvolvimento profissional. Na fundamentação teórica da pesquisa encontram-se estudos sobre autoridade, autoritarismo, licenciosidade, educação para a autonomia, emancipação e práxis docente, a função social da escola e as finalidades educativas em autores como: Gramsci (1999, 2001), Freire (1994, 1996, 1997, 2009, 2013, 2021), Duarte (2013), Kitchen (2014), Libâneo (1994, 2014, 2019, 2020), Vázquez (2007), Azzi (2012), Freitas (2012), Frigotto (2008, 2012a, 2012b), Novoa (2017), Pimenta (2012) Paulo Netto (2011) entre outros. A metodologia, de natureza qualitativa, fundamenta-se na perspectiva crítica para compreender a realidade enquanto múltiplas determinações e ir além da aparência imediata. Destarte, utilizou-se como instrumentos de construção de dados o questionário e o grupo focal e como técnica de análise de dados a Análise de Discurso (ORLANDI, 2020). As conclusões revelam que a autoridade docente investigada vai além de uma construção individual por meio da constituição do ser docente, pois compreende uma autoridade educativa da profissionalização da categoria dos professores que deve ser construída por meio da clara definição da função social da escola, das finalidades e objetivos educativos e, consequentemente, da definição do papel dos professores. Esses fatores constroem a legitimidade da ação educativa dos professores e lhes conferem o poder legítimo para o exercício profissional de seu trabalho, bem como a autonomia e a autoridade necessárias ao ser docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAutoridade docente : constituinte da profissionalidade e do desenvolvimento profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAutoridade docentept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subject.keywordProfissionalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of the present study is the teaching authority as a constituent of professionalism and professional development starting from the constitution of the process of teaching authority in the elementary school – early years. Its general objective is to analyze the process of teaching authority as a component of professionalism and object of professional development actions. The foundation of this research is based on authors as Gramsci (1999, 2001), Freire (1994, 1996, 1997, 2009, 2013, 2021), Duarte (2013), Kitchen (2014), Libâneo (1994, 2014, 2019, 2020), Vázquez (2007), Azzi (2012), Freitas (2012), Frigotto (2008, 2012a, 2012b), Novoa (2017), Pimenta (2012) Paulo Netto (2011) among others to understand concepts like authority, authoritarianism, licentiousness, education for emancipation and autonomy, teaching praxis, the social function of the school and the educational purposes . The methodology, of a qualitative nature, is based on a critical perspective to understand reality as multiple determinations and to go beyond the immediate appearance. Thus, the questionnaire and the focus group were used as data construction instruments and the Discourse Analysis (ORLANDI, 2020) as a data analysis technique. The conclusions reveal that the investigated teaching authority goes beyond an individual construction through the constitution of the teaching being, it comprises an educational authority of the professionalization of the category of teachers that must be constructed through the clear definition of the social function of the school, the purposes, and educational objectives and, consequently, the definition of the role of teachers. These factors build the legitimacy of the educational action of teachers and give them the legitimate power for the professional exercise of their work, as well as the autonomy and authority necessary to be a teacherpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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