http://repositorio.unb.br/handle/10482/46087
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_ThaísFelizardoResende.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Criabrincos : o despertar do sensível na infância por meio do teatro, música, dança e brincadeiras no ensino não formal - CEU das Artes - Recanto das Emas – DF |
Autor(es): | Resende, Thais Felizardo |
Orientador(es): | Hartmann, Luciana |
Assunto: | Ensino não formal Vulnerabilidade social Práticas educacionais Afetividade |
Data de publicação: | 12-Jul-2023 |
Data de defesa: | 6-Out-2022 |
Referência: | RESENDE, Thais Felizardo. Criabrincos: o despertar do sensível na infância por meio do teatro, música, dança e brincadeiras no ensino não formal - CEU das Artes - Recanto das Emas – DF. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente texto analisa o papel da afetividade nas práticas educacionais no âmbito do ensino não formal de aprendizagem. Constituem o corpus de análise as atividades/oficinas ligadas às linguagens artísticas em especial às artes cênicas, ministradas por mim, entre 2018 e 2021, na instituição CEU das Artes/Estação Cidadania-Cultura do Recanto das Emas no Distrito Federal, que tem a função social de ofertar atividades de arte, esporte, lazer e cultura para a comunidade em vulnerabilidade social e/ou econômica. Narra a dialética do ofício apontando as dificuldades e as potencialidades do ensino presencial e remoto/híbrido realizado antes e durante a pandemia. A pesquisa é orientada metodologicamente pelos pressupostos da “pesquisa guiada pela prática” e “pesquisa-ação” e é pautada teoricamente por diálogos com Jorge Larrosa, Paulo Freire, bell hooks, Luciana Hartmann, entre outros pesquisadores da arte e educação. A finalidade foi refletir sobre os atravessamentos ocorridos neste contexto educacional, evidenciando a importância da escuta atenta/sensível através das experiências vividas e adquiridas durante a organização e reorganização do trabalho e suas particularidades, considerando o afeto, a troca e o amor, fortalecendo a conexão entre Arte, Vida e Educação. |
Abstract: | This text analyzes the role of affectivity in educational practices in the context of non-formal teaching of learning. The corpus of analysis is the activities/workshops linked to artistic languages, especially the performing arts, taught by me, between 2018 and 2021, at the institution CEU das Artes/Citizenship-Culture Station of Recanto das Emas in the Federal District, which has the function of offering art, sport, leisure and cultural activities to the community in social and/or economic vulnerability. It narrates the dialectic of the craft, pointing out the difficulties and potential of face-to-face and remote/hybrid teaching carried out before and during the pandemic. The research is methodologically guided by the assumptions of “research guided by practice” and “research-action” and is theoretically guided by dialogues with Jorge Larrosa, Paulo Freire, bell hooks, Luciana Hartmann, among other researchers in art and education. The purpose was to reflect on the crossings that occurred in this educational context, highlighting the importance of attentive/sensitive listening through the experiences lived and acquired during the organization and reorganization of work and its particularities, considering affection, exchange, and love, strengthening the connection between Art, Life and Education. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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