http://repositorio.unb.br/handle/10482/46090
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_AndrewCantanhêdeCardoso.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Gas engine oxyfuel combustion for combined heat and power applications |
Autor(es): | Cardoso, Andrew Cantanhede |
E-mail do autor: | andrewccardoso@gmail.com |
Orientador(es): | Veras, Carlos Alberto Gurgel |
Assunto: | Hidrocarbonetos - queima Motores de combustão interna Ciclo Otto Motores a gás Refuse Derived Fuels (RDF) |
Data de publicação: | 12-Jul-2023 |
Data de defesa: | 31-Out-2022 |
Referência: | CARDOSO, Andrew Cantanhede. Gas engine oxyfuel combustion for combined heat and power applications. 2022. 63 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A queima de hidrocarbonetos com oxigênio puro (oxyfuel combustion) remete ao processo de combustão no qual o comburente é, via de regra, uma mistura de oxigênio e CO2. A técnica permite implementar processos de captura e armazenagem de carbono. Assim, objetivos principais deste estudo foram avaliar a oxi-combustão aplicada em plantas de cogeração baseadas em motores a gás. Os motores empregam gás de pirólise de resíduos sólidos urbanos como combustível. O calor rejeitado pela planta de potência sustenta as reações de pirólise do substrato sólido. Para tal, foi desenvolvido um modelo matemático e numérico para analisar o desempenho termoeconômico da planta de cogeração. A presença de dióxido de carbono nos reagentes reduz a temperatura da mistura após a compressão em aproximadamente 200 K comparado à combustão convencional, permitindo o motor operar com elevadas taxas compressão, ampliando os limites da detonação. As predições numéricas indicaram eficiência térmica do motor, operando no modo oxyfuel, sempre superior a 42%, similar a queima do gás de pirólise com ar atmosférico. A temperatura de descarga do motor predita pelo modelo varia de 512 a 799 °C na oxicombustão comparada a 962 °C da queima com ar atmosférico, sendo adequada para sustentar as reações de degradação térmica do combustível derivado de resíduos, viabilizando a planta de cogeração. Uma planta CHP-CCS produzindo 200 MW de potência elétrica, a um custo aproximado de 510 milhões de dólares, possui tempo de período de retorno de investimento em menos de 5 anos, capturando cerca de 1.1 milhões de toneladas de CO2 por ano. |
Abstract: | The burning of hydrocarbons with pure oxygen – called oxyfuel combustion – refers to the process of combustion in which the oxidizer is, as a rule, a mixture of oxygen and CO2. This technique allows the implementation of carbon capture and storage processes. Thus, the main objectives of this study were to evaluate oxyfuel in cogeneration plants applied to gas engines. The engines use pyrolysis gases from municipal solid waste as fuel. Heat rejected by the power plant sustains the pyrolysis reactions of the solid substrate. To this end, a mathematical and numerical model were developed to analyze the thermoeconomic performance of the cogeneration plant. It was analyzed the influence of CO2 concentration in oxidizer on engine exhaust temperature. The presence of carbon dioxide in reactants lowers in-chamber temperature during compression and power strokes at around 200 K when compared to conventional air combustion, minimizing knock tendency and allowing engine operation at higher compression ratios. Numerical predictions pointed a consistent 42% engine’s thermal efficiency operating on oxyfuel mode, similar to RDF conventional air combustion. Engine’s exhaust temperature obtained from the model varies from 512 to 799 °C on oxyfuel modes compared to 962 °C when in Conventional Air Combustion. This temperature level is appropriate to sustain refuse-derived fuel thermal decay reactions, thus enabling the cogeneration plant. A simulated CHP-CCS powerplant producing 200 MW electric power output at an approximate cost of US$ 510 million has a payback period of less than 5 years, capturing about 1.1 million tons of CO2 per year. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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