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2022_RhaíssaSheriFreiredeSouzaRocha.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes-
dc.contributor.authorRocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza-
dc.date.accessioned2023-07-12T22:40:34Z-
dc.date.available2023-07-12T22:40:34Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.citationROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza. Conselho de classe em uma escola militarizada do Distrito Federal. 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46093-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil vivencia desde a década de 1990 o fenômeno de militarização de escolas públicas, cuja gestão é compartilhada ou transferida para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou Forças Armadas do Brasil. No Distrito Federal, o governo local propôs por meio do Decreto n.º 01 de 31 de janeiro de 2019, o programa de gestão compartilhada das escolas públicas com a Polícia Militar do Distrito Federal e que tende a se expandir com o Programa de Escolas Cívico Militares (Pecim) do Governo Federal, aprovado no mesmo ano. Esse programa tem gerado debates efervescentes por ser uma experiência recente e pela polêmica que envolve a militarização escolar, especialmente no que concerne à organização do trabalho pedagógico. Partiu-se do pressuposto que o conselho de classe, espaço-tempo de avaliação estudantil e do trabalho escolar, poderia ser influenciado com a militarização escolar. Assim, esta dissertação que integra o conjunto de produções científicas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico – Prodocência, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na Linha de Pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), teve como questão central de pesquisa: quais concepções e práticas de conselho de classe em uma escola militarizada do Distrito Federal? Como objetivo geral: analisar concepções e práticas de conselho de classe em uma escola militarizada do Distrito Federal. Como objetivos específicos: a) identificar como o conselho de classe é retratado em documentos oficiais; b) refletir sobre os sentidos constituídos por professores, gestor pedagógico, gestor disciplinar e estudantes acerca do conselho de classe em uma escola militarizada; e c) compreender o desenvolvimento do conselho de classe em uma escola militarizada. Com base nesses objetivos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso (YIN, 2015), que se desenvolveu na perspectiva crítico-dialética (CURY, 2000; PAULO NETTO, 2011). Para levantar os dados, foram utilizados instrumentos e procedimentos como: análise documental do Projeto Político-Pedagógico da escola (PPP) (SEEDF, 2019, 2021); observação de 85 horas de reuniões de pré-conselho e conselho de classe participativo; questionário para caracterização dos sujeitos entrevistados; entrevista semiestruturada com professores, coordenadora pedagógica e gestor disciplinar; e grupo de discussão com estudantes. Para contribuir com os pilares teóricos deste trabalho, utilizou-se de autores como Alves, Toschi e Ferreira (2018), Dalben (1995), Dias e Soares (2017), Fernandes (2009), Fernandes Silva, Veiga e Fernandes (2020), Freitas (1995), Freitas et al. (2009), Mendonça (2019, 2022), Paro (2000, 2015), Santos (2019), Veiga (1995, 2008) e Villas Boas (2017a, 2017b, 2017c) que embasaram a discussão acerca do conselho de classe, avaliação, organização do trabalho pedagógico e militarização escolar. Na leitura e organização dos dados para construir as categorias de análise, utilizou-se os núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2013). Pressupõe-se conselho de classe, colegiado integrante da gestão democrática, como um espaço-tempo que promove trabalho colaborativo, formação docente e reorganização do trabalho pedagógico da escola a partir da avaliação e implementação de seu Projeto PolíticoPedagógico. Em uma escola militarizada, o conselho de classe pode configurar como um espaço de resistência e se tornar uma ferramenta preponderante para o diálogo entre os segmentos que compõem a comunidade escolar. Os resultados da pesquisa indicaram que a participação das famílias e dos discentes não se efetiva, embora haja um movimento de busca por um lugar de fala por parte dos estudantes. Os professores esperam que a atuação militar seja mais efetiva, tendo em vista que o rigor com a disciplina ainda não alcançou suas expectativas com a chegada do Pecim. Ademais, para os militares, sua atuação na escola objetiva o distanciamento na relação professor-aluno como estratégia para a gestão da disciplina e sua avaliação disciplinar sobre os discentes influencia o resultado das avaliações que são realizadas no conselho de classe.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConselho de classe em uma escola militarizada do Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeClass council in a militarized school of the Federal Districtpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConselho de classept_BR
dc.subject.keywordMilitarização do ensinopt_BR
dc.subject.keywordMilitarização de escolaspt_BR
dc.subject.keywordConselho de classe - avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Since the 1990s, Brazil has experienced the phenomenon of militarization of public schools, whose management is shared or transferred to the Military Police, Fire Department, or Armed Forces of Brazil. In the Federal District, the local government proposed through Decree number 01 of January 31, 2019, the shared management program of public schools with the Military Police of the Federal District, which tends to expand with the federal government's Civic Military Schools Program, approved in the same year. This program has generated debates because it is a recent experience and because of the polemics surrounding school militarization, especially regarding the organization of pedagogical work. It was assumed that the class council, a space-time for student evaluation and school work, could be influenced by the militarization of the school. Thus, this dissertation, which integrates the set of scientific productions developed by the Group of Studies and Research on Teaching, Didactics, and Organization of Pedagogical Work - Prodocência, within the Postgraduate Program of the School of Education at the University of Brasilia, in the Research Line: Teaching Profession, Curriculum, and Evaluation, had as its central research question: what are the conceptions and practices of the class council in a militarized school in the Federal District? As a general objective: to analyze concepts and practices of the class council in a militarized school of the Federal District. The specific goals are: a) identify how the class council is portrayed in official documents; b) reflect on the meanings constituted by teachers, pedagogical managers, disciplinary managers, and students about the class council in a militarized school; and c) understand the development of the class council in a militarized school. Based on these objectives, a qualitative research approach was conducted of the Case Study type (YIN, 2015), which was developed following the critical-dialectical perspective (CURY, 2000; PAULO NETTO, 2011). To raise the data, were used instruments and procedures like: documentary analysis of the school's Political-Pedagogical Project (SEEDF, 2019, 2021); observation of 85 hours of pre-council and participatory class council meetings; questionnaire for characterization of the subjects interviewed; semi-structured interview with teachers, pedagogical coordinator, and disciplinary managers; and focus group with students. To contribute to the theoretical pillars of this work, authors such as Alves, Toschi and Ferreira (2018), Dalben (1995), Dias and Soares (2017), Fernandes (2009), Fernandes Silva, Veiga and Fernandes (2020) were used, Freitas (1995), Freitas et al. (2009), Mendonça (2019, 2022), Paro (2000, 2015), Santos (2019), Veiga (1995, 2008) and Villas Boas (2017a, 2017b, 2017c) that supported the discussion about the class council, evaluation , organization of pedagogical work and militarized schools. In reading and organizing the data to build the analysis categories, the meaning cores were used (AGUIAR; OZELLA, 2013). A class council is assumed, a collegiate member of democratic management, as a space-time that promotes collaborative work, teacher training and reorganization of the school's pedagogical work based on the evaluation and implementation of its Political-Pedagogical Project. In a militarized school, the class council can configure as a space of resistance and become a preponderant tool for dialogue between the segments that make up the school community. The research results indicated that the participation of families and students is not effective, although there is a search for a place of speech by students. The teachers hope that the military action will be more effective, bearing in mind that the rigor with the discipline has not yet reached their expectations with the arrival of Pecim. In addition, for the military, their work at school aims to apply distancing in the teacher-student relationship as a strategy for discipline management, and their disciplinary evaluation of students influences the result of evaluations that are carried out in the class council.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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