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Título: Percepções de professores e as diretrizes curriculares para o ensino de evolução na rede pública do Distrito Federal
Outros títulos: Teachers' perceptions and curriculum guidelines for evolution teaching in the public school of the Federal District
Autor(es): Freiria, Renata Turbay
Orientador(es): Diniz Rojas, Nilda Maria
Assunto: Ensino
Evolução biológica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de publicação: 13-Jul-2023
Referência: FREIRIA, Renata Turbay. Percepções de professores e as diretrizes curriculares para o ensino de evolução na rede pública do Distrito Federal. 2022. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Biologia Evolutiva é um tema reconhecido como eixo central para o entendimento da vida na pesquisa acadêmica, o que se reflete também na formação em Ciências na Educação Básica, a partir do previsto nos documentos norteadores do currículo. Essa centralidade, no entanto, não se reflete na prática do Ensino de Evolução, sendo frequentes as dificuldades e obstáculos vivenciados por professores no trabalho do tema em sala de aula. Esta pesquisa buscou identificar o perfil de 28 participantes, todos professores de Biologia da rede pública do DF, a partir de suas concepções e experiências no Ensino de Evolução Biológica (EB). Para tal, fundamentando-se em análise quali-quantitativa e utilizando Análise Textual Discursiva (ATD), adaptada ao distanciamento social em função da pandemia Covid 19, foram analisadas as respostas dos participantes coletadas via formulário online. O cenário em que os processos de ensino e aprendizagem em EB são construídos no DF é de dificuldades enfrentadas pelos professores, bem semelhante ao levantado no referencial teórico: com concepções enraizadas na Síntese Evolutiva, que não consideram aspectos mais recentes da pesquisa evolutiva e com frequência excluem temas como ecologia e saúde das abordagens a partir da EB, e práticas que ainda restringem essa abordagem ao final do ensino médio, de forma isolada e, frequentemente, dependente dos conteúdos de genética. Também foram verificadas potencialidades e dificuldades na nova estruturação do Ensino Médio a partir da BNCC para o trabalho com o tema, bem como o embate com concepções equivocadas, crenças religiosas e dificuldades conceituais por parte dos estudantes. Os dados foram utilizados para subsidiar propostas de material para formação continuada dos professores da rede pública do DF, para capacitação ao enfrentamento dos problemas.
Abstract: The Evolutionary Biology is known as a central theme at scientific researches for understanding life, which is reflected also on the science qualification in Secondary Education, taking in consideration the guiding documents of the curriculum.This central position, however, is not reflected at the actual practice of Evolution Education, being frequent the difficulties and obstacles lived by teachers when teaching the theme in the classrooms. This research sought to identify the profile of 28 participants, all teachers of biology in the public system of Federal District (DF), looking for their misconceptions and experiences in the education of Evolutionary Biology (EB).For that, based on an analysis both quantitative and qualitative and using “Análise Textual Discursiva” (ATD), adapted to the social distancing due to the pandemic, the answers collected from the participants were analyzed through an online survey.The scenario where the procedures of education and learning in EB are built for the group has its difficulties, which are very similar to the ones raised on the theoretical background: with conceptions rooted in the Synthetic Theory of Evoltion, which do not consider aspects more recent of the evolutionary research and frequently exclude themes like ecology and health in the EB based approaches.The habit of restricting the approach endure also in the end of high school, in an isolated way, and, frequently, dependent of genetic matters.It was also verified potentials and difficulties involving the new structure of high school from the curriculum (BNCC) for the work with the theme, as well as the conflict with misconceptions, religious beliefs and conceptual difficulties on the part of the students.The data were used to substantiate material proposals for the continued formation of public teachers, capacitating them to face the problems.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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