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dc.contributor.advisorZoghbi, Ana Carolina Pereira-
dc.contributor.authorMorales, João Ricardo-
dc.date.accessioned2023-07-13T22:16:27Z-
dc.date.available2023-07-13T22:16:27Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.date.submitted2022-11-29-
dc.identifier.citationMORALES, João Ricardo. A contrapartida do egresso: uma análise do relacionamento com os alumni e como eles podem contribuir para sua alma mater. 2022. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46112-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractUm cenário mundial de redução de investimento público na educação nos últimos anos vem fazendo com que as universidades voltem seus olhos para alternativas que possam compensar essa perda, sem comprometimento da qualidade do ensino. Enquanto no Brasil a aproximação das Instituições de Ensino Superior com seus egressos tem a preocupação com os possíveis resultados do SINAES e do ENADE e a consequente redução ou incremento de repasses federais decorrentes destas avaliações, o resto do mundo começa a seguir o centenário exemplo americano de relacionamento com seu Alumni, com vistas às oportunidades existentes. Ainda que os endowments funds sejam a principal forma americana de sustentar a qualidade de sua educação superior e o comprometimento dos ex-alunos com sua Alma Mater mantenha os saldos destes fundos na casa dos bilhões de dólares, existem outras formas dos Alumni colaborarem com suas instituições formadoras, e que poderiam ser implementadas nas universidades brasileiras. Esta dissertação busca investigar a importância do relacionamento das universidades com seus egressos. A revisão bibliográfica traz a importância do Alumni desde os primórdios da universidade americana até a metade do século XX. Uma bibliometria apresenta o estudo histórico científico sobre o relacionamento entre as universidades e seus Alumni em todo o mundo desde 1960 até hoje e a tendência das pesquisas atuais no assunto. Uma pesquisa sistemática no portal de periódicos CAPES traz estudos e experiências em todos os continentes sobre como aproveitar a colaboração dos exalunos com sua instituição formadora para conseguir um melhor resultado na educação, não necessariamente através da arrecadação de fundos. Um estudo dos portais de egressos nas mais bem classificadas universidades brasileiras faz uma comparação com as experiências nas melhores instituições americanas e no mundo, mostrando a diferença de importância dada ao tema entre elas. Por fim, baseado nas experiências colhidas através dos trabalhos estudados nesta dissertação, apresenta uma sugestão de “Trilha Básica” para o implemento e aproveitamento da relação do egresso com sua universidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA contrapartida do egresso : uma análise do relacionamento com os alumni e como eles podem contribuir para sua alma materpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordAlumnipt_BR
dc.description.abstract1A global scenario of reduced public investment in education in recent years has made universities turn their attention to alternatives that can compensate for this loss, without compromising the quality of education. While in Brazil the approximation of Higher Education Institutions with their graduates is linked to the concern with the possible reduction or increase of financial transfers resulting from national assessments on education, the rest of the world is beginning to follow the century-old American example of relationship with its Alumni targeting to existing opportunities. Even if endowments funds are the primary American way of sustaining the quality of their University and the Alumni commitment to their Alma Mater keeps the balances of these funds around billions of dollars, there are other ways for egress to collaborate with their institutions, and which could be implemented in Brazilian universities. This dissertation seeks to investigate the importance of the relationship between universities and their graduates. The bibliographic review brings the importance of Alumni from the beginnings of the American university to the midtwentieth century. A bibliometrics presents the historical scientific study of the relationship between universities and their former students around the world since 1960 and the trend of current research on the subject. A systematic search on the CAPES journal portal brings studies and experiences from all continents on how to take advantage of the collaboration of Alumni with their training institution to achieve a better result in education, not necessarily through fundraising. A study of Alumni portals in the best Brazilian universities makes a comparison with the experiences in the best institutions in the world, showing the difference in the importance given to the theme between them. Finally, based on the experiences collected through the works studied in this dissertation, it presents a suggestion of “Basic Track” for the implementation and use of the egress’ relationship with their university.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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