Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46132
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LetíciaMariaSoaresFerreira.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A musicalidade do sujeito na clínica psicanalítica
Autor(es): Ferreira, Letícia Maria Soares
Orientador(es): Chatelard, Daniela Scheinkman
Coorientador(es): Paravidini, João Luiz Leitão
Assunto: Musicalidade
Clínica psicanalítica
Voz
Fala
Data de publicação: 17-Jul-2023
Referência: FERREIRA, Letícia Maria Soares. A musicalidade do sujeito na clínica psicanalítica. 2022. 204 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Pretendo abordar neste trabalho a musicalidade do sujeito e sua importância na clínica psicanalítica. A origem musical precede o próprio sujeito como gozo absoluto e é essencial à sua constituição. Proponho como musicalidade o sonoro de sua origem que não é extinto ao se alcançar o mundo da linguagem, que sobrevive soante com seu caráter pulsional. Assim, a musicalidade da fala diz o que o significante não diz sobre o sujeito. Argumento que a posição, as formas de gozo e a dinâmica psíquica do sujeito podem ser abordadas pela singularidade sonora de sua voz, pela forma como se faz audível em seus atos sonoros. Sendo assim, para o analista a musicalidade deve ter enfoque essencial. Esta pesquisa procura refletir, então, como o sujeito pode ser tomado na clínica psicanalítica a partir de sua singularidade sonora, entre seu traço musical e suas dissonâncias. Parto de experiências analíticas e da construção de casos que me levaram ao que denominei de subversão musical clínica, suplência musical, acústica analítica, intervenção musical, dentre outras concepções. Rumo à dessubjetivação, proponho que a análise busca o desensurdecimento do sujeito à sua audível estranheza diante do real.
Abstract: In this work, I intend to address the musicality of the subject and its importance in the psychoanalytic clinic. Musical origin precedes the subject himself as absolute jouissance and is essential to his constitution. I argue that as musicality the sound of its origin that is not extinguished when reaching the world of language, which survives seamlessly with its instinctual drive character. Thus, the musicality of speech says what the signifier does not say about the subject. I believe that the subject's position, forms of jouissance and psychic dynamics can be approached by the sonorous singularity of his voice, by the way he makes himself audible in his sound acts. Therefore, for the analyst, musicality must have an essential focus. Hence, this research seeks to reflect on how the subject can be understood in the psychoanalytic clinic from his sonorous singularity, between his musical trait and his dissonances. First, I start from analytical experiences and the construction of cases that led me to what I called clinical musical subversion, musical supplement, analytical acoustics, musical intervention, among other conceptions. Towards the desubjectivation, I propose that the analysis seeks the process of non-deafening of the subject to his audible strangeness before the real.
Résumé: J’ai l’intention d’aborder dans ce travail la musicalité du sujet et son importance dans la clinique psychanalytique. L’origine musicale précède le propre sujet comme le jouissance absolue et est essentielle à sa constitution. Je propose comme musicalité, le sonore de son origine que n’est pas disparu à atteindre le monde du langage, qui survit accroche avec son caractère pulsionnel. Ainsi, la musicalité de la parole dit que le signifiant ne dit pas sur le sujet. J’argument que la position, les forms de jouissance et la dynamique psyché du sujet peuvent être abordés par la singularité sonore de sa voix, pour la forme comme se se fait audible dans ses actes sonores. Par conséquent, pour l’analyste la musicalité doit avoir l’approche essentielle. Cette recherche cherche réfletir d’ailleurs, comme le sujet peut être débordé dans la clinique psychanalytique à partir de sa singularité sonore entre son trait musical et ses dissonances. Je realise à partir des expériences analytiques et de la construction des cas que m’ont pris ce que j’ai appelé de subversion musical clinique, remplaçant musicale, acoustique analytique, intervention musicale, entre autres conceptions. Inclinée à desubjetivación, je propose que l’analyse cherche la capacité de laisser de rendre sourd du sujet à son audible étrangeté devant le réel.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Tese (doutorado ) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.