Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46158
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EduardoFernandesBatista.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillas Bôas, Rafael Litvin-
dc.contributor.authorBatista, Eduardo Fernandes-
dc.date.accessioned2023-07-20T20:23:17Z-
dc.date.available2023-07-20T20:23:17Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.date.submitted2022-06-24-
dc.identifier.citationBATISTA, Eduardo Fernandes. As Artes cênicas no Ensino Médio: estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB. 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46158-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar atividades pedagógicas no âmbito das Artes Cênicas, no ensino regular, que buscam aliar estudos teóricos e o desenvolvimento da prática artística, no segmento do Ensino Médio, em escola da rede privada, a partir de um currículo subordinado aos exames de ingresso em universidades públicas, em especial, o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília – PAS/UnB. A pesquisa busca apresentar o panorama escolar do Distrito Federal, afetado por propostas neoliberais para a educação, juntamente, com o avanço do conservadorismo e do autoritarismo que atingem a sociedade em diversos aspectos. Como resultado dessa pesquisa, busco encontrar e compartilhar estratégias pedagógicas voltadas ao estudo das obras propostas pelo PAS/UnB, com o intuito de proporcionar experiências e aprendizagem significativa para as/os estudantes e que sirvam também como forma de resistência e sobrevivência das Artes Cênicas no ambiente da escola privada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtividades pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Avaliação Seriada (PAS)pt_BR
dc.description.abstract1The goal of this research is to describe and analyze pedagogical activities in the field of Performing Arts, in regular education, which seeks to combine theoretical studies and the development of artistic practice, in a private high school segment, from a subordinated curriculum, to entrance exams in public universities, in particular, the Serial Assessment Program of the University of Brasília – PAS/UnB. The research aims to present the school landscape of the Federal District, affected by neoliberal proposals for education, together with the advance of conservatism and authoritarianism that affect society in several aspects. As a result of this research, I look to find and share pedagogical strategies aimed at studying the works proposed by PAS/UnB, with the aim of providing experiences and meaningful learning for students and that also serve as a form of resistance and survival of the Performing Arts in the private school environment.pt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación tiene como objetivo describir y analizar las actividades pedagógicas en el campo de las Artes Escénicas, en la educación regular, que buscan combinar los estudios teóricos y el desarrollo de la práctica artística, en el segmento de la Escuela Secundaria, en una escuela privada, a partir de un plan de estudios subordinado a los exámenes de ingreso en universidades públicas, en particular, el Programa de Evaluación Serial de la Universidad de Brasilia – PAS/UnB. La investigación busca presentar el panorama escolar del Distrito Federal, afectado por las propuestas neoliberales para la educación, junto al avance del conservadurismo y autoritarismo que afectan a la sociedad en varios aspectos. Como resultado de esta investigación, busco encontrar y compartir estrategias pedagógicas dirigidas al estudio de las obras propuestas por el PAS/UnB, con el objetivo de proporcionar experiencias y aprendizajes significativos para los estudiantes y que también sirvan como una forma de resistencia y supervivencia de Las Artes Escénicas en el ámbito de la escuela privada.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.