Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brasil Junior, Antônio Cesar Pinho | - |
dc.contributor.author | Barros, Bruna Renata Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T21:07:20Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T21:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Bruna Renata Cavalcante de. Transporte hidroviário interior na Amazônia: avaliação sobre governança e sustentabilidade. 2022. 219 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46161 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem por objetivo analisar como as interações entre Estado, usuários e demais
atores interessados, tendo presente as regras e estratégias de governança atuais, explicam
a falta de sustentabilidade do transporte hidroviário interior na Amazônia brasileira. Para
isso, utilizaram-se as seguintes estratégias metodológicas: construir uma taxonomia das
questões ambientais e socioeconômicas presentes na literatura científica; investigar os
efeitos das interações entre mecanismos de governança e execução do orçamento público
na contratação de projetos de infraestrutura de transporte hidroviário; aplicar a estrutura
Institutional Analysis and Development (IAD) para compreender como as configurações
institucionais poderiam facilitar a sustentabilidade no sistema de hidrovias da Amazônia
brasileira e sistematizar percepções dos diferentes atores interessados no transporte
hidroviário interior (THI), a fim de descobrir quais são os entraves e o que podem ser os
facilitadores para o desenvolvimento de hidrovias na Amazônia, usando como estudo de
caso o rio Tocantins. O THI sustentável é aquele no qual o aumento da carga se alia à
redução de custos ambientais e econômicos na construção e na operação, ao mesmo
tempo em que é resiliente às mudanças climáticas e promove a equidade social. A
comparação entre orçamentos e investimentos hidroviários rejeitou a noção de que a
insuficiência orçamentária seja um grande obstáculo. Em vez disso, ao longo de sete anos,
o DNIT deixou de investir 111% de um orçamento anual médio. A aplicação da estrutura
IAD evidenciou que é necessário consolidar as interações entre atores governamentais e
não governamentais para que a tomada de decisão seja eficiente. Pela primeira vez, foi
utilizado o método Q para avaliar o THI, o que permitiu encontrar quatro perspectivas
diferentes sobre a sustentabilidade desse modo de transporte. O principal ponto de
divergência são aspectos socioambientais da obra do Pedral do Lourenço, no rio
Tocantins, Sudeste do Pará. Vantagens ambientais sobre outros modos ainda não são
argumentos para aumentar o uso de hidrovias no Brasil: a principal motivação são as
vantagens econômicas. Além disso, a comunicação e a integração entre diferentes atores
são desafios. Um novo arranjo de governança seria necessário para incorporar visões de
movimentos sociais e populações afetadas no processo de tomada de decisão. Propõe-se
recriar as arenas de discussão para aumentar a participação popular no processo decisório
e democratizar benefícios sociais, ambientais e econômicos das hidrovias da Amazônia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transporte hidroviário interior na Amazônia : avaliação sobre governança e sustentabilidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte hidroviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazônia - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orçamento público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto estrutural | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to analyze how interactions between the State, users and other interested
actors in the face of current governance rules and strategies explain the lack of
sustainability of Inland Waterway Transport in the Brazilian Amazon. For this, the
following strategies were used: building a taxonomy of environmental and socioeconomic
issues present in the scientific literature; investigating the effects of interactions between
governance mechanisms and public budget execution in managing waterway transport
infrastructure projects in Brazil; applying the Institutional Analysis and Development
(IAD) framework to understand how institutional configurations could facilitate
sustainability in the Brazilian Amazon waterway system and systematizing perceptions
of the different actors interested in IWT, in order to discover what are the obstacles and
the facilitators for waterway development in the Amazon, using the Tocantins River as a
case study. Sustainable IWT the one in which freight increase meets lower environmental
and economic costs in waterway developing works and operations, while being resilient
to climate change and promoting social equity. The comparison between budgets and
waterway investments rejected the notion that budgetary insufficiency is a major obstacle.
Instead, over seven years, DNIT failed to invest 111% of an average annual budget. The
application of the IAD structure showed the necessity to consolidate interactions between
state and non-state actors so that decision-making is efficient. For the first time in the
literature, the Q-method was applied to identify social perspectives on THI sustainability
issues. The main point of divergence is the socio-environmental aspects related to the
Pedral do Lourenço. Environmental advantages over other modes of transport are not
strong arguments to increase waterway use in Brazil: lower costs are the main driver.
Furthermore, communication and integration between different actors is a challenge. A
new governance arrangement would be necessary to incorporate the views of social
movements and affected populations in the decision-making process. This thesis proposes
to recreate discussion arenas to increase participation in the decision-making process to
democratize social, environmental and economic benefits from Amazon waterways. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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