Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, José Fernando | - |
dc.contributor.author | Melo, Thais Antonoff de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T19:28:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T19:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Thais Antonoff de. Borboleteando pela arte: uma experiência interdisciplinar. 2022. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46177 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente a maioria dos estudantes de Ensino Fundamental Anos Iniciais da
Secretaria de Educação do DF não possui professor/a específico de Arte. A partir
desse problema, a pesquisa tem como objetivo geral a ressignificação das
práticas pedagógicas em Arte dos/das pedagogos/as de Anos Iniciais do Ensino
Fundamental da SEEDF e, como objetivos específicos, a investigação dessas
práticas na instituição e a oportunização de uma experiência interdisciplinar e
significativa a partir da Arte na Escola Classe 413 Sul. Para isso, fez-se uma
revisão bibliográfica sobre os conceitos da arte-educação na infância,
polivalência, experiência e interdisciplinaridade, a partir do olhar de autores
como Bernadete Zagonel, Ana Mae Barbosa, Marina Machado, John Dewey e
Ivani Fazenda. Além disso, foi aplicado um formulário de perguntas
semiestruturadas a 51 professoras de 29 Escolas Classes do Distrito Federal.
Para a parte prática da pesquisa, a metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação,
com a teoria de Michel Thiollent, pela qual foi criado um grupo de trabalho com
cinco professoras. Deu-se início ao projeto Borboleteando pela Arte, que foi
realizado ao longo do ano de 2021, na Escola Classe 413 Sul, com apresentação
das diversas linguagens da Arte aos estudantes dos três primeiros anos do
ensino fundamental. Ao final do projeto, um espetáculo cênico-musical foi
produzido com a participação de todas as turmas participantes do projeto. Como
resultado da pesquisa, percebeu-se que existe uma lacuna no ensino de Arte
para os estudantes de ensino fundamental da SEEDF e que é necessário que a
disciplina seja ofertada por professores da área. Na realidade em que foi feito o
projeto Borboleteando pela Arte, foi possível efetivar uma experiência
interdisciplinar, servindo de incentivo para que o projeto tenha continuidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Borboleteando pela arte : uma experiência interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polivalência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Currently, most students of Elementary School Early Years of the DF Department
of Education do not have a specific art teacher. Based on this problem, the
research has as its general objective the re-signification of pedagogical practices
in Art of the pedagogues of the Early Years of Elementary School at SEEDF and
as specific objectives, the investigation of these practices in the institution and
the opportunity of an interdisciplinary and significant experience from Art at
Escola Classe 413 Sul. For this, a bibliographic review was carried out on the
concepts of art education in childhood, versatility, experience and
interdisciplinarity, from the point of view of authors such as Bernadete Zagonel,
Ana Mae Barbosa, Marina Machado, John Dewey and Ivani Fazenda. In addition,
a semi-structured question form was applied to 51 teachers from 29 Escolas
Classes in the Federal District. For the practical part of the research, the
methodology used was Action Research, with the theory of Michel Thiollent, for
which a working group with five teachers was created. The Borboleteando pela
Arte project began, which was carried out throughout 2021, at Escola Classe 413
Sul, with the presentation of the various languages of Art to students in the first
three years of elementary school. At the end of the project, a scenic-musical show
was produced with the participation of all the groups participating in the project.
As a result of the research, it was noticed that there is a gap in the teaching of
Art for SEEDF elementary school students and that it is necessary for the
discipline to be offered by professors of the area. In the reality in which the
Borboleteando pela Arte project was carried out, it was possible to carry out an
interdisciplinary experience, serving as an incentive for the project to continue. | pt_BR |
dc.contributor.email | thaisantonoff@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|