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2022_AlanaSouzaLúz.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
dc.contributor.authorLuz, Alana Souza-
dc.date.accessioned2023-07-26T17:35:58Z-
dc.date.available2023-07-26T17:35:58Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.date.submitted2023-12-12-
dc.identifier.citationLUZ, Alana Souza. A caixa escolar do ensino primário nas páginas do Correio Braziliense (Brasília, 1960-1971). 2022. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46199-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando as novas tendências historiográficas e a utilização do jornal diário Correio Braziliense, como uma importante fonte histórica para a educação do Distrito Federal, é que emerge o seguinte objeto de pesquisa: a configuração da caixa escolar do ensino primário no recém-criado sistema de ensino do Distrito Federal entre os anos de 1960 a 1971. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar o funcionamento (contexto de emergência, financiamento e usos) da caixa escolar em Brasília, entre os anos de 1960 a 1971, isto é, da inauguração do sistema educacional até a promulgação da reforma de ensino por meio da Lei nº 5692, no ensino primário da nova capital. A pesquisa historiográfica foi desenvolvida a partir da busca de palavras chaves no jornal diário para a identificação e posterior classificação das notícias que abordaram de alguma forma as caixas escolares no sistema de ensino brasiliense. A metodologia compreendeu o acesso aos exemplares no Correio Braziliense através da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A investigação demonstrou que a caixa escolar foi naturalizada no cotidiano das escolas do ensino primário de Brasília. Através das notícias pode-se traçar a emergência, diversos tipos de financiamento e usos que foram feitos através dessa prática escolar. A conclusão indica que a caixa escolar foi utilizada para auxiliar os órgãos públicos responsáveis no custeio dos alunos pobres dentro do novo sistema de ensino da capital. Mas não só eles, os prédios também foram beneficiados pela caixa, assim como a compra de diversos materiais e o oferecimento de lanche para todo o alunado, nesse contexto emerge o conceito de materialidade que será empregado nessa dissertação como uma ferramenta analítica. Será apresentado, como produto técnico da pesquisa, um minicurso sobre a caixa escolar direcionado as professoras e professores da rede pública do DF, com o objetivo de difundir as descobertas sobre a historiografia da educação local. Dois conceitos são fundamentais para as discussões que seguirão: o de representação e o de práticas, ambos de Roger Chartier (2002).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA caixa escolar do ensino primário nas páginas do Correio Braziliense (Brasília, 1960-1971)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCaixa escolarpt_BR
dc.subject.keywordCorreio Braziliensept_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino primáriopt_BR
dc.description.abstract1Considering the historiographical trends and the daily newspaper Correio Braziliense as an important historical source for education in the Federal District, the following research object emerges: the 1960 to 1971 configuration of the school fund Caixa Escolar in the then-existing newly created elementary teaching system of the Distrito Federal. The aim of this work is to analyze the functioning (emergency context, financing and uses) of the Caixa Escolar in Brasília, between 1960 and 1971, that is, from the inauguration of the educational system to the enactment of the education reform through of Law nº 5692, in elementary education in the new capital. The historiographical research was developed from the keywords search in the daily newspaper for identification and further classification of the news that somehow approached the school fund in the elementary education system of Distrito Federal. The methodology included the access of copies in the Correio Brazilense through the Digital Newspaper Library of the National Library of Rio de Janeiro. The investigation showed that the Caixa Escolar was naturalized in the daily life of primary schools in Brasília. Through the news it is possible to trace the emergency, different types of funding and uses that were made through this school practice. The conclusion indicates that the school fund was used to help public agencies responsible for funding poor students within the new education system in the capital. But not only, but the buildings were also benefited by the Caixa Escolar, as well as the purchase of many materials and the offer of snacks for all the students, in this context emerges the concept of materiality that will be used in this dissertation as an analytical tool.As a technical product of the research, a mini course on the Caixa Escolar is presented, directed towards teachers of the public education network of Distrito Federal, to disseminate the findings on the historiography of local education. Two concepts are fundamental for the following discussions: that of collective representation and social practices, by Roger Chartier (2002).pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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