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Título: Vivências docentes reeducativas transformadoras : o educandário Humberto de Campos
Autor(es): Marques Filho, Edson Cesar
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Educação
Educação transformadora
Reeducação
Data de publicação: 26-Jul-2023
Referência: MARQUES FILHO, Edson Cesar. Vivências docentes reeducativas transformadoras: o educandário Humberto de Campos. 2022. 243 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nessa investigação defendemos que era necessário educadores experienciarem diferentes maneiras de realizar a educação, em uma perspectiva transformadora, a fim de que por meio de um processo reeducativo surgisse o novo em suas práticas e ocorresse uma transformação no meio educativo. Para tanto, investigamos as vivências de sete educadores do Educandário Humberto de Campos (EHC) durante pouco mais de quatro anos. Os educadores passaram por um Intercâmbio Transformador onde visitaram escolas ditas transformadoras em diversos pontos do Brasil e participaram de um efervescente processo reeducativo no EHC. Utilizamos suas falas em diversas entrevistas e rodas escolares gravadas e transcritas, bem como os relatos escritos pelos educadores, incluindo um livro proveniente dessas experiências do Intercâmbio (COSTA et al., 2020). Nossa investigação utilizou a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, onde conceituamos, entre outros aspectos, o que é vivência, a educação, o ato de educar e a educação transformadora. A pesquisa expandiu teoricamente o que chamamos de reeducação nesse contexto docente. Enfim, sintetizamos, entre outras descobertas junto aos educandos do EHC, a presença intensa do trabalho desses docentes com valores, no cultivo à autonomia, no cuidado com suas emoções, na consideração de suas individualidades, entre outros aspectos. Ao fim, pudemos observar que o processo em direção a uma educação transformadora ocorria pujantemente no EHC sob diversas óticas.
Abstract: In this investigation, we argue that it was necessary for educators to experience different ways of carrying out education, in a transformative perspective, so that, through a reeducational process, something new emerges in their practices and a transformation occurs in the educational environment. For that, we investigated the experiences of seven educators from Educandário Humberto de Campos (EHC) for a little over four years. The educators went through a Transforming Exchange where they visited so-called transforming schools in different parts of Brazil and participated in an effervescent reeducation process at the EHC. We used their speeches in several recorded and transcribed interviews and school circles, as well as the reports written by the educators, including a book from these Exchange experiences (COSTA et al., 2020). Our investigation used Vigotski's Historical-Cultural Theory, where we conceptualized, among other aspects, what is experience, education, the act of educating and transforming education. The research theoretically expanded what we call reeducation in this teaching context. Finally, we synthesize, among other discoveries with EHC students, the intense presence of these teachers' work with values, in the cultivation of autonomy, in the care of their emotions, in the consideration of their individualities, among other aspects. In the end, we were able to observe that the process towards a transforming education took place vigorously in the EHC from different perspectives.
Resumen: En esta investigación argumentamos que era necesario que los educadores experimentaran diferentes formas de hacer educación, en una perspectiva transformadora, para que, a través de un proceso reeducativo, emerja lo nuevo en sus prácticas y se produzca una transformación en el entorno educativo. Para eso, investigamos las experiencias de siete educadores del Educandário Humberto de Campos (EHC) durante poco más de cuatro años. Los educadores pasaron por un Intercambio Transformador donde visitaron las llamadas escuelas transformadoras en diferentes partes de Brasil y participaron de un proceso reeducativo efervescente en el EHC. Utilizamos sus discursos en varias entrevistas grabadas y transcritas y círculos escolares, así como los informes escritos por los educadores, incluido un libro de estas experiencias de intercambio (COSTA et al., 2020). Nuestra investigación utilizó la Teoría Histórico-Cultural de Vigotski, donde conceptualizamos, entre otros aspectos, qué es la experiencia, la educación, el acto de educar y la educación transformadora. La investigación amplió teóricamente lo que llamamos reeducación en este contexto de enseñanza. Finalmente, sintetizamos, entre otros descubrimientos con estudiantes del EHC, la intensa presencia del trabajo de estos docentes con los valores, en el cultivo de la autonomía, en el cuidado de sus emociones, en la consideración de sus individualidades, entre otros aspectos. Al final, pudimos observar que el proceso hacia una educación transformadora se dio con fuerza en el EHC desde diferentes perspectivas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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