DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Bergamo, Edvaldo Aparecido | - |
dc.contributor.author | Laice, Nilza Gomes de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T21:26:37Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T21:26:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | LAICE, Nilza Gomes de Oliveira. A narrativa de Lília Momplé: a figuração feminina no contexto histórico moçambicano da colonização e descolonização. 2022. 279 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46202 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese realiza o exame crítico da narrativa produzida pela escritora moçambicana
Lília Momplé (1935), por meio dos subsídios trazidos pelos estudos feministas
(interseccionalidade) e pelas teorias decoloniais (colonialidade e decolonialidade), de modo a
perceber como é elaborada a representação da mulher na obra da referida autora, tendo em
conta a história mais recente de Moçambique. Em face disso, foram eleitos como corpus
literário os seguintes contos: “Ninguém matou Suhura”, “Caniço”, “Stress”, “Um canto para
morrer”, “O sonho de Alima”, “Era uma outra guerra”, “Aconteceu em Saua-Saua”, “Os olhos
da cobra verde”, “Uma bala para Sharmilla”, “Xirove”, bem como o único romance de
Momplé publicado até aqui, Neighbours. As narrativas refletem o período colonial e póscolonial do referido país africano. Tal produção literária espelha a violência colonial, a luta
armada de libertação nacional, o sofrimento humano resultante das frequentes guerras em solo
pátrio, somados à importante contribuição das mulheres na conquista da liberdade e
independência colonial, a distopia após a independência, a crise de habitação e de
letramentos, a descolonização de gêneros, o patriarcado, entre outros aspectos. A hipótese
desta tese é de que se tratam de narrativas empenhadas em compreender a realidade nacional
moçambicana, especialmente a da mulher. Nesse viés, a literatura se coloca como uma práxis
sócio-político-cultural, que permite perceber e vislumbrar os desvãos da história cotidiana e as
possibilidades de resistência e de transformação do status quo, no intuito de desnaturalizar o
mito da mulher frágil, simples auxiliadora do homem e cuidadora do lar em contexto africano
urbano e/ou rural, em vista de um ordenamento secular de manutenção do silenciamento e da
negação de uma historicidade feminina relevante no continente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A narrativa de Lília Momplé : a figuração feminina no contexto histórico moçambicano da colonização e descolonização | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura moçambicana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moçambique - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Momplé, Lília Maria Clara Carrière, 1935- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis presents a critical examination of the narrative created by the Mozambican writer
Lília Momplé (1935), through the concepts brought by feminist studies (intersectionality) and
by decolonial theories (coloniality and decoloniality), in order to understand how the
representation of women in the work of the aforementioned author is carried out, taking into
account the recent history of Mozambique. In this light, the following short stories were
chosen as the literary corpus: “Ninguém matou Suhura”, “Caniço”, “Stress”, “Um canto para
morrer”, “O sonho de Alima”, “Era uma outra guerra”, “Aconteceu em Saua-Saua”, “Os olhos
da cobra verde”, “Uma bala para Sharmilla”, “Xirove”, as well as Momplé’s only novel
published so far, Neighbours. The narratives reflect the colonial and post-colonial period of
that African country. Such literary creation reflects colonial violence, the armed struggle for
national liberation, the human suffering resulting from the frequent wars on national soil,
added to the important contribution of women in the conquest of colonial freedom and
independence, the dystopia after independence, the housing and literacy crises, and the
decolonization of genres, patriarchy, among other aspects. The hypothesis of this thesis is that
these are narratives committed to understanding the Mozambican national reality, especially
that of women. In that respect, literature is placed as a socio-political-cultural praxis, which
allows us to perceive and envision the nooks of everyday history and the possibilities of
resistance and transformation of the status quo, in order to denaturalize the myth of the fragile
woman, a simple help of the man and caretaker of the home in an urban and/or rural African
context. Such myth has served a secular order of the maintenance of the silencing and denial
of a relevant female historicity on the continent. | pt_BR |
dc.contributor.email | nilza.laice@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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