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2022_CleytonBarbosaAguiar.pdf1,88 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorAguiar, Cleyton Barbosa-
dc.date.accessioned2023-08-10T23:35:03Z-
dc.date.available2023-08-10T23:35:03Z-
dc.date.issued2023-08-10-
dc.date.submitted2022-12-12-
dc.identifier.citationAGUIAR, Cleyton Barbosa. Matriz curricular por competências da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União: análise, concepção e produção. 2022. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46274-
dc.descriptionDissertação (mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação é uma visão panorâmica do que foi produzido no Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP), relacionado também à um projeto com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum) e a Universidade de Brasília (UnB) no qual se buscou investigar os aspectos que sustentam uma matriz curricular por competências e, que se adequassem ao contexto da Enajum, considerando a dinâmica curricular, os aspectos formativos da instituição e, se necessário fosse, propor uma matriz curricular por competências que estejam em consonância com essas condicionantes. O principal referencial teórico que sustentou a concepção de competência utilizada foi composto pelos autores Zabala; Arnau (2014); Le Boterf (2003); Fleury; Fleury (2001); Lima, Souza; Araújo (2015), Souza; e Biella (2010); enquanto para o estudo da lógica curricular foram utilizados os trabalhos de Jonnaert et al. (2010); Silva (1999), Sacristán (2011); Rasco (2011); Silva, (2020); e Franco, (2012). Na metodologia, ancorou-se em Gamboa (2007) para a definição da abordagem crítico-dialética por meio de uma visão qualitativa exposta por Creswell (2010) e na estratégia de pesquisa da pesquisa-ação proposta por Thiollent (1986), seguindo algumas etapas como: definição de objetivos coletivos, natureza problemática da pesquisa, construção do seminário, campo de observação, processo de coleta de dados, aprendizagem coletiva e entre outras. A produção da matriz curricular evidenciou alguns pontos que já estavam sinalizados na estratégia da pesquisa-ação e os resultados obtidos em um primeiro momento foi uma matriz curricular tecnicista com base no perfil profissiográfico construído, mas que posteriormente foi reformulada ganhando aspectos mais críticos. Dos resultados obtidos pode se enfatizar a necessidade de um maior esclarecimento conceitual sobre a ideia de currículo no campo pedagógico para com a equipe escolar e um melhor esclarecimento dos objetivos para a construção da matriz curricular. A pesquisa chegou à construção desta estrutura com base em competências generalizantes que substancia a construção dos futuros projetos formativos da instituição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMatriz curricular por competências da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União : análise, concepção e produçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscola de magistraturapt_BR
dc.subject.keywordMatriz curricularpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.description.abstract1This dissertation is a panoramic view of what has been produced in the Postgraduate Programme in Education - Master's Degree in Education - Professional Mode (PPGEMP), also related to a project with the National School for Training and Improvement of Magistrates of the Union Military Justice (Enajum) and the University of Brasilia (UnB), in which the aim was to investigate the aspects that underpin a competence-based curriculum matrix. This research aimed to investigate the aspects that support a competence-based curricular matrix and, if necessary, to propose a curricular matrix by competences that are in line with these conditions. The main theoretical reference that supported the concept of competence used was composed of the authors Zabala; Arnau (2014); Le Boterf (2003); Fleury; Fleury (2001); Lima, Souza; Araújo (2015), Souza; and Biella (2010); while for the study of the curricular logic were used the works of Jonnaert et al. (2010); Silva (1999), Sacristán (2011); Rasco (2011); Silva, (2020); and Franco, (2012). In the methodology, it was anchored in Gamboa (2007) for the definition of the critical-dialectical approach through a qualitative view exposed by Creswell (2010) and in the research strategy of action research proposed by Thiollent (1986), following some steps such as: definition of collective objectives, problematic nature of the research, construction of the seminar, observation field, data collection process, collective learning and others. The production of the curricular matrix highlighted some points that were already signaled in the research-action strategy and the results obtained at first was a technicist curricular matrix based on the profissiographic profile built, but that was later reformulated gaining more critical aspects. From the results obtained, one can emphasize the need for a greater conceptual clarification of the idea of curriculum in the pedagogical field for the school team and a better clarification of the objectives for the construction of the curriculum matrix. The research arrived at the construction of this structure based on generalizing competences that substantiate the construction of future formative projects of the institution.pt_BR
dc.contributor.emailcleytonbarbosaaguiar@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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