DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Cleyton Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T23:35:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T23:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Cleyton Barbosa. Matriz curricular por competências da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União: análise, concepção e produção. 2022. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46274 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação é uma visão panorâmica do que foi produzido no Programa de
Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação – Modalidade Profissional
(PPGEMP), relacionado também à um projeto com a Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum) e a
Universidade de Brasília (UnB) no qual se buscou investigar os aspectos que
sustentam uma matriz curricular por competências e, que se adequassem ao contexto
da Enajum, considerando a dinâmica curricular, os aspectos formativos da instituição
e, se necessário fosse, propor uma matriz curricular por competências que estejam
em consonância com essas condicionantes. O principal referencial teórico que
sustentou a concepção de competência utilizada foi composto pelos autores Zabala;
Arnau (2014); Le Boterf (2003); Fleury; Fleury (2001); Lima, Souza; Araújo (2015),
Souza; e Biella (2010); enquanto para o estudo da lógica curricular foram utilizados os
trabalhos de Jonnaert et al. (2010); Silva (1999), Sacristán (2011); Rasco (2011); Silva,
(2020); e Franco, (2012). Na metodologia, ancorou-se em Gamboa (2007) para a
definição da abordagem crítico-dialética por meio de uma visão qualitativa exposta por
Creswell (2010) e na estratégia de pesquisa da pesquisa-ação proposta por Thiollent
(1986), seguindo algumas etapas como: definição de objetivos coletivos, natureza
problemática da pesquisa, construção do seminário, campo de observação, processo
de coleta de dados, aprendizagem coletiva e entre outras. A produção da matriz
curricular evidenciou alguns pontos que já estavam sinalizados na estratégia da
pesquisa-ação e os resultados obtidos em um primeiro momento foi uma matriz
curricular tecnicista com base no perfil profissiográfico construído, mas que
posteriormente foi reformulada ganhando aspectos mais críticos. Dos resultados
obtidos pode se enfatizar a necessidade de um maior esclarecimento conceitual sobre
a ideia de currículo no campo pedagógico para com a equipe escolar e um melhor
esclarecimento dos objetivos para a construção da matriz curricular. A pesquisa
chegou à construção desta estrutura com base em competências generalizantes que
substancia a construção dos futuros projetos formativos da instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Matriz curricular por competências da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União : análise, concepção e produção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola de magistratura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matriz curricular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is a panoramic view of what has been produced in the Postgraduate
Programme in Education - Master's Degree in Education - Professional Mode
(PPGEMP), also related to a project with the National School for Training and
Improvement of Magistrates of the Union Military Justice (Enajum) and the University
of Brasilia (UnB), in which the aim was to investigate the aspects that underpin a
competence-based curriculum matrix. This research aimed to investigate the aspects
that support a competence-based curricular matrix and, if necessary, to propose a
curricular matrix by competences that are in line with these conditions. The main
theoretical reference that supported the concept of competence used was composed
of the authors Zabala; Arnau (2014); Le Boterf (2003); Fleury; Fleury (2001); Lima,
Souza; Araújo (2015), Souza; and Biella (2010); while for the study of the curricular
logic were used the works of Jonnaert et al. (2010); Silva (1999), Sacristán (2011);
Rasco (2011); Silva, (2020); and Franco, (2012). In the methodology, it was anchored
in Gamboa (2007) for the definition of the critical-dialectical approach through a
qualitative view exposed by Creswell (2010) and in the research strategy of action
research proposed by Thiollent (1986), following some steps such as: definition of
collective objectives, problematic nature of the research, construction of the seminar,
observation field, data collection process, collective learning and others. The
production of the curricular matrix highlighted some points that were already signaled
in the research-action strategy and the results obtained at first was a technicist
curricular matrix based on the profissiographic profile built, but that was later
reformulated gaining more critical aspects. From the results obtained, one can
emphasize the need for a greater conceptual clarification of the idea of curriculum in
the pedagogical field for the school team and a better clarification of the objectives for
the construction of the curriculum matrix. The research arrived at the construction of
this structure based on generalizing competences that substantiate the construction of
future formative projects of the institution. | pt_BR |
dc.contributor.email | cleytonbarbosaaguiar@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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