Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46278
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Daniel Correia de-
dc.contributor.authorRossetti, Eduardo Pierrotti-
dc.date.accessioned2023-08-11T14:16:48Z-
dc.date.available2023-08-11T14:16:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBRITO, Daniel Correia de; ROSSETTI, Eduardo Pierrotti. Desenhos de Oscar Niemeyer para a Pampulha: precisão, distorção e supressão. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, n. 7, São Carlos, 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPARQ, 2022. v.3. p. 547-558. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1rKVGXUgunh6XanVPjdA2ZWv7XRCAF9bI/view.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46278-
dc.description.abstractO artigo aborda o desenho de Oscar Niemeyer, tomando como objeto de estudo os desenhos publicados para o Conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, projetado e construído entre 1940 e 1943. A partir dos conjuntos gráficos dos desenhos registrados na historiografia da arquitetura moderna, incluindo revistas e livros, é possível estabelecer um panorama histórico para especular sobre a relação do arquiteto com o desenho. Este conjunto de desenhos possibilita refletir sobre os procedimentos de desenhar e a representação projetual de Oscar Niemeyer, consolidados por estes desenhos da Pampulha, exaustivamente desenhados ao longo de mais de 70 anos, em que ele opera com precisão, distorção e supressão de elementos gráficos. Assim, este artigo resultante de pesquisas de mestrado estabelece uma nova abordagem historiográfica que toma o desenho e sua representação como um fator documental para novas narrativas sobre um conjunto arquitetônico fundamental da arquitetura brasileira e sobre as estratégias de Oscar Niemeyer desenhar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANPARQpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenhos de Oscar Niemeyer para a Pampulha : precisão, distorção e supressãopt_BR
dc.title.alternativeOscar Niemeyer's drawings for Pampulha : precision, distortion and suppressionpt_BR
dc.title.alternativeLos dibujos de oscar niemeyer para Pampulha : precisión, distorsión y supresiónpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordNiemeyer, Oscar, 1907-2012pt_BR
dc.subject.keywordConjunto arquitetônico da Pampulhapt_BR
dc.subject.keywordDesenho arquitetônicopt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://drive.google.com/file/d/1rKVGXUgunh6XanVPjdA2ZWv7XRCAF9bI/viewpt_BR
dc.description.abstract1The article approaches Oscar Niemeyer's design, taking as an object of study the designs published for the Pampulha Architectural Complex, in Belo Horizonte, designed and built between 1940 and 1943. including magazines and books, it is possible to establish a historical panorama to speculate on the architect's relationship with design. This set of drawings makes it possible to reflect on Oscar Niemeyer's drawing procedures and design representation, consolidated by these Pampulha drawings, exhaustively drawn over more than 70 years, in which he operates with precision, distortion and suppression of graphic elements. Thus, this article, resulting from master's research, establishes a new historiographical approach that takes drawing and its representation as a documentary factor for new narratives about a fundamental architectural ensemble of Brazilian architecture and about Oscar Niemeyer's strategies to design.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo aborda el diseño de Oscar Niemeyer, tomando como objeto de estudio los diseños publicados para el Conjunto Arquitectónico Pampulha, en Belo Horizonte, proyectado y construido entre 1940 y 1943. Entre revistas y libros, es posible establecer un panorama histórico para especular La relación del arquitecto con el diseño. Este conjunto de dibujos permite reflexionar sobre los procedimientos de dibujo y representación del diseño de Oscar Niemeyer, consolidados por estos dibujos de Pampulha, dibujados exhaustivamente a lo largo de más de 70 años, en los que opera con precisión, distorsión y supresión de elementos gráficos. Así, este artículo, resultante de una investigación de maestría, establece un nuevo enfoque historiográfico que toma el dibujo y su representación como factor documental para nuevas narrativas sobre un conjunto arquitectónico fundamental de la arquitectura brasileña y sobre las estrategias de diseño de Oscar Niemeyer.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.