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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46279
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnchieta, Daniel Gutenberg Eloi-
dc.date.accessioned2023-08-11T15:21:26Z-
dc.date.available2023-08-11T15:21:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationANCHIETA, Daniel Gutenberg Eloi. A ideologia na arquitetura utópica: exodus de Rem Koolhaas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, n. 7, São Carlos, 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPARQ, 2022. v.3. p. 853-863. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1rKVGXUgunh6XanVPjdA2ZWv7XRCAF9bI/view.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46279-
dc.description.abstractA arquitetura é ideológica? Essa é pergunta inicial deste trabalho que busca entender se as concepções ideológicas, estéticas, políticas, entre outras, de um autor podem estar presentes na sua produção, e se presentes como essa presença estaria traduzida na matéria no artefato cultural. Primeiro, busca-se entender como a arquitetura pode ser entendida como cultural e reflexo de seu contexto, não podendo estar alheia ao seu entorno, mas sendo influenciada diretamente e indiretamente, mesmo que conscientemente ou inconscientemente aqueles que a projetaram. Então, uma vez entendido como arquitetura é produto do seu contexto, se faz uma análise da ligação de como a utopia com a arquitetura, além de se buscar entender como essa utopia arquitetônica funciona como plataforma onde esses aspectos culturais e ideológicos podem estar mais exacerbados, visto que ela é uma idealização de uma cultura. Tendo estabelecido essas noções, o trabalho busca entender como essas noções são traduzidas para o projeto da arquitetura, sendo ele apenas discurso, ou concretizado materialmente, propõe-se utilizar da teoria da iconografia e a iconologia para auxiliar a análise dos tipos e símbolos na arquitetura, buscando compreender os significados latentes no produto da arquitetura. Como estudo de caso para tal argumentação, busca-se analisar alguns elementos presentes na proposta utópica de Rem Koolhaas e de seus colegas chamada de ”Exodus: ou os prisioneiros voluntários da arquitetura” tendo como intuito entender algumas alegorias e críticas que podem estar por trás das escolhas dessa proposta, e assim pensar como um estudo que entenda as questões por trás da produção arquitetônica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANPARQpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA ideologia na arquitetura utópica : exodus de Rem Koolhaaspt_BR
dc.title.alternativeIdeology in utopian architecture : Rem Koolhaas’ exoduspt_BR
dc.title.alternativeIdeología en la arquitectura Uuópica : el éxodo de Rem Koolhaaspt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordUtopiaspt_BR
dc.subject.keywordIdeologiaspt_BR
dc.subject.keywordKoolhaas, Rempt_BR
dc.subject.keywordArquiteturapt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://drive.google.com/file/d/1rKVGXUgunh6XanVPjdA2ZWv7XRCAF9bI/viewpt_BR
dc.description.abstract1Is architecture ideological? This is the initial question of this work that seeks to understand whether the ideological, aesthetic, political conceptions, among others, of an author can be present in his production, and if present how this presence would be translated in the matter in the cultural artifact. First, it seeks to understand how architecture can be understood as cultural and as a reflection of its context, not being able to be alien to its surroundings, but being influenced directly and indirectly, even if consciously or unconsciously, those who designed it. So, once architecture is understood as a product of its context, an analysis is made of the connection between utopia and architecture, in addition to seeking to understand how this architectural utopia works as a platform where these cultural and ideological aspects can be more exacerbated, since it is an idealization of a culture. Having established these notions, the work seeks to understand how these notions are translated to the architectural project, whether it is just discourse, or materially concretized, it is proposed to use the theory of iconography and iconology to help the analysis of types and symbols in architecture, seeking to understand the latent meanings in the architectural product. As a case study for such an argument, we seek to analyze some elements present in the utopian proposal of Rem Koolhaas and his colleagues called "Exodus: or the voluntary prisoners of architecture" in order to understand some allegories and criticisms that may be behind of the choices of this proposal, and thus to think about how a study that understands the issues behind architectural production can help to have a deeper understanding of the product of architecture.pt_BR
dc.description.abstract2¿La arquitectura es ideológica? Esta es la pregunta inicial de este trabajo que busca comprender si las concepciones ideológicas, estéticas, políticas, entre otras, de un autor pueden estar presentes en su producción, y de estar presentes cómo se traduciría esta presencia en la materia en el artefacto cultural. . En primer lugar, busca comprender cómo la arquitectura puede ser entendida como cultural y como reflejo de su contexto, no pudiendo ser ajena a su entorno, sino siendo influenciada directa e indirectamente, as sea consciente o inconscientemente, por quienes la diseñaron. Entonces, una vez entendida la arquitectura como producto de su contexto, se hace un análisis de la conexión entre utopía y arquitectura, además de buscar entender cómo esta utopía arquitectónica funciona como una plataforma donde estos aspectos culturales e ideológicos pueden ser más exacerbados. ya que es una idealización de una cultura. Habiendo establecido estas nociones, el trabajo busca comprender cómo estas nociones se traducen al proyecto arquitectónico, ya sea solo discursivo, o materialmente concretado, se propone utilizar la teoría de la iconografía y la iconología para ayudar al análisis de tipos y símbolos en arquitectura, buscando comprender los significados latentes en el producto arquitectónico. Como estudio de caso para tal argumento, buscamos analizar algunos elementos presentes en la propuesta utópica de Rem Koolhaas y sus colegas denominada “Éxodo: o los prisioneros voluntarios de la arquitectura” con el fin de comprender algunas alegorías y críticas que pueden estar detrás de las opciones de esta propuesta, y así pensar cómo un estudio que comprenda los problemas detrás de la producción arquitectónica puede ayudar a tener una comprensión más profunda del producto de la arquitectura.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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