Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Carolina de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T18:31:11Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T18:31:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ana Carolina de Castro. Ensino do sinal grave em contextos de aprendizagem linguística ativa e de ensino tradicional: um estudo exploratório comparativo sobre compreensão, grau de certeza e hesitação. 2022. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46284 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino tradicional de gramática tem recebido diversas críticas de linguistas ao longo do
tempo (cf. Leão, Denise Maria Maciel, 1999; Silva, 2001; Franchi, 2006 entre muitos
outros). Nesse sentido, vários pesquisadores têm-se empenhado na busca por teorias e
abordagens capazes de superar as contradições postas pelos métodos mais tradicionais,
tais como Perini (1986), Lobato (2015[2003]), Franchi (2006), Foltran (2013), Maia
(2019). Nessa perspectiva, Pilati (2017, 2018, 2020) propõe a Metodologia da
Aprendizagem Linguística Ativa, uma abordagem que leva em consideração três
princípios basilares: (i) valorização do conhecimento prévio do estudante, incluindo os
saberes linguísticos inatos derivados da Faculdade da Linguagem; (ii) busca pelo
desenvolvimento do conhecimento profundo sobre a organização dos sistemas
linguísticos; e (iii) incentivo à aprendizagem ativa e estímulo à consciência
metacognitiva. Analisando a situação pelo ponto de vista empírico, diversos estudos
recentes concluem que a contribuição da Metodologia Linguística Ativa para o ensino de
língua materna é bastante expressiva e alcança melhores resultados de
ensino-aprendizagem quando comparada com métodos tradicionais. Não obstante essa
avaliação empírica positiva, com o objetivo de investigar experimentalmente quais são os
impactos do uso de uma abordagem baseada no ensino tradicional e outra com base nos
princípios da Aprendizagem Linguística Ativa, formulou-se no âmbito desta pesquisa de
mestrado o protocolo experimental para monitoração e avaliação de processos
instrucionais – Previa (Pilati, Lourenço-Gomes e Castro, 2022). O objetivo principal
deste estudo com o protocolo Previa é verificar se a estratégia instrucional utilizada
influencia o processo de aprendizagem e a tomada de decisões do aluno sobre fenômenos
gramaticais. A comparação que se faz no domínio desta pesquisa se deu entre os efeitos
de aprendizagem de fenômenos gramaticais obtidos por meio de métodos instrucionais
distintos. Os resultados que serão apresentados e discutidos neste trabalho foram obtidos
em um estudo exploratório, sobre o ensino do uso do sinal grave – um fenômeno de
acentuação motivado por questões morfossintáticas e fonológicas, típico da escrita culta,
tal como em Chegamos à praia . A amostra do estudo foi composta por 48 estudantes do
Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal, que foram divididos em três grupos: o
primeiro recebeu instrução em vídeo de 10 minutos com estratégias didáticas orientadas
pela abordagem de Aprendizagem Tradicional (Grupo GAT); o segundo pela abordagem
de Aprendizagem Linguística Ativa (Grupo GAA); e o terceiro grupo, de controle (GC),
assistiu a um vídeo genérico sobre leitura e interpretação de textos. O desempenho dos
estudantes foi aferido em um procedimento do tipo pré-teste e pós-teste e os
questionários foram implementados através da Internet em uma plataforma desenhada
especialmente para estudos linguísticos e psicolinguísticos (Lourenço-Gomes, 2018).
Nesta pesquisa, encontraram-se resultados preliminares positivos em relação à
Aprendizagem Linguística Ativa, além de questões relevantes a serem analisadas e
respondidas em trabalhos futuros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino do sinal grave em contextos de aprendizagem linguística ativa e de ensino tradicional : um estudo exploratório comparativo sobre compreensão, grau de certeza e hesitação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégia didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Maia, Marcus | - |
dc.description.abstract1 | Traditional grammar teaching has been criticized by linguists over time (cf. Leão,
Denise Maria Maciel, 1999; Silva, 2001; Franchi, 2006). In this sense, several
researchers have been engaged in the search for theories and approaches capable of
overcoming the contradictions posed by traditional methods, such as Perini (1986),
Lobato (2015[2003]), Franchi (2006), Foltran (2013) , Maia (2019) and Chomsky &
Gallego (2020). From this perspective, Pilati (2017, 2018, 2020) proposes the Active
Linguistic Learning Methodology, an approach that takes into account three basic
principles: (i) appreciation of the student's prior knowledge, including the innate
linguistic knowledge derived from the Faculty of Language; (ii) search for the
development of in-depth knowledge about the organization of linguistic systems; and
(iii) encouraging active learning and stimulating metacognitive awareness. Analyzing
the situation from an empirical point of view, several recent studies conclude that the
contribution of the Active Linguistic Methodology is quite expressive and achieves
better teaching-learning results when compared to traditional methods. Despite this
positive empirical evaluation, with the aim of experimentally investigating the impacts
of using one or another approach, was formulated in this research the experimental
protocol for monitoring and evaluating instructional processes – Previa (Pilati,
Lourenço-Gomes and Castro, 2022). The main objective of this study with the Previa
protocol is to verify if the instructional strategy used influences the learning process and
the student's decision making about grammatical phenomena. The comparison made in
the domain of this research was made between the effects of understanding grammatical
phenomena obtained through different instructional methods: traditional grammar
instruction and Active Linguistic Learning. The results that will be presented and
discussed in this tesis were obtained in an exploratory study, on the teaching of the use
of the grave sign - an accentuation phenomenon motivated by morphosyntactic and
phonological issues, typical of writing, such as in Chegamos à praia . The sample
consisted of 48 high school students from public schools in the Federal District, divided
into three groups (Control Group, Active Learning Group and Traditional Learning
Group). Each group was submitted to different methodological strategies, using a
pretest-posttest control-group design. The questionnaires were implemented in a
web-based tool designed especially for linguistic and psycholinguistic studies
(Lourenço-Gomes, 2018). The preliminary results obtained indicate that the explicit
instruction promoted by Active Linguistic Learning seems to favor student learning, in
addition to raising relevant questions to be analyzed and answered in future works. | pt_BR |
dc.contributor.email | anacarolina2602@outlook.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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