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dc.contributor.advisorBiato, Emília Carvalho Leitão-
dc.contributor.authorSouza, Maria Regina Costa de-
dc.date.accessioned2023-08-12T00:48:34Z-
dc.date.available2023-08-12T00:48:34Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de Ensino Médio nasceu em meio a questionamentos fomentados acerca do ensino de inglês nas escolas públicas – que, frequentemente, é tido como ineficaz. Observando essa realidade, no presente trabalho discute-se o uso de jogos como maneira de pensar essa aprendizagem enxergando o jogar como estratégia de ensino e, também, como dinâmica das línguas nesse percurso. Para isso, propõe-se a utilização do método otobiográfico como forma de pesquisar e trabalhar e, conjuntamente, acopla as Oficinas de Transcriação á essa pesquisa como meio de escuta de vivências de docentes de Inglês do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, Distrito Federal. Com a otobiografia, me coloco como ouvinte das vivências; com as Oficinas de Transcriação, abro caminhos para a artistagem e para a produção de novos sentidos através dos escritos. Dessa forma, chegou-se a percepção de que os docentes, aos estarem em posição de artistadores, pesquisadores e criadores de suas artes em conjunto com seus estudantes, geraram impacto positivo e relevante no processo de aprender inglês. Isso sendo possível por meio de movimentações em seus pensamentos acerca de como os jogos podem ser usados na tarefa de educar – movimentações essas geradas a partir de palavras de Darcy Ribeiro, entrevista de Rubem Alves, vídeo de Fernando Tsukumo, produção de jogos e escritos e escutas sobre a experiência jogar em sala de aula. Em conclusão, a aproximação com conceitos nietzschianos e derridianos aponta para a possibilidade de promover contribuições e mostrar caminhos para o campo da educação por meio do jogo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordOficinas de aprendizagempt_BR
dc.description.abstract1The class and the game in teaching English: listening to the experiences of high school teachers was born amid questions about the teaching of English in public schools – which is often considered ineffective. Observing this reality, the present work discusses the use of games as a way of thinking about this learning, seeing playing as a teaching strategy and also as a dynamic of languages in this journey. For this, it is proposed the use of the otobiográfico method as a way of researching and working and, jointly, couples the Oficinas de Transcriação to this research as a means of listening to the experiences of English teachers at Centro de Ensino Médio 01 in Sobradinho, Distrito Federal. With the otobiografia, I place myself as a listener of the experiences; with the Oficinas de Transcriação, we open paths for artistry and for the production of new meanings through writing. Thus, it was reached the perception that the teachers, being in the position of artists, researchers and creators of their arts together with their students, generated a positive and relevant impact on the process of learning English. This is possible through movements in their thoughts about how games can be used in the task of educating – movements generated from the words of Darcy Ribeiro, an interview by Rubem Alves, a video by Fernando Tsukumo, production of games and writings and listening about the experience of playing in the classroom. In conclusion, the approximation with Nietzschian and Derridian concepts points to the possibility of promoting contributions and showing paths to the field of education through the game.pt_BR
dc.contributor.emailmariaregina2111@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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