Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
dc.contributor.author | Souza, Maria Regina Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-12T00:48:34Z | - |
dc.date.available | 2023-08-12T00:48:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de
Ensino Médio nasceu em meio a questionamentos fomentados acerca do ensino de inglês
nas escolas públicas – que, frequentemente, é tido como ineficaz. Observando essa
realidade, no presente trabalho discute-se o uso de jogos como maneira de pensar essa
aprendizagem enxergando o jogar como estratégia de ensino e, também, como dinâmica
das línguas nesse percurso. Para isso, propõe-se a utilização do método otobiográfico
como forma de pesquisar e trabalhar e, conjuntamente, acopla as Oficinas de Transcriação
á essa pesquisa como meio de escuta de vivências de docentes de Inglês do Centro de
Ensino Médio 01 de Sobradinho, Distrito Federal. Com a otobiografia, me coloco como
ouvinte das vivências; com as Oficinas de Transcriação, abro caminhos para a artistagem
e para a produção de novos sentidos através dos escritos. Dessa forma, chegou-se a
percepção de que os docentes, aos estarem em posição de artistadores, pesquisadores e
criadores de suas artes em conjunto com seus estudantes, geraram impacto positivo e
relevante no processo de aprender inglês. Isso sendo possível por meio de movimentações
em seus pensamentos acerca de como os jogos podem ser usados na tarefa de educar –
movimentações essas geradas a partir de palavras de Darcy Ribeiro, entrevista de Rubem
Alves, vídeo de Fernando Tsukumo, produção de jogos e escritos e escutas sobre a
experiência jogar em sala de aula. Em conclusão, a aproximação com conceitos
nietzschianos e derridianos aponta para a possibilidade de promover contribuições e
mostrar caminhos para o campo da educação por meio do jogo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficinas de aprendizagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The class and the game in teaching English: listening to the experiences of high school
teachers was born amid questions about the teaching of English in public schools – which
is often considered ineffective. Observing this reality, the present work discusses the use
of games as a way of thinking about this learning, seeing playing as a teaching strategy
and also as a dynamic of languages in this journey. For this, it is proposed the use of the
otobiográfico method as a way of researching and working and, jointly, couples the
Oficinas de Transcriação to this research as a means of listening to the experiences of
English teachers at Centro de Ensino Médio 01 in Sobradinho, Distrito Federal. With the
otobiografia, I place myself as a listener of the experiences; with the Oficinas de
Transcriação, we open paths for artistry and for the production of new meanings through
writing. Thus, it was reached the perception that the teachers, being in the position of
artists, researchers and creators of their arts together with their students, generated a
positive and relevant impact on the process of learning English. This is possible through
movements in their thoughts about how games can be used in the task of educating –
movements generated from the words of Darcy Ribeiro, an interview by Rubem Alves, a
video by Fernando Tsukumo, production of games and writings and listening about the
experience of playing in the classroom. In conclusion, the approximation with
Nietzschian and Derridian concepts points to the possibility of promoting contributions
and showing paths to the field of education through the game. | pt_BR |
dc.contributor.email | mariaregina2111@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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