Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Alice Melo | - |
dc.contributor.author | Marcovich, Cândida Ivi | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-12T01:30:22Z | - |
dc.date.available | 2023-08-12T01:30:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.citation | MARCOVICH, Cândida Ivi. A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46291 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo de como a metodologia Aprendizagem Baseada em
Design pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia de estudantes
do Ensino Médio de uma Instituição de Ensino da Rede Pública do Distrito Federal. A questão
problematizadora é como manter o interesse e o engajamento dos estudantes, assim o
objetivo é analisar como a metodologia pode contribuir no ensino de Biologia por meio de
criação e aplicação de jogos digitais sobre vírus e fungos utilizando uma abordagem
investigativa. Os jogos foram divididos em três fases e o diferencial foi um feedback explicativo
para cada alternativa de cada questão, onde o estudante assimila de forma lúdica o assunto
de uma forma bem próxima a sua realidade. Os jogos foram apresentados no formato
formulários Google e foram aplicados duas vezes com temas diferentes. Os resultados das
duas aplicações foram parecidos e os jogos parecem ter influenciado positivamente os
estudantes, o feedback explicativo foi apontado como a principal ferramenta para melhorar o
entendimento e em geral, os estudantes acharam divertido e motivador. Por intermédio dos
dados obtidos nesta pesquisa, é possível reconhecer que os estudantes conseguiram uma
maior motivação na realização de atividades relacionadas ao conteúdo de vírus e fungos, por
estar em formato de jogo. Aponta-se a relevância desse estudo, pois abordagem metodológica
se encaixa perfeitamente no Novo Ensino Médio, podendo compor os Itinerários Formativos,
Disciplinas Eletivas e atividades baseadas em metodologias ativas, facilitando o engajamento
e protagonismo dos estudantes no ensino de Biologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto | pt_BR |
dc.title.alternative | The influence of digital game on the investigative approach to the teaching of Biology in remote high school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Gati, Christiano Del Cantoni | - |
dc.description.abstract1 | This study intends to analyze how the Design-Based Research methodology can
contribute to the biology teaching-learning process of high school students from a
Public Education Institution, in the Federal District. The problematizing question is how
to maintain the interest and engagement of students, so the objective is to analyze how
the methodology can contribute to the teaching of Biology through the creation and
application of digital games about viruses and fungi using an investigative approach.
The games were divided into three phases and the differential was an explanatory
feedback for each alternative in each question, where the student assimilates the
subject playfully in a manner that is very close to their reality. The games were
presented in Google forms format and were applied twice with different themes. The
results of the two applications were similar and the games seem to have positively
influenced the students, the explanatory feedback was pointed out as the main tool to
improve understanding and, in general, the students found it fun and motivating.
Through the data obtained in this research, it is possible to recognize that the students
achieved greater motivation in carrying out activities related to the content of viruses
and fungi, due to the game format. The relevance of this study lies in the
methodological approach that fits perfectly in the New High School, being able to
compose the Training Itineraries, Elective Subjects, and activities based on active
methodologies, facilitating the engagement and protagonism of students in the
teaching of Biology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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