Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46293
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoãoPedroPasqualetoCoutinho.pdf10,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPianto, Maria Eduarda Tannuri-
dc.contributor.authorCoutinho, João Pedro Pasqualeto-
dc.date.accessioned2023-08-12T02:09:40Z-
dc.date.available2023-08-12T02:09:40Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.date.submitted2022-12-02-
dc.identifier.citationCOUTINHO, João Pedro Pasqualeto. O efeito da qualidade do ensino superior na inserção e salários futuros no mercado de trabalho formal do Brasil. 2022. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46293-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO efeito da qualidade da instituição de ensino superior nos salários e inserção no mercado de trabalho é um objeto de estudo recorrente na literatura de economia do trabalho. Esta dissertação de mestrado se propõe a responder à pergunta: qual o impacto da qualidade do ensino superior nos salários e inserção dos indivíduos no mercado de trabalho formal brasileiro? Para isso, utilizo a base de dados do ENADE para o triênio de 2004-2006 em conjunto com os dados da RAIS para os anos de 2010 e 2015. Com elas, é possível não só classificar os cursos de acordo com a qualidade avaliada pelo INEP, como também ter acesso a diversas características socioeconômicas, salários, horas trabalhadas, área de trabalho e posição ocupada no mercado de trabalho. Com esses parâmetros principais, utilizo o mecanismo de identificação de causalidade Propensity Score Matching. Minhas estimativas indicam que há um efeito positivo na qualidade dos empregos daqueles que frequentam instituições de ensino superior com nota máxima no ENADE, com maiores salários futuros, porém não há impacto na empregabilidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO efeito da qualidade do ensino superior na inserção e salários futuros no mercado de trabalho formal do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superior - qualidadept_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalho - inclusãopt_BR
dc.subject.keywordPropensity Score Matchingpt_BR
dc.description.abstract1Estimates of the effect of college quality in future wages are a recurring object of study in labor economics. This master’s dissertation proposes to answer the following question: what is the impact of undergraduate education quality in participation and wages in the formal job market in Brazil. To do so, I use the identified database of ENADE for the 2004-2006 triennium along with the RAIS database for 2010 and 2015. With them, it is possible not only to classify the courses according to the INEP classification, but also have access to several socioeconomic characteristics, hours in the job, occupation, and wages. With these main parameters, I use the causality identification method of Propensity Score Matching. My estimates show that there is a positive effect in future wages in the Brazilian formal job market of those who attend the best rated higher education institutions, but not in employability.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.