Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46303
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FelipeFerreiradePaulaPessoa.pdf7,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trovar e reinar : o papel político das cantigas galego-portuguesas (Portugal, séc. XIII e XIV)
Autor(es): Pessoa, Felipe Ferreira de Paula
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Política medieval
Cantigas galego-portuguesas
Portugal - história
Data de publicação: 14-Ago-2023
Referência: PESSOA, Felipe Ferreira de Paula. Trovar e reinar: o papel político das cantigas galego-portuguesas (Portugal, séc. XIII e XIV). 2022. 211 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: D. Dinis (1261 – 1325) foi o sexto rei de Portugal. A historiografia, de forma geral, apresenta seu reinado como exemplo de eficácia política, na medida em que, nessa época, terse-iam implementado medidas para “centralizar” o poder. Contudo, D. Dinis foi também trovador, legando à posteridade os mais famosos cancioneiros da lírica galego-portuguesa. Este papel foi pouco explorado sob o viés político, tendo sido, muitas vezes, considerado apenas como aspecto que agregava a um monarca – já competente – outras qualidades, como as de ser culto e sábio. Relativamente a tais capacidades, esta tese se propõe a analisá-las em uma perspectiva política, chegando mesmo a avaliar a hipótese de que o rei tenha governado também por meio das cantigas e de que o ato de trovar faria parte, naquele contexto, do processo de instituição da monarquia. As fontes documentais que permitem desenvolver a tese são as três grandes coletas manuscritas que guardam a totalidade das cantigas: O Cancioneiro da Ajuda, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Vaticana. Também se fez necessário analisar os dois pergaminhos que contêm as melodias profanas galego-portuguesas: os pergaminhos Vindel e Sharrer. O primeiro traz sete cantigas de amigo de Martim Codax, e, o segundo, sete cantigas de amor do rei D. Dinis. Além destes, estudaram-se as dezesseis iluminuras do Cancioneiro da Ajuda, representando trovadores e jograis em situação de performance. Em termos teóricos, entendemos a performance como uma realização discursiva, um “ato de fala”, pelo qual a monarquia e a aristocracia atuam politicamente. A poesia lírica articula uma gramática jurídica e social, fundamentada nos valores dos vínculos de serviço e benefício que modelam a sociedade portuguesa daquele período. Tal perspectiva teórica permitiu interpretar a documentação de maneira distinta daquela que costuma privilegiar “evidências” que ressaltam atos e medidas régias que apontariam para características de tipo centralistas e monopolistas do poder. Procurou-se mostrar que, a partir de pressupostos teóricos e metodologias menos anacrônicos é possível construir um objeto de estudo mais complexo e contrastado. O modelo corporativo, nesse sentido, mostrou-se mais operativo que o dito “centralista”, permitindo, por exemplo, reconhecer que D. Dinis também “dizia justiça” por meio das cantigas. Sob este entendimento, as cantigas são expressão de uma política pluralista, do ponto de vista jurídico. As cantigas, em performance, atuam neste cenário político e o rei, ao trovar, também reina.
Abstract: D. Dinis (1261 - 1325) was the sixth king of Portugal. Historiography, in general, presents his reign as an example of political efficiency, to the extent that, at that time, measures were implemented to "centralize" power. However, D. Dinis was also a troubadour, bequeathing to posterity the most famous Galician-Portuguese lyric songs. This role was little explored from a political point of view and was often considered only as an aspect that added to an already competent monarch other qualities, such as being cultured and wise. In relation to these capacities, this thesis proposes to analyze them in a political perspective, even evaluating the hypothesis that the king has governed also through songs and that the act of chant would be part, in that context, of the process of establishment of the monarchy. The documentary sources that allow us to develop this thesis are the three manuscript collections that contain all the songs: the Cancioneiro da Ajuda, the National Library of Portugal, and the Vatican. It was also necessary to analyze the two scrolls that contain the Galician-Portuguese profane melodies: the Vindel and Sharrer scrolls. The first one brings seven cantigas de amigo of Martim Codax, and the second one, seven cantigas de amor of King Dinis. Besides these, we studied the sixteen illuminations from the Cancioneiro da Ajuda, representing minstrels and players in a performance situation. In theoretical terms, we understand performance as a discursive realization, a "speech act", by which the monarchy and the aristocracy act politically. Lyric poetry articulates a legal and social grammar, grounded in the values of the bonds of service and benefit that shaped Portuguese society of that period. This theoretical perspective allowed us to interpret the documentation in a different way from that which usually privileges "evidence" that highlights royal acts and measures that point to centralist and monopolistic characteristics of power. We tried to show that, based on less anachronistic theoretical assumptions and methodologies, it is possible to build a more complex and contrasted object of study. The corporative model, in this sense, proved to be more operative than the so-called "centralist" one, allowing, for instance, to recognize that D. Dinis also "spoke justice" through the songs. Under this understanding, the cantigas are an expression of a pluralist politics, from the juridical point of view. The songs, in performance, act in this political scenario, and the king, by minstrelsy, also reigns.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.