Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Silviene Fabiana de | - |
dc.contributor.author | Araujo, Gilberto Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T17:33:07Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T17:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-31 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Gilberto Lima. O ensino de conceitos básicos da Genética: uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46381 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de biologia é de suma importância para a construção de um sujeito crítico e
com potencialidades para compreender a si, os outros e o meio ambiente em que vive. Durante
toda a história da educação, problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem foram
observad os, no entanto, com o advento da tecnologia, principalmente no atual momento de
descoberta e familiarização desses novos recursos, vislumbramos um novo desafio. Diante
disso, a metodologia investigativa surge como alternativa que demonstra resultados concretos,
já que o papel de protagonista da construção do conhecimento que sai da figura do professor e
volta-se para o aluno, onde com o uso de suas próprias hipóteses e com a utilização de
ferramentas pedagógicas propiciará seu próprio ensino e aprendizado. Neste trabalho, foi
desenvolvida sequência didática investigativa (SDI) utilizando recursos multimídia,
especificamente a Realidade Aumentada (RA) aliados a aulas práticas com o intuito de
maximizar o interesse e a motivação dos alunos pelos conteúdos de genética e melhorar a
compreensão dos conceitos abstratos intrínsecos à genética. Para avaliar se SDI apresentou
resultado satisfatório no aumento do entusiasmo, compreensão e, com isso, o aprendizado
científico, ela foi aplicada a um grupo de alunos de 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual
Delfino Oclécio Machado (CEDOM) Luziânia – GO e os resultados comparados com um grupo
controle, que trabalhou o mesmo conteúdo utilizando metodologia tradicional. Além disso,
buscou-se a possibilidade de mensurar e comparar o aprendizado com metodologias ativas e
sua aplicação em avaliações externas seletivas e objetivas. Os resultados da avaliação de
motivação e percepção de aprendizagem, realizado via questionários respondido pelos próprios
alunos individualmente, demonstraram que os alunos se motivaram igualmente e positivamente
durante a aplicação das duas metodologias, com certa tendência para a metodologia expositiva.
Porém, os participantes da sequência com metodologia ativa apresentaram melhor desempenho
com relação ao número de acertos das avaliações objetivas de conteúdo em comparação com
os da metodologia expositiva. A análise do comportamento de acerto e erro com relação aos
descritores e distratores mostraram certa tendência a maior compreensão dos conteúdos pelos
alunos expostos à metodologia ativa. Em conclusão, a sequência didática ativa aqui
desenvolvida mostrou-se motivadora e gerou um aprendizado superior à metodologia
tradicional considerando a aplicação do conhecimento em concursos com questões objetivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ribeiro, Alice Melo | - |
dc.description.abstract1 | The teaching of biology is important for the construction of a critical subject with the
potential to understand one another, others, and the environment in which they live. Throughout
the history of education, problems related to the teaching-learning process were observed,
however, with the advent of technology, especially in the current moment of discovery and
familiarization of these novel resources, we envision a new challenge. Therefore, the
investigative methodology is proposed as an alternative that demonstrates concrete results,
since the role of protagonist of the construction of knowledge comes out of the figure of the
teacher and turns to the student, where through experimentation of his own hypotheses and
theses, in addition to the use of pedagogical tools, the student provides his own teaching and
learning. In this work, an investigative didactic sequence was developed using multimedia
resources combined with practical classes to maximize students' interest and motivation for
genetic content and improve the understanding of abstract concepts intrinsic to genetics. To
evaluate whether this sequence presented a satisfactory result in increasing enthusiasm,
understanding and, with this, scientific learning, it was applied to a group of Senior high school
students (Delfino State College Oclécio Machado - CEDOM, Luziânia - GO) and the results
compared with a control group, who worked the same content using traditional methodology.
In addition, we sought the possibility of measuring and comparing learning with active
methodologies and their application in selective and objective external evaluations. The results
of the evaluation of motivation and perception of learning, conducted through questionnaires
answered by the students themselves individually, showed that the students were motivated
equally and positively during the application of the two methodologies. However, the
participants of the sequence with active methodology presented better performance in relation
to the number of correct answers of objective content evaluations compared to those of the
expositive methodology. The analysis of the behavior of correct and wrong in relation to the
descriptors and distractors showed a certains tendency towards greater understanding of the
contents by the students exposed to the active methodology. In conclusion, the active didactic
sequence developed here proved motivating and generated a higher learning than the traditional
methodology considering the application of knowledge in contests with objective questions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|