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Título: Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020)
Outros títulos: Academic production on work conditions in Latin America (2000-2020)
Producción académica sobre las condiciones de trabajo docente en Latinoamérica (2000-2020)
Autor(es): Gomes, Pedrina Viana
Cruz, Shirleide Pereira Silva da
E-mail do autor: mailto:pedrina.viana@yahoo.com.br
mailto:shirleidesc@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8391-6492
https://orcid.org/0000-0002-4639-8400
Assunto: Produção acadêmica
Trabalho - aspectos sociais
Condições de trabalho
Data de publicação: 29-Dez-2022
Editora: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Referência: GOMES, Pedrina Viana; CRUZ, Shirleide Pereira Silva da. Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020). Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 265, p. 675-696, set./dez. 2022. DOI https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5176/4196. Acesso em: 24 ago. 2023.
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente e as políticas de carreira na educação básica dos países da América Latina, com foco em pesquisas comparadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e bibliométrica. Como fonte, foram escolhidas as bibliotecas digitais de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos 2000 e 2020. A análise evidenciou que as reformas educacionais têm precarizado as condições de trabalho docente na forma de desigualdades contratuais e salariais nas escolas públicas. Ademais, a ausência de uma regulação nacional, que contemple todas as estruturas da carreira docente, tem suprimido direitos historicamente conquistados, em consonância com o movimento internacional pela reforma da docência.
Abstract: This article presents an analysis on the academic production on teaching work conditions and career policies of basic education in Latin America countries, focused on cross-cultural research. This is a descriptive research with bibliographic, documental, and bibliometric research procedures. Data sources include digital libraries of theses and dissertations defended in Brazil between the years 2000 and 2020. Analysis revealed that educational reforms have worsened teaching working conditions, which manifests as contractual and salary inequalities in public schools. Furthermore, the absence of a national regulation, that contemplates all teaching career structures, has suppressed historically achieved rights, in accord with the international movement for teaching reform.
Resumen: Este artículo presenta un análisis de la producción académica sobre las condiciones de trabajo docente y las políticas de carrera profesional en la Educación Básica de países de Latinoamérica, con enfoque em pesquisas comparadas. Se trata de una investigación descriptiva, con procedimientos de investigación bibliográfica, documental y bibliométrica. Como fuente de datos, las bibliotecas digitales de teses y disertaciones defendidas en Brasil entre los años 2000 y 2020 fueron elegidas. El análisis hizo evidente que las reformas educativas han hecho las condiciones de trabajo docente más precarias, en la forma de desigualdades contractuales y salariales en escuelas públicas. Allá más, la ausencia de una regulación nacional que contemple todas las estructuras de la carrera docente hay suprimido derechos históricamente conquistados, en línea con el movimiento internacional por la reforma de la docencia.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. FONTE: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5176/4196. Acesso em: 24 ago. 2023.
DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176
Agência financiadora: UnB - Edital DPI/DPG n. 02/2022
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