Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Maria Helena da Silva | - |
dc.contributor.author | Miranda, Monike Hyasmin Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T20:45:27Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T20:45:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-08 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Monike Hyasmin Gomes. Representações sociais da morte construídas por crianças do Ensino Fundamental I e suas implicações no Ensino de Ciências. 2022. 183 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46386 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | É comum ver a morte como atração principal em jornais sensacionalistas e ao
mesmo tempo presenciar a ocultação do fenômeno, principalmente em relação às
crianças. No entanto, a morte como objeto de conhecimento, discussão e reflexão
pode estar presente nas salas de aula, uma vez que o tema poderia ser tratado em
diferentes disciplinas escolares. Entendemos que as concepções de morte das
crianças são formadas a partir da internalização das práticas e discursos do contexto
cultural e das relações sociais em que estão inseridas. Diante de tal fato, o objetivo
geral desta pesquisa foi identificar/reconhecer quais as Representações Sociais de
morte de crianças do Ensino Fundamental I e a partir daí, apresentar uma proposta
de Núcleo Central. Para fazer emergir essas representações, utilizamos como
procedimentos metodológicos a contação de histórias infantis, o desenho como
atividade de expressão, além disso, foi pedido às crianças que narrassem o que
ilustraram sobre a morte. Vinte crianças de uma escola pública municipal da cidade
de Aparecida de Goiânia-GO participaram como sujeitos desta investigação. A partir
dos desenhos e entrevista, sistematizamos, duas categorias de representação da
morte: 1. A morte como fenômeno biológico e habitual; 2. A morte como evento
religioso apocalíptico. Observamos que muitos desenhos representaram a morte de
forma violenta, além de personificá-la como diabo/satanás. O núcleo central
proposto remete a ideia de termos antagonistas em relação a morte, como Deus,
Satanás, inferno, céu, bem e mal. Acreditamos que o grande desafio do professor de
Ciências /Biologia é fazer a dissociação entre morte e crenças religiosas dentro da
sala de aula. Esse é um exercício que inclui a superação da própria crença do
professor. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações sociais da morte construídas por crianças do Ensino Fundamental I e suas implicações no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Morte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is common to see death as the main attraction in sensationalist newspapers and at
the same time witness the concealment of the phenomenon, especially in relation to
children. However, death as an object of knowledge, discussion, and reflection can
be present in classrooms, since the theme could be treated in different school
subjects. We understand that children's conceptions of death are formed from the
internalization of practices and discourses of the cultural context and social relations
in which they are inserted. Given this fact, the overall objective of this research was
to identify/recognize which are the Social Representations of death of children in
Elementary School I and from there, present a proposal for a Central Core. To bring
out these representations, we used as methodological procedures the telling of
children's stories, drawing as an activity of expression, in addition, children were
asked to tell what they illustrated about death. Twenty children from a municipal
public school in the city of Aparecida de Goiânia-GO participated as subjects of this
investigation. From the drawings and interview, we systematized two categories of
representation of death: 1. death as a biological and usual phenomenon; 2. death as
a religious apocalyptic event. We observed that many drawings represented death in
a violent way, besides personifying it as devil/satan. The proposed Central Core
refers to the idea of antagonistic terms in relation to death, such as God, Satan, hell,
heaven, good, and evil. We believe that the great challenge for the Biology's teachers
is to dissociate death from religious beliefs in the classroom. This is an exercise that
includes overcoming the teacher's own beliefs. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Es habitual ver la muerte como protagonista en los periódicos sensacionalistas y, al
mismo tiempo, asistir a la ocultación del fenómeno, principalmente en relación con
los niños. Sin embargo, la muerte como objeto de conocimiento, discusión y reflexión
puede estar presente en las aulas, ya que el tema puede ser tratado en diferentes
materias escolares. Entendemos que las concepciones infantiles sobre la muerte se
forman a partir de la interiorización de prácticas y discursos del contexto cultural y de
las relaciones sociales en las que están insertos. Ante este hecho, el objetivo
general de esta investigación fue identificar/reconocer cuáles son las
Representaciones Sociales de la muerte de los niños de la Escuela Primaria I y a
partir de ahí, presentar una propuesta de Núcleo Central. Para hacer emerger estas
representaciones, utilizamos como procedimientos metodológicos la narración de
cuentos infantiles, el dibujo como actividad de expresión, además, se pidió a los
niños que narraran lo que ilustraron sobre la muerte. Veinte niños de una escuela
pública municipal de la ciudad de Aparecida de Goiânia-GO participaron como
sujetos de esta investigación. A partir de los dibujos y la entrevista, sistematizamos
dos categorías de representación de la muerte: 1. la muerte como fenómeno
biológico y habitual; 2. la muerte como acontecimiento religioso apocalíptico.
Observamos que muchos dibujos representaban la muerte de forma violenta,
además de personificarla como diablo/satanás. El núcleo central propuesto se
refiere a la idea de términos antagónicos en relación con la muerte, como Dios,
Satanás, el infierno, el cielo, el bien y el mal. Creemos que el gran reto del profesor
de Ciencias/Biología es hacer la disociación entre la muerte y las creencias
religiosas dentro del aula. Este es un ejercicio que incluye la superación de las
propias creencias del profesor. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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