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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMari, Marcelo-
dc.contributor.authorLira, Lucas Silva de-
dc.date.accessioned2023-09-05T20:13:41Z-
dc.date.available2023-09-05T20:13:41Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.date.submitted2022-10-28-
dc.identifier.citationLIRA, Lucas Silva de. O debate crítico entre Mário Pedrosa e Sylvio de Vasconcellos. 2022. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46436-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDurante a construção de Brasília, um debate particular sobre a problemática entre crítica de arte e arquitetura pleiteado por dois intelectuais brasileiros em 1957, na mídia impressa, tocava diretamente na questão pendente de uma crítica arquitetônica no Brasil e colocava na ordem do dia o dilema entre forma e função da arquitetura moderna brasileira. Mário Pedrosa, crítico de arte e militante político, anunciava então, numa série de artigos, a chegada da fase da “arquitetura-obra de arte”, e ao mesmo tempo propunha uma nova crítica para a arquitetura brasileira. Por sua vez, o arquiteto e historiador da arquitetura Sylvio de Vasconcellos, divergindo do ponto de vista de Pedrosa, expunha de maneira direta, em sua significativa refutação, que era momento de ampliar a perspectiva crítica sobre o fenômeno arquitetônico, reiterando certo viés corporativista. O objetivo central é resgatar o debate crítico entre Mário Pedrosa e Sylvio de Vasconcellos, de modo a evidenciar sua relevância para a historiografia da crítica do modernismo arquitetônico brasileiro. Para tanto, será realizado um cotejamento entre as perspectivas de ambos os autores, sob a luz do contexto sociocultural dos anos 1950, no que se refere às suas críticas da arquitetura moderna brasileira. Por conseguinte, o exame detido deste debate revelou-se capaz de amarrar pontas soltas que existiam na crítica arquitetônica local naquela etapa febril da modernização nacional. Sobretudo a partir dos questionamentos que levantou acerca da autonomia artística da arquitetura e de nossa realidade social, tendo como pano de fundo a ideia de uma nova capital moderna e democrática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO debate crítico entre Mário Pedrosa e Sylvio de Vasconcellospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArquitetura moderna brasileirapt_BR
dc.subject.keywordCrítica de artept_BR
dc.subject.keywordDiscussões e debatespt_BR
dc.description.abstract1During the construction of Brasilia, a particular debate about the problem between art criticism and architecture pleaded by two Brazilian intellectuals in 1957, in the printed media, touched directly on the pending issue of an architectural criticism in Brazil and placed on the order of the day the dilemma between form and function of Brazilian modern architecture. Mário Pedrosa, an art critic and political activist, then announced, in a series of articles, the arrival of the "architecture-work of art" phase, and at the same time proposed a new critique for Brazilian architecture. In turn, the architect and historian of architecture Sylvio de Vasconcellos, diverging from Pedrosa’s point of view, exposed in a direct way, in his significant refutation, that it was time to broaden the critical perspective on the architectural phenomenon, reiterating a certain corporate bias. The main objective is to rescue the critical debate between Mário Pedrosa and Sylvio de Vasconcellos, in order to highlight its relevance to the historiography of the criticism of Brazilian architectural modernism. Therefore, a comparison between the perspectives of both authors will be carried out, in the light of the socio-cultural context of the 1950s, with regard to their critiques of Brazilian modern architecture. The scrutiny of this debate proved capable of tying loose ends that existed in local architectural criticism in that feverish stage of national modernization. Especially from the questions he raised about the artistic autonomy of architecture and our social reality, against the background of the idea of a new modern and democratic capital.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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