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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46515
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dc.contributor.authorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiar-
dc.contributor.authorArrais, Antonia Adriana Mota-
dc.contributor.authorSilva, Nayara P. M.-
dc.date.accessioned2023-09-20T15:03:25Z-
dc.date.available2023-09-20T15:03:25Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationBIZERRIL, Marcelo X. A.; ARRAIS, Antonia A. M.; Silva, Nayara P. M. The culture of care and sense of belonging as drivers of sustainability in higher education. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, e18037. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18037. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18037. Acesso em: 20 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46515-
dc.description.abstractO objetivo do artigo é examinar como a cultura do cuidado e o senso de pertencimento se relacionam com o comportamento ambiental e como podem ser promovidos no Ensino Superior. A análise é baseada nos conceitos e formas de fortalecimento dos sensos de cuidado e pertencimento discutidos na literatura e em ações desenvolvidas em um dos campi da Universidade de Brasília, Brasil. O espaço físico e os mecanismos de participação na gestão do campus são apresentados, assim como os resultados de um inquérito a respeito da percepção da comunidade acadêmica sobre a qualidade de vida no campus, que foi respondido por 10,5% da população universitária. A qualidade de vida no campus foi considerada boa ou excelente por 90% dos respondentes. O sentimento de responsabilidade pelo cuidado com os outros e com o campus foi verificado em 41% dos respondentes. Esses resultados são relacionados ao grau de participação da comunidade acadêmica na gestão do campus e aos projetos de extensão e ações voltadas à sustentabilidade. As políticas de promoção da sustentabilidade no Ensino superior devem priorizar o fortalecimento da cultura do cuidado e do senso de pertencimento como valores essenciais para uma educação humanizadora da juventude com vistas à transformação radical da realidade planetária em transição para as sociedades sustentáveis.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleThe culture of care and sense of belonging as drivers of sustainability in higher educationpt_BR
dc.title.alternativeA cultura do cuidado e o senso de pertencimento como bases para a sustentabilidade no Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeLa cultura del cuidado y el sentido de pertenencia como bases para la sostenibilidad en la Educación Superiorpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordGrafitept_BR
dc.subject.keywordPedagogia do cuidadopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordUrbanismopt_BR
dc.rights.license(CC BY) This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18037pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this article is to examine how a culture of care and sense of belonging are related to environmental behavior and how it can be fostered in higher education. To support this analysis, the concepts and the ways of strengthening the sense of care and belonging are discussed based on literature and experiences developed on a campus of the University of Brasilia, Brazil. The physical environment and participation tools on campus are presented, as well as the results of a survey on the perception of the academic community about the quality of life on campus, answered by 10.5% of the campus population. The quality of life on campus was rated as good or excellent by 90% of respondents. The feeling of personal responsibility in taking care of people and in the campus environment was confirmed by 41% of respondents. We relate this perception to the community's participation in outreach and sustainability programs. Sustainability policies in higher education must prioritize the promotion of a culture of care and sense of belonging. These values are essential for the humanistic education of postsecondary students in a planetary reality that must be radically transformed, aiming at the transition to sustainable societies.pt_BR
dc.description.abstract2El objetivo del artículo es examinar cómo la cultura del cuidado y el sentido de pertenencia se relacionan con el comportamiento ambiental y cómo se pueden promover en la Educación Superior. El análisis se basa en los conceptos y formas de fortalecer el sentido de cuidado y pertenencia discutidos en la literatura y en acciones desarrolladas en uno de los campus de la Universidad de Brasilia, Brasil. Se presenta el espacio físico y los mecanismos de participación en la gestión del campus, así como los resultados de una encuesta sobre la percepción de la comunidad académica sobre la calidad de vida en el campus, la cual fue respondida por 10,5% de la población universitaria. La calidad de vida en el campus fue considerada buena o excelente por el 90% de los encuestados. El sentimiento de responsabilidad por el cuidado de los demás y del campus se constató en el 41% de los encuestados. Estos resultados están relacionados con el grado de participación de la comunidad académica en la gestión del campus y los proyectos de extensión y acciones encaminadas a la sostenibilidad. Las políticas para promover la sostenibilidad en la Educación Superior deben priorizar el fortalecimiento de la cultura del cuidado y el sentido de pertenencia como valores esenciales para una formación humanizadora de los jóvenes con miras a transformar radicalmente la realidad planetaria en transición hacia sociedades sostenibles.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationState Department of Education of the Federal Districtpt_BR
dc.contributor.affiliationFederal Institute of Brasiliapt_BR
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2993-155X-
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2340-8258-
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4083-3424-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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