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Título: Engajamento social de estudantes universitários : uma análise da formação dos gestores de cursinhos universitários populares da rede Brasil Cursinhos
Autor(es): Natividade, Rubenilson Cerqueira de
E-mail do autor: rubenilson.cerqueira@gmail.com
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Gestão de políticas, programas e projetos sociais
Educação popular
Estudantes universitários
Curso preparatório
Engajamento estudantil
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: NATIVIDADE, Rubenilson Cerqueira de. Engajamento social de estudantes universitários: uma análise da formação dos gestores de cursinhos universitários populares da rede Brasil Cursinhos. 2023. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente tese, desenvolvida na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Departamento de Políticas e Gestão da Educação – PGE, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Faculdade de Educação, tem por objetivo analisar como o engajamento social e acadêmico de estudantes de instituições federais, na gestão de cursinhos universitários populares (CUPs), contribui para sua formação universitária. A pesquisa apresenta três seções relacionadas aos objetivos específicos a serem alcançados. Sendo eles: i) historiar o papel dos cursinhos universitários populares na democratização de acesso à educação superior; ii) identificar como se dá o engajamento dos estudantes universitários nos processos de gestão dos cursinhos universitários populares e, iii) analisar a relação entre os processos de gestão dos cursinhos universitários populares e a formação dos universitários enquanto gestores. Para tal, a pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza inicialmente a metodologia do Estado da Arte como forma de identificar as produções realizadas no Brasil entre 2009 e 2019 a fim de compreender os avanços das temáticas de cursinhos populares, educação popular e engajamento universitário. Para tanto, a pesquisa traz para análise cinco CUPs, geridos por estudantes universitários, a qual buscam promover a inserção de jovens de baixa renda na educação superior brasileira ao mesmo tempo que atuam na formação e desenvolvimento de habilidades de seus voluntários universitários, são eles: CASD Vestibulares gerido por graduandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Pré-Vestibular Paulo Freire registrado como projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC); Einstein Floripa Vestibulares vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Galt Vestibulares conveniado à Universidade de Brasília (UnB) e o MedAprova, projeto de extensão gerido por estudantes de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). A seleção considerou critérios regionais, tempo de atuação, quantidade de estudantes atendidos, regime de aulas e forma de gestão, além de integrarem a Rede Nacional de CUPs da Brasil Cursinhos. Com referencial teórico que entrelaça engajamento estudantil e formação na prática da gestão, foram analisadas as entrevistas realizadas com dois gestores de cada CUP selecionado e um gestor da Brasil Cursinhos. Como resultado, a tese identificou os aspectos inerentes às atividades voluntárias e as responsabilidades geradas neste processo, por meio da análise teórica-metodológica, de atuação de cada um dos gestores universitários levando em consideração o perfil social e acadêmico e, especialmente, histórico de participação político-social em tais iniciativas. Ademais, foram identificadas motivações intrínsecas e extrínsecas nos processos de integração entre a vida acadêmica e o processo de interação com suas relações pessoais enquanto universitário e gestores e seus objetivos pessoais ao atuarem em um CUP. Em conclusão, comprovou-se a premissa de que o engajamento dos estudantes nos cursinhos permitiu a ampliação de sua formação universitária em dimensões não trabalhadas somente no ensino e que incluem a gestão de uma organização com finalidade social numa perspectiva humana e crítica. Esse processo propiciou, ainda, aos voluntários que atuam como gestores a compreensão de novas possibilidades e expectativas em termos de perspectivas profissionais futuras, após a conclusão da graduação.
Abstract: The present thesis, developed in the research line Teaching Profession, Curriculum, and Evaluation of the Department of Educational Policies and Management - PGE, in the scope of the Graduate Program in Education (PPGE) in the School of Education, aims to analyze how the social and academic engagement of students from federal institutions, in the management of popular university cursinhos (CUPs), contributes to their university education. The research presents three sections related to the specific objectives to be achieved. The objectives are: i) to historicize the role of cursinhos universitários populares in the democratization of access to higher education; ii) to identify how the engagement of university students in the management processes of cursinhos universitários populares occurs and, iii) to analyze the relationship between the management processes of cursinhos universitários populares and the training of university students as managers. Para tal, the research, qualitative in nature, initially uses the State of the Art methodology as a way to identify the productions already carried out in Brazil between 2009 and 2019 in order to understand the advances in the themes of cursinhos populares, popular education, and university engagement. To this end, the research brings to analysis five CUPs, managed by college students, which seek to promote the insertion of low-income youth in Brazilian higher education while acting in the training and skills development of its college volunteers, they are: CASD Vestibulares managed by undergraduate students of the Aeronautics Technological Institute (ITA); Pré-Vestibular Paulo Freire registered as an extension project of the Law School of the Ceará Federal University (UFC); Cursinho Einstein Floripa Vestibulares linked to the Federal University of Santa Catarina (UFSC); Galt Vestibulares convened with the University of Brasília (UnB) and the cursinho MedAprova, an extension Project managed by students of the Medicine course of the Federal University of Acre (UFAC). The selection took into account regional criteria, time of operation, number of students attended, class schedule and form of management, besides being part of the Brasil Cursinhos' National Network of Popular University Cursinhos. With a theoretical framework that intertwines student engagement and training in management practice, the interviews conducted with two managers from each selected CUP and a manager from Brasil Cursinhos were analyzed. As a result, the thesis identified the aspects inherent to volunteer activities and the responsibilities generated in this process, by means of a theoretical methodological analysis of the performance of each of the university managers, taking into consideration their social and academic profile and, especially, their history of political-social participation in such initiatives. Furthermore, intrinsic and extrinsic motivations were identified in the processes of integration between academic life and the process of interaction with their personal relationships as university students and managers and their personal objectives when acting in the Popular University Cursinhos. In conclusion, the premise that the engagement of the students in the cursinhos has allowed for the expansion of their university education in dimensions that are not only dealt with in teaching and that include the management of an organization with a social purpose from a human and critical perspective has been proven. This process has also provided the volunteers who act as managers with an understanding of new possibilities and expectations in terms of future professional perspectives after graduation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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