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2023_MalluStephaniedeAlmeidaNunes.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRamos, Wilsa Maria-
dc.contributor.authorNunes, Mallu Stephanie de Almeida-
dc.date.accessioned2023-09-20T21:09:39Z-
dc.date.available2023-09-20T21:09:39Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.citationNUNES, Mallu Stephanie de Almeida. Estudo sobre a configuração subjetiva de estudantes universitários que ingressaram pelo sistema de cotas. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46524-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Lei Federal Brasileira 12711/2012 ampliou o acesso ao ensino superior federal público a partir da reserva de vagas para os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas. A pesquisa teve por objetivo compreender como a condição de estudante universitário está configurada subjetivamente para os estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas, identificando os tensionamentos e os desafios vividos no percurso singular dos participantes. O estudo fundamenta-se na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, na perspectiva histórico-cultural. A partir da Metodologia Construtivo-Interpretativa, foi realizado um estudo de caso com dois estudantes cotistas da Universidade de Brasília. As construções interpretativas apontam elementos que caracterizam a configuração subjetiva dos estudantes, que envolve a história de vida, a trajetória estudantil, a classe social, o medo do julgamento e da rejeição social. A trama social da vida dos estudantes e as experiências em curso e as anteriores produziram tensões no sistema de valores e crenças configurado pelos estudantes, produzindo sofrimento e mal-estar, assim como a abertura de novas vias de subjetivação. Evidenciou-se que a implicação emocional e motivacional gerada pelas experiências tensionadoras e contraditórias no espaço-tempo universitário gerou recursos subjetivos, abrindo novos processos de subjetivação, transcendendo o espaço normativo e emergindo um estudante na condição de agente responsável e de sujeito ativo e participativo, com produções intelectuais próprias. Visto que os valores hegemônicos do contexto escolar, universitário e da sociedade em geral ainda são marcados por atos discriminatórios contra os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, recomenda-se aos gestores a promoção de ações que busquem a integração social e acadêmica e potencializem as suas competências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo sobre a configuração subjetiva de estudantes universitários que ingressaram pelo sistema de cotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema de cotaspt_BR
dc.subject.keywordTeoria da subjetividadept_BR
dc.subject.keywordExperiências vivenciaispt_BR
dc.subject.keywordEstudo de casopt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian Federal Law 12711/2012 expanded access to public federal higher education by reserving places for students completing high school in public schools. The research aimed to understand how the university student condition is subjectively configured for students who entered through the quota system, identifying the tensions and challenges experienced in the unique path of the participants. The study is based on the Theory of Subjectivity and Qualitative Epistemology, in the historical-cultural perspective. In methodological terms, it carried out a case study with two quota students at the University of Brasília. The findings point to elements that characterize the student’s subjective configuration, which involves life history, student trajectory, social class, fear of judgment and social rejection. The social fabric of the student’s lives and the current and previous experiences produced tensions in the system of values and beliefs configured by the students, producing suffering and discomfort, as well as opening new ways of subjectivation. It was evident that the emotional and motivational implications generated by the tensioning and contradictory experiences in the university space-time generated subjective resources, opening new processes of subjectivation, transcending the normative space and emerging a student as a responsible agent and an active and participative subject, with their own intellectual productions. Since the hegemonic values of the school, university and society in general are still marked by discriminatory acts against students in a situation of socioeconomic vulnerability, it is recommended that managers promote actions that seek social and academic integration and enhance their skills.pt_BR
dc.contributor.emailmallununes1@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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