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ARTIGO_DiagnosticoNecessidadesTreinamento.pdf536,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorVieira, Julianne Priscyla Bittencourt-
dc.contributor.authorRibeiro, Elaine Nolasco-
dc.date.accessioned2023-09-22T12:24:12Z-
dc.date.available2023-09-22T12:24:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVIEIRA, Julianne Priscyla Bittencourt; NOLASCO, Elaine. Diagnóstico de necessidades de treinamento: revisão sistemática. GeSec - Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 369-388, set/dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1309. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1309. Acesso em: 22 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46531-
dc.description.abstractAções estratégicas voltadas para a área de gestão de pessoas são fundamentais para melhorar o desempenho organizacional, dentre elas as atividades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática para identificar quais são as metodologias utilizadas e qual o contexto da produção cientifica na área de diagnóstico de necessidade de treinamento e capacitação profissional. A metodologia utilizada para a revisão foi o protocolo proposto por Guarnieri (2015). Observou-se que o interesse pelo tema diagnóstico de necessidades de treinamento vem aumentando e a maioria dos estudos foi realizada nos Estados Unidos da América. Com relação às metodologias identificadas destacam-se os estudos mistos e os modelos propostos por Borich (1980), Borges-Andrade e Lima (1983), Modelo OTP, Modelo ADDIE, Ferramenta 360º. Conclui-se que o diagnóstico de necessidades de treinamento é importante para organizações públicas ou privadas, contudo ainda pouco estudado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherGeSec - Revista de Gestão e Secretariado-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiagnóstico de necessidades de treinamento : revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeTraining needs diagnosis : systematic reviewpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordCapacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordTreinamento, desenvolvimento e educação (TD&E)pt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1309. Acesso em: 22 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1309pt_BR
dc.description.abstract1Strategic actions aimed at the area of people management are essential to improve organizational performance, amongst them Training, Development and Education activities arise. This study aims to carry out a systematic review to identify the methodologies used and the context of scientific production in the area of diagnosing the need for training and professional qualification. The methodology used for the review was the protocol proposed by Guarnieri (2015). It was observed that the interest in the theme of training needs diagnosis has increased and most studies were carried out in the United States of América. Regarding the identified methodologies, the predominance of mixed studies and the models proposed by Borich (1980), Borges-Andrade and Lima (1983), OTP Model, ADDIE Model, 360º Tool stands out. It is concluded that the diagnosis of training needs is important for public or private organizations, however still little studied.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8078-9966pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
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