Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Fernanda Natasha Bravo | - |
dc.contributor.author | Melo, Rafael Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T19:41:10Z | - |
dc.date.available | 2023-09-27T19:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rafael Rodrigues de. Os processos de ação pública de assistência estudantil nas universidades federais do Centro-Oeste. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46559 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Compreender os processos de assistência estudantil das universidades federais do Centro-Oeste
é objetivo deste estudo, considerando suas cinco principais instituições: a Universidade de
Brasília (UnB), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Mato
Grosso (UFMT), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O embasamento teórico para revelar essas dinâmicas
está disposto nas conceituações de assistência estudantil, ação pública e fóruns híbridos. A
metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, a partir da coleta de dados e análise de
documentos das instituições de ensino, do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos
Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) e do Ministério da Educação (MEC), bem como de
entrevistas com 05 estudantes, 05 gestores da região centro-oeste brasileira e um representante
da gestão do FONAPRACE. Como resultado, o Programa Nacional de Assistência Estudantil
(PNAES) se revelou como principal instrumento de ação pública para contribuir para a
permanência, a redução das desigualdades sociais nas universidades e a melhoria do
desempenho acadêmico discente. Observou-se que a assistência estudantil possui muitas
semelhanças entre as instituições federais de ensino superior investigadas e ainda se mostra
centrada na distribuição de auxílios financeiros, moradia e alimentação. Foram identificados
como protagonistas nas ações públicas de assistência estudantil o FONAPRACE, Diretoria de
Desenvolvimento Social (DDS) da UnB, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFG) da
UFG, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE/UFMT) da UFMT, Pró-Reitoria de
Assuntos Estudantis (PROAES) da UFMS e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e
Estudantis (PROAE) da UFGD, os movimentos estudantis, os agentes políticos que defendem
esta pauta e a Controladoria Geral da União (CGU), enquanto órgão de controle. Por fim,
durante o período mais agudo da pandemia da Covid-19, as universidades apresentaram como
novidade editais para proposição de ações na área de inclusão digital visando condições
mínimas de acompanhamento das atividades remotas para os alunos em situação de
vulnerabilidade socioeconômica. Vale destacar o protagonismo do FONAPRACE como
principal ator na defesa das ações públicas de assistência estudantil, que também se caracteriza
como importante fórum híbrido que considera dinâmicas interacionais que transcendem o
âmbito setorial, a fim de viabilizar diálogos, processos e resultados efetivos entre atores
concernidos à pauta na sociedade civil e no Estado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os processos de ação pública de assistência estudantil nas universidades federais do Centro-Oeste | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil, Centro-Oeste | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades federais - Brasil | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The object of this study is to understand the processes of student assistance at federal
universities in the Midwest, considering its five main institutions: the University of Brasília
(UnB), the Federal University of Goias (UFG), the Federal University of Mato Grosso (UFMT),
the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and the Federal University of Mato Grosso
do Sul (UFMS). In the conceptualizations of student assistance, public action, and hybrid
forums there is a theoretical background for revealing these dynamics. The research
methodology is qualitative, based on the collection and analysis of data from documents from
educational institutions, the National Forum of Pro-rectors and Student Affairs (FONAPRACE)
and the Ministry of Education (MEC). As well, interviews were conducted with 5 students, 5
managers from the mid-western Brazilian region and a representative of the FONAPRACE
management. The National Student Assistance Program (PNAES) revealed itself as the main
instrument of public action to contribute to permanence, reduce social inequalities in
universities, and improve students academic performance. It was observed that student
assistance programs at the investigated federal higher education institutions share many
similarities, and are still focused on the distribution of financial aid, housing, and food. The
following were seen as the main people or groups who were involved in public student
assistance actions: FONAPRACE, the Directorate of Social Development (DDS) of UnB, the
Dean of Student Affairs (PRAE) of UFG, the Dean of Student Assistance (PRAE) of UFMT,
the Pro-Rectory of Student Affairs (PROAES) of UFMS, and the Pro-Rectory of Community
and Student Affairs (PROAE) of UFGD, the student movements, the political agents who
support this agenda, and the Office of the Comptroller General (CGU), which is a control
agency. Finally, during the most acute period of the Covid-19 pandemic, the universities
presented as a novelty instruments for proposing actions in digital inclusion aiming at minimum
conditions for monitoring remote activities for students in a situation of socioeconomic
vulnerability. It is worth noting the importance of FONAPRACE as the main actor in the
defense of public student assistance actions, which is also characterized as an important hybrid
forum that considers the interactional dynamics that transcend the sectorial scope to make
viable dialogues, processes, and effective results among actors concerned with the agenda in
civil society and in the State. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|