Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Amaralina Miranda de | - |
dc.contributor.author | Xavier, Edilene Mangabeira | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T21:21:36Z | - |
dc.date.available | 2023-09-27T21:21:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-25 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Edilene Mangabeira. O uso de softwares educativos no apoio à aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização - estudo de caso. 2023. 206 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46562 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias têm adentrado cada vez mais os ambientes escolares, uma vez que seu uso tem
favorecido o desenvolvimento das aprendizagens por meio de vários recursos
tecnológicos. Neste estudo, os softwares educativos por apresentar configurações dinâmicas,
atrativas e intuitivas, foram considerados como recursos de apoio nas aprendizagens da leitura
dos estudantes com deficiência intelectual. Dada a relevância e a visibilidade do uso dos
recursos tecnológicos, este trabalho seguiu na direção de responder: O uso
de softwares educativos pode contribuir nos processos de aprendizagem da leitura de estudantes
com deficiência intelectual em fase de alfabetização? Diante de tal propósito, foi realizado um
estudo de caso com observação participante, seguido de plano de aplicação e retroalimentação
sob critérios da abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes na pesquisa foram: um
estudante com deficiência intelectual matriculado no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), que
cursava o 3º ano do Ensino Fundamental; o responsável pelo estudante, o professor da turma e
o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa foi realizada na Sala
de Recursos Generalista de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal mediante
o uso dos softwares educativos EduEdu e GraphoGame no apoio à aprendizagem da leitura.
Os softwares foram selecionados com base nas necessidades educacionais do estudante
levantadas nas avaliações iniciais realizadas, nos objetivos de aprendizagem dos conteúdos
curriculares da sua turma, no plano de ação do AEE e em softwares educativos cujas
configurações contemplassem o desenvolvimento dos processos da leitura. Os objetivos
delimitados no plano de aplicação nortearam as ações da pesquisa e a interação do estudante
com os softwares, assim como o feedback da professora e da pesquisadora sobre o desempenho
do estudante auxiliaram na realização da retroalimentação do plano de aplicação no decorrer da
pesquisa. Ao final do estudo, foi aplicada a mesma avaliação inicial das aprendizagens para
mensurar os avanços na aprendizagem da leitura do estudante. Os instrumentos utilizados para
a coleta de dados foram: pesquisa documental, questionários, roteiros de entrevistas
semiestruturadas, diário de bordo, avaliação inicial e final. Os dados obtidos foram analisados
na perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), adaptação de Franco (2018). No que
tange os resultados, constatou-se que as configurações dos aplicativos contribuíram para o
processo de ensino e aprendizagem da leitura em relação ao desenvolvimento da consciência
fonológica do estudante. Os softwares educativos favoreceram também os aspectos de
assimilação e consolidação dos grafemas e fonemas, a formação e leitura de sílabas, de palavras
simples, inferência e contextualização. Almeja-se que os resultados alcançados possam trazer
melhoria do ensino ofertado aos estudantes com deficiência intelectual, bem como desencadear
ações que resultem em formulação de políticas públicas que possam contribuir para a
disponibilização de recursos tecnológicos de apoio ao trabalho pedagógico realizado no AEE. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de softwares educativos no apoio à aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização - estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Softwares educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - leitura | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Technologies have increasingly been used at school environments, their use has contributed to
the learning and development through various technological resources. In this research,
educational software, due to its dynamic, attractive and intuitive configurations, it was
considered as support resources for learning to read by students with an intellectual disabilities.
Due to the relevance and visibility of the use of technological resources, this research aims to
answer: The use of educational software can contribute to the learning process of reading for
students with an intellectual disabilities in the literacy stage? For this purpose, a case study with
participant observation was done, followed by an application and feedback under the qualitative
approach. The research participants were: a student with an intellectual disabilities enrolled in
the Initial Literacy Stage who attended the 3rd year of elementary school, student's guardian,
the class teacher and the Specialized Educational Service (AEE) teacher. The research was
carried out in the Generalist Resource Room of a public school in the Distrito Federal through
the use of educational software EduEdu and GraphoGame to support learning to read. The
software was selected based on the student's educational needs as identified during the initial
evaluations, on the learning objectives of the curricular contents of his class, on the AEE's
action plan and on educational software whose configurations contemplated the development
of the reading processes. The aims delimited in the application plan guided the research actions
and the student's interaction with the software, as well as the teacher’s and the researcher’s
feedback about the student's performance, which helped to provide the feedback on the
application plan during the research. At the end of the research, we apply the same initial
assessment of learning to measure the progress in the student learning to read. The instruments
used for data collection were: documentary research, questionnaires, semi-structured interview
scripts, logbook, initial and final evaluation. The data obtained were analyzed from the
perspective of Bardin's (2016) Content Analysis, adapted by Franco (2018). In terms of the
results, it was found that the applications' configurations contributed to the teaching and
learning process of reading in relation to the development of the student's phonological
awareness. The educational software also favored aspects such as the assimilation and
consolidation of graphemes and phonemes, the formation and reading of syllables, simple
words, inference and contextualization. It is hoped that the results achieved may bring
improvement in the teaching offered to students with intellectual disabilities, as well as trigger
actions that result in the formulation of public policies that might contribute to the availability
of technological resources to support the pedagogical work performed in the AEE. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|