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Título: Formação continuada docente para inclusão escolar com estudantes TAE’s dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal
Autor(es): Ramos, Cláudia Costa da Rocha Cerqueira
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores - formação continuada
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 28-Set-2023
Referência: RAMOS, Cláudia Costa Da Rocha Cerqueira. Formação continuada docente para inclusão escolar com estudantes TEA’s dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal. 2023. 223 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB) em nível de mestrado acadêmico, integrante da linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) e vinculada às pesquisas do Grupo de Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/ Pedagogos(GEPFAPe), constituindo um dos projetos que integram a linha 3 Formação Continuada: Estudo de Concepções. Tem como título Formação Continuada Docente para Inclusão Escolar com Estudantes TEA’s dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. É um estudo que busca desvelar e, tem, como objeto de investigação a formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar com estudantes autistas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal (DF). A metodologia é de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, também, aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, com base nos pressupostos do método Materialismo Histórico- Dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Os dados foram analisados por meio da análise estatística pelos softwares Excel 2013 e R versão 3.3.2. Este arcabouço tem como objetivo geral analisar o processo de formação continuada das professoras efetivas e dos professores efetivos que atuam na SEEDF em Classes Comuns Inclusivas, nos Anos Iniciais, com estudantes autistas, buscando levantar os elementos que delimitam esse processo bem como as possibilidades. E os objetivos específicos foram: i) Conhecer e categorizar as produções realizadas em suas potencialidades e limitações para o fortalecimento do objeto de pesquisa. ii) Identificar as concepções de formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s; iii) Investigar como as professoras efetivas e os professores efetivos vivenciam a formação continuada no trabalho docente, em relação à perspectiva da inclusão escolar com estudantes autistas ofertadas pela Rede Pública de Ensino do DF. Como sustentáculo epistemológico pautamos a partir dos estudos desenvolvidos pelos autores Vásquez (1968); Curado Silva (2014 a 2020); Mantoan (2015); Kassar (2011); Kassaki (2020); Mazotta (2010); Gaiato (2019); Silva, Gaiato e Reveles (2012), Vigotski (1995, 2021) entre outros. Com base nas análises realizadas, a partir da participação e das falas das/ dos partícipes da pesquisa, pela análise categorial, os compêndios que revelaram três eixos dialéticos, a saber: i) Ser professor (a) na perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s; ii) Marcas do trabalho docente inclusivo em atendimentos aos estudantes autistas: ensinar e aprender; iii) Formação continuada para o exercício da docência com estudantes autistas: possibilidades e desafios. As conclusões apontam que a formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar em atendimento às/os autistas no âmbito educacional do DF as/os profissionais buscam a formação continuada numa perspectiva individual, atendem as/os estudantes, em alguns momentos, sem a formação específica. Há uma formação ofertada pela EAPE, mas precisa ser ampliada.
Abstract: This research is linked to the Post-Graduate Program in Education at the University of Brasilia (PPGE/FE/UnB) in the level of Academic Master's Degree, which is part of the research line Teacher Profession, Curriculum and Evaluation (PDCA) and linked to the research of the Research Group on Training and Performance of Teachers/Pedagogues (GEPFAPe), constituting one of the projects that integrate line 3 Initial and Continuing Education: Study of Conceptions. It is entitled Continuous Teacher Training for School Inclusion with ASD Students from the Initial Years of Elementary School in the Distrito Federal. It is a study that seeks to unveil and, as an object of investigation, the continuous teacher training in the perspective of school inclusion with autistic students in the early years of elementary education in the Federal District (DF). The methodology is both quantitative and qualitative in nature, based on a bibliographic survey, documentary research and also the application of a questionnaire and semi-structured interviews, based on the assumptions of the Dialectical Historical Materialism method and the Historical-Cultural Theory. The data were analyzed through statistical analysis by Excel 2013 and R version 3.3.2 software. This framework has the general objective of analyzing the process of continuing education of teachers and effective teachers who work in SEEDF in Inclusive Common Classes, in the early years, with autistic students, seeking to raise the elements that limit this process as well as the possibilities. And the specific objectives were: i) To know and categorize the productions in their potential and limitations for the strengthening of the research object. ii) To identify the conceptions of continuing education in the perspective of school inclusion with autistic students; iii) To investigate how the effective teachers and effective teachers experience the continuing education in the teaching work, in relation to the perspective of school inclusion with autistic students offered by the public education network of the Federal District. As an epistemological support we based on the studies developed by the authors Vásquez (1968); Curado Silva (2014 to 2020); Mantoan (2015); Kassar (2011); Kassaki (2020); Mazotta (2010); Gaiato (2019); Silva, Gaiato and Reveles (2012), Vigotski (1995 to 2021) among others. Based on the analyses performed, from the participation and the speeches of the research participants, by categorical analysis, the compendiums that revealed three dialectical axes, namely: i) being a teacher in the perspective of school inclusion with autistic students; ii) Marks of the inclusive teaching work in care of autistic students: teaching and learning; iii) Continuing education for the exercise of teaching with autistic students: possibilities and challenges. The conclusions point out that the continuous teacher training education in the perspective of school inclusion in care for autistic students in the educational context of DF, the professionals seek continuing education in an individual perspective, attending the students, sometimes, without specific training. There is a training offered by EAPE, but it needs to be expanded.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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