Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46577
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarinadeOliveiraSilvaHerwig.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Alice Melo-
dc.contributor.authorHerwig, Marina De Oliveira Silva-
dc.date.accessioned2023-09-29T17:23:42Z-
dc.date.available2023-09-29T17:23:42Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2022-08-29-
dc.identifier.citationHERWIG, Marina De Oliveira Silva. Ferramentas facilitadoras para o ensino de biologia na educação de jovens e adultos em EaD. 2022. 77, [21] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46577-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que foi criada com a intenção de reduzir ou amenizar as desigualdades sociais e educacionais geradas ao longo de anos de negligência com jovens acima de 18 anos e adultos. A Educação a Distância, por sua vez, apresenta-se como uma opção, desde a criação da Rádio Nacional na década de 1920, para pessoas que, por motivos diversos, não conseguem concluir seus estudos no período normal do ensino regular. O ensino de Biologia, seja em qualquer modalidade, deve despertar no estudante a curiosidade, o pensamento científico e a autonomia a construção de seu conhecimento. Observando os estudantes da EJA – Ensino Médio, estes possuem dificuldades geradas ao longo de anos de defasagem de estudos e, portanto, o ensino de Biologia numa perspectiva investigativa, por sua vez, apresenta-se mais desafiador para professores e estudantes. A proposta, nesse estudo, foi a de propor a utilização de ferramentas digitais a partir de um levantamento e aplicação destas pelos próprios estudantes da EJA nas aulas de Biologia e, a partir desta pesquisa, o desenvolvimento de um e-book com sugestões de ferramentas digitais para, professores e estudantes, trabalhar conteúdos de Biologia de forma investigativa na EJA Ensino Médio ou em outras modalidades, levando em consideração, oportunamente, a situação da educação em modo de ensino remoto, híbrido ou mesmo o ensino a distância para EJA – Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFerramentas facilitadoras para o ensino de biologia na educação de jovens e adultos em EaDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordEducação a distânciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordFerramentas educacionaispt_BR
dc.description.abstract1Youth and Adult Education is a teaching modality that was created with the intention of reducing or alleviating the social and educational inequalities generated over years of neglect with young people over 18 and adults. Distance Education, in turn, presents itself as an option, since the creation of Rádio Nacional in the 1920s, for people who, for different reasons, are unable to complete their studies in the normal period of regular education. The teaching of Biology, whether in any modality, must awaken curiosity, scientific thinking and autonomy in the construction of their knowledge. Observing EJA - High School students, they have difficulties generated over years of lag in studies and, therefore, the teaching of Biology from an investigative perspective, in turn, is more challenging for teachers and students. The proposal, in this study, was to propose the use of digital tools from a survey and application of these by the EJA students in Biology classes and, from this research, the development of an e book with suggestions for tools for teachers and students to work on Biology content in an investigative way in EJA-High School or in other modalities, taking into account, in due course, the situation of education in remote, hybrid teaching mode or even distance learning for EJA - High school.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.