Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T17:46:56Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29T17:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Maria Heldaiva Bezerra. Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB. 2022. 315 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46578 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa surge com a reflexão sobre o momento em que vive a sociedade com o
uso preponderante da internet como meio de comunicação, a globalização e o
consequente aumento contínuo da informação. Nesse cenário surgem ainda os
fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade, que impactam,
sobremaneira, a vida das pessoas e as decisões a serem tomadas. Daí a necessidade
de buscar meios de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo no indivíduo,
principalmente no processo de aprendizagem. Buscou-se analisar a incidência do
metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) na formação
continuada em serviço. Para tanto, por meio da revisão de literatura, são revisados os
conceitos de letramento informacional (LI), metaletramento, metacognição,
pensamento reflexivo e formação de professores. O metaletramento foi concebido
como estratégia que amplia o LI ao reconhecer que o aprendiz é também consumidor,
produtor e disseminador de informação em espaços colaborativos, com amplas
competências, mediante a interação com outros letramentos e com tecnologias
emergentes. A formação continuada de professores é realizada ao longo da carreira
profissional no ambiente de trabalho do professor com a possibilidade de criação de
espaços para reflexão e atualização da atividade docente. A abordagem metodológica
desta investigação é empírica com uso de técnicas quanti-qualitativas e como
procedimento a adoção de estudo de caso. A coleta de dados é feita por meio de dois
instrumentos: questionário e entrevista com Grupo Focal On-line (GFO). O
questionário foi encaminhado aos docentes atuantes no IFB em todos os campi e
obteve 110 respostas; a entrevista com o GFO ocorreu com sete professores de
quatro campi distintos. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estudo
estatístico e análise de conteúdo. Os resultados, tanto do GFO quanto do questionário,
mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da
informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias
para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades
relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem
lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas e do metaletramento no comportamento informacional dos professores, porém estas necessitam ser metodicamente aplicadas
no processo de aprendizagem, principalmente aquelas relacionadas aos objetivos de
aprendizagem do metaletramento. Com isso, evidenciou-se que os participantes
teriam maior êxito em suas formações se aplicassem práticas de metaletramento e
metacognição, uma vez que estas incentivam o uso, a busca e o compartilhamento
de informações de forma reflexiva e colaborativa, o que pode potencializar o processo
de aprendizagem na formação continuada em serviço. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento informacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores universitários - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metacognição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research comes with a reflection on the moment in which society lives with the
predominant use of the internet as a means of communication, globalization and the
consequent continuous increase of information. In this scenario, fake news,
misinformation and post-truth phenomena also arise, which greatly impact people's
lives and the decisions taken. Hence the need to seek ways to develop critical and
reflective thinking in the individual, especially in the learning process. We sought to
analyze the incidence of metaliteracy and metacognition in informational behavior in
the continuing education of professors at the Instituto Federal de Brasilia (IFB).
Therefore, through a literature review, the concepts of information literacy (IL),
metaliteracy, metacognition, reflective thinking and professors´ training are reviewed.
Metaliteracy was conceived as a strategy that expands IL by recognizing that the
student is also a consumer, a producer and a disseminator of information in
collaborative spaces, with broad competencies, through interaction with other literacies
and emerging technologies. The continuing education of professor is carried out
throughout their professional trajectory in the professor's work environment, with the
possibility of creating spaces for reflection and updating of teaching activities. The
methodological approach of this investigation is empirical with the use of quantitative qualitative techniques, and the adopted strategy for that was a Case Study. Data
collection was carried out using two instruments: a questionnaire and an interview with
the Online Focus Group (GFO). The questionnaire was sent to professors working at
the IFB on all campuses and received 110 responses; the interview with the GFO took
place with seven professors from four different campuses. The data was analysed with
both statistics and qualitative content investigation. Results from both the GFO and
the questionnaire show that professors do improve their ability to assess the value of
information, reflect on the complexity of tasks, and develop strategies to facilitate
learning. In addition, they positively perceive activities related to informational
behavior. They claim that when they recognize gaps in knowledge, they seek help from
experts. Thus, it is observed that there are indications of metacognitive and
metaliteracy strategies in the informational behavior of professor, but these need to be
methodically applied in the learning process, especially those related to the learning
objectives of metaliteracy. With this, it was evidenced that the participants would be
even more successful in their training if they applied practices of metaliteracy and metacognition, since these encourage the use, search and sharing of information in a reflective and collaborative way, which can enhance the learning process during
service continuing education. | pt_BR |
dc.contributor.email | heldapinheiro@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|