Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Michelle | - |
dc.contributor.author | Lopes, Alan de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T17:22:08Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T17:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Alan de Oliveira. Método para predição do prazo de execução de obras rodoviárias: estudo aplicado em contratações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Brasil. 2023. xxiii, 231 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46613 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A análise de riscos na gestão de projetos é uma das técnicas preconizadas para mitigar as
dificuldades na implantação de infraestruturas rodoviárias. A maioria dos estudos
desenvolvidos nessa área é baseada em métodos que utilizam a opinião de especialistas
como fonte de dados. Todavia, os atores envolvidos podem ter interesses antagônicos, o
que leva ao risco de viés nos resultados. Nesse contexto, a presente pesquisa propõe
analisar mecanismos que auxiliem na análise do risco de atraso na execução de contratos
administrativos referentes à construção e à restauração de rodovias a partir de dados
objetivos na etapa de licitação do empreendimento. Assim foi desenvolvido um modelo
preditivo para estimar o Prazo Efetivo de Execução – PEE visando mitigar o risco do
“paradoxo do otimismo” por meio da aplicação da técnica de regressão binomial negativa.
Foram modeladas variáveis independentes quantitativas e qualitativas categorizadas em
“econômicas”, “políticas”, “do objeto contratado” e “do órgão contratante”. Por meio de
estudo de caso aplicado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do
Brasil – DNIT, com amostragem de 158 contratos executados entre os anos de 1993 a
2017, obteve-se modelo linear generalizado com coeficiente Pseudo R2 de 74%. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Método para predição do prazo de execução de obras rodoviárias : estudo aplicado em contratações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura rodoviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contratos administrativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projetos rodoviários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de risco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de projetos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atrasos em obras | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Risk analysis in project management is one of the recommended techniques to mitigate
difficulties in the implementation of road infrastructures. Most applications developed in
this area are based on methods that use experts opinion as their source of data. However,
usually the stakeholders have antagonistic interests, which leads to the risk of bias in the
results. In this context, this research proposes to analyze mechanisms that help in the
analysis of the risk of delay in the execution of public procurements for roads construction
and restoration based on objective data in the bidding stage of the project. Thus, a
predictive model was developed to estimate the Effective Time of Execution - PEE
aiming to mitigate the risk of the “optimism paradox” through the application of negative
binomial regression technique. Independent quantitative and qualitative variables were
modeled, categorized into “economic”, “political”, “contracted object” and “contracting
agency”. Through a case study applied to the Brazil`s National Department of Transport
Infrastructure - DNIT, with a sample of 158 contracts executed between the years 1993
to 2017, a generalized linear model was obtained with a Pseudo R2
coefficient of 74%. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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