Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46620
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ODSONUFrmacao.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Dianne Magalhães-
dc.contributor.authorMonteiro, Simone Borges Simão-
dc.contributor.authorBatista, Filipe Aziz-
dc.contributor.authorOliveira, Marcos Jessé Alves de-
dc.date.accessioned2023-10-05T11:24:12Z-
dc.date.available2023-10-05T11:24:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVIANA, Dianne Magalhães et al. Os ODS da ONU na formação por competências: máquina coletora de resíduos para o Lago Paranoá. MIX Sustentável, Florianópolis, v. 8, n. 5, p. 133-145, 2022. DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.133-145. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5685. Acesso em: 5 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46620-
dc.description.abstractUma situação real, como a limpeza da orla do lago Paranoá em Brasília, Brasil, concebeu um ambiente de ensino-aprendizagem, sustentado pelo método de aprendizagem baseada em projetos (PjBL), de modo a introduzir propostas de solução no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na formação de estudantes de engenharia. Uma equipe de estudantes de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e de Produção foi constituída para estudar o problema e desenvolver um sistema de coleta de resíduos flutuantes. O estudo envolveu uma pesquisa aplicada e resultou no projeto de controle de uma máquina para coleta de materiais em superfícies hídricas. Para validar o projeto de controle foi construído e testado um protótipo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherMIX Sustentávelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs ODS da ONU na formação por competências : máquina coletora de resíduos para o Lago Paranoápt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em projetopt_BR
dc.subject.keywordProjeto interdisciplinarpt_BR
dc.subject.keywordObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.subject.keywordEducação em engenhariapt_BR
dc.rights.licenseLicença Copyright (c) 2022 Dianne Magalhães Viana, Simone Borges Simão Monteiro, Filipe Aziz Batista, Marcos Jessé Alves de Oliveira (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5685. Acesso em: 05 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.133-145pt_BR
dc.description.abstract1A real situation, such as the cleaning of the Paranoá lake shoreline in Brasilia, Brazil, conceived a teaching-learning environment, supported by the project-based learning method (PjBL), in order to introduce solution proposals in the scope of the Sustainable Development Goals (SDGs) in the background of engineering students. A team of Mechanical, Mechatronics, and Production Engineering students was constituted to study the problem and develop a floating was- te collection system. The study involved applied research and resulted in the control design of a machine for collecting materials on water surfaces. A prototype was built and tested to validate the control design.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8396-8022pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5546-8143pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9553-3114pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4037-8684pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.