Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Viana, Dianne Magalhães | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Simone Borges Simão | - |
dc.contributor.author | Batista, Filipe Aziz | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcos Jessé Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T11:24:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T11:24:12Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Dianne Magalhães et al. Os ODS da ONU na formação por competências: máquina coletora de resíduos para o Lago Paranoá. MIX Sustentável, Florianópolis, v. 8, n. 5, p. 133-145, 2022. DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.133-145. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5685. Acesso em: 5 out. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46620 | - |
dc.description.abstract | Uma situação real, como a limpeza da orla do lago Paranoá em Brasília, Brasil, concebeu um ambiente de ensino-aprendizagem, sustentado pelo método de aprendizagem baseada em projetos (PjBL), de modo a introduzir propostas de solução no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na formação de estudantes de engenharia. Uma equipe de estudantes de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e de Produção foi constituída para estudar o problema e desenvolver um sistema de coleta de resíduos flutuantes. O estudo envolveu uma pesquisa aplicada e resultou no projeto de controle de uma máquina para coleta de materiais em superfícies hídricas. Para validar o projeto de controle foi construído e testado um protótipo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | MIX Sustentável | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os ODS da ONU na formação por competências : máquina coletora de resíduos para o Lago Paranoá | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em projeto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em engenharia | pt_BR |
dc.rights.license | Licença Copyright (c) 2022 Dianne Magalhães Viana, Simone Borges Simão Monteiro, Filipe Aziz Batista, Marcos Jessé Alves de Oliveira (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5685. Acesso em: 05 out. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.133-145 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A real situation, such as the cleaning of the Paranoá lake shoreline in Brasilia, Brazil, conceived a teaching-learning
environment, supported by the project-based learning method (PjBL), in order to introduce solution proposals in the
scope of the Sustainable Development Goals (SDGs) in the background of engineering students. A team of Mechanical,
Mechatronics, and Production Engineering students was constituted to study the problem and develop a floating was-
te collection system. The study involved applied research and resulted in the control design of a machine for collecting
materials on water surfaces. A prototype was built and tested to validate the control design. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8396-8022 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5546-8143 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9553-3114 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4037-8684 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|