Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Moreira, Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T17:26:13Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T17:26:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Paula da Silva. Subjetividade social na Biblioteca Infantil-Escolinha de Criatividade 104/304 sul: arte, cultura e educação. 2022. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46643 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender e dar visibilidade às
produções e expressões subjetivas que configuram o espaço físico, e social, da
Biblioteca Infantil-Escolinha de Criatividade 104/304 Sul, localizada na Asa Sul,
Região Administrativa de Brasília, Distrito Federal. A Teoria da Subjetividade, os
princípios da Epistemologia Qualitativa e a proposta da Metodologia construtivointerpretativa elaboradas por González Rey (1949-2019) constituem uma tríade teórica-epistemológica-metodológica que fundamentou, e subsidiou, a complexidade
do processo de construção de informações nesta investigação. O cenário social de
pesquisa foi construído no contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia
de Covid-19. Desse modo, a produção de informações ocorreu por meio de encontros
remotos, híbridos e presenciais. Para compreender os processos constitutivos das
expressões da subjetividade social no contexto de pesquisa, diversos instrumentos e
estratégias foram utilizadas, tais como: complementos de frases, observações
participantes, dinâmicas conversacionais, análise documental, análise de registros
fotográficos e de redes sociais como o Instagram. A construção interpretativa permitiu
compreender que a diversidade de vivências em artes, possibilitadas pelo projeto
Escolinha de Criatividade, reverbera para além das infâncias das crianças que
participam do projeto, constituindo-se como parte significativa da subjetividade social
deste espaço educativo. A configuração da subjetividade social da Biblioteca InfantilEscolinha de Criatividade também é marcada por incertezas decorrentes da Portaria nº 380/2018, no qual o grupo de profissionais, produz subjetivamente, um
posicionamento crítico e reflexivo diante das tensões e questionamentos, e reorganiza
coletivamente seus processos de atuação, e de relacionamento institucional com a
Secretaria de Educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Subjetividade social na Biblioteca Infantil-Escolinha de Criatividade 104/304 sul : arte, cultura e educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiências vivenciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas infantis | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research intents comprehend and gives visibility for the productions and
subjective expressions that configures the physical space and social of the "Children’s
Library-Creativity School 104/304 Sul", located in Asa Sul, administrative region of
Brasília, Distrito Federal. The subjective theory, the principles of epistemology and the
constructive-interpretive methodology proposal of González Rey (1949-2019) creates
a triad of theory, epistemological and methodological that provides fundamentals and
complexity for the construction of the information into this investigation. The social
scenery of research was made with the isolation context during Covid pandemics. Due
to this, the production of the material was made by using remote, hybrid and presential
means. To understand the constitutive processes of the social subjective expressions
of the research context, several instruments and strategies were used, such as:
sentences complements, participants observations, conversational dynamics,
documental analysis of photos records and social networks such as Instagram. The
interpretative construction allowed us to comprehend that the diversity into arts
knowledge allowed by the Creativity School project, goes far beyond the childhood of
the kids that participate in the project, being a significant part of the social subjectivity
of this educational space. The configuration of the social subjectivity of the "Children’s
Library-Creativity School" is also marked for uncertainty made by the Act. 380/2018, in
which a group of professionals, creates subjectively, a critical and reflexive positioning
among the tensions and questions, and collectively reorganizes their acting processes,
and of institutional relationships with the Education Secretary. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|