Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Moro, Catarina | - |
dc.contributor.author | Souza, Gizele de | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | França, Franciele Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T10:58:58Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T10:58:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
dc.identifier.citation | MORO, Catarina et al. Pelo fio do nome: as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. Esp, p. 445-467, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12637. Acesso em: 16 out. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46675 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como foco rastrear vestígios deixados por Enzo Catarsi, em sua obra, relacionados à educação das crianças, em especial, as bem pequenas. Por tratar-se de indícios evidenciados pelo fio do nome, este texto dialoga com historiadores como Carlo Ginzburg, no sentido de entender o nome como aquilo que distingue o indivíduo dentro da sociedade em que vive, que carrega significados, que não é neutro e, de acordo com a trajetória de cada um, traduz relações sociais, expressa tradições e pode indicar práticas vividas. Percorrer as proposições de Catarsi, para a educação da criança de 0 a 3 anos, é identificar um eco em estudos italianos e internacionais, que o apontam como especialista em serviços para o atendimento da educação da infância e como um estudioso da pedagogia e de programas de apoio à família. Diante disso, apresenta-se como escopo central explicitar as proposições pedagógicas e curriculares tecidas por Catarsi, explorando e dialogando com questões importantes para o autor, tais como: a dimensão do cuidado; a participação da família na instituição educativa; as tecituras entre arte, literatura e a expressividade infantil; o “approccio toscano”; os processos formativos e a profissionalização docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos | pt_BR |
dc.title.alternative | Through the name : Enzo Catarsi's propositions for children from 0 to 3 years | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Creches | pt_BR |
dc.subject.keyword | Catarsi, Enzo | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC ND) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study focuses on tracking traces left by Enzo Catarsi, in his work, related to the education of children, especially the very young ones. Because it is about clues evidenced by the name thread, this text dialogues with historians such as Carlo Ginzburg, in the sense of understanding the name as what distinguishes the individual within the society in which he lives, which carries meanings, which is not neutral and, according to the trajectory of each one, it translates social relationships, expresses traditions and can indicate lived practices. Going through Catarsi's propositions for the education of children aged 0 to 3 years is to identify an echo in Italian and international studies, which points to him as a specialist in services for the provision of childhood
education and as a scholar of pedagogy and family support programs. Therefore, it is presented as a central scope to explain the pedagogical and curricular propositions woven by Catarsi, exploring and dialoguing with important issues for the author, such as the dimension of care; the participation of the family in the educational institution; the weaving between art, literature and children's expressiveness; the “approccio toscano”; the training processes and teacher professionalization. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3109-5885 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6487-4300 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6780-3148 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3161-6572 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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