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Título: Sentidos e significados do trabalho das professoras alfabetizadoras da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
Autor(es): Lima, Diego Camara de
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Professores
Alfabetização
Professoras - formação
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Prática profissional
Data de publicação: 16-Out-2023
Referência: LIMA, Diego Camara de. Sentidos e significados do trabalho das professoras alfabetizadoras da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, em nível de mestrado, e integra a linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). A especificidade do trabalho docente realizado no ciclo da alfabetização é entendida como práxis social do professor alfabetizador, um processo intencional e planejado, na qual a aprendizagem da escrita e da leitura corrobora com o movimento de transformação da realidade existente. Ao entendermos o trabalho como categoria ontológica do ser-social compreendemos que é por meio do trabalho realizado no ambiente escolar que o professor exerce a sua função social, o ensino. Dessa maneira, ao nos direcionarmos ao ciclo de alfabetização da escolarização, estamos dizendo que o ensino da língua escrita, conhecimento historicamente produzido a partir do trabalho humano, possui especificidades que são melhores observadas por aqueles que têm a alfabetização como área de atuação. Nessa perspectiva, ao observarmos os sentidos e significados do trabalho na alfabetização, buscamos entender como as especificidades do trabalho neste ciclo de aprendizagem escolar são compreendidas pelos docentes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos e significados do trabalho docente das professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para alcançarmos esse objetivo, delineamos como objetivos específicos: i) identificar o que as pesquisas brasileiras apresentam sobre o trabalho dos professores na/ com a alfabetização no período de 2010 a 2021; ii) Identificar os sentidos e significados constituídos pelas professoras alfabetizadoras sobre o trabalho que realizam; iii) Analisar as mediações que constituem os sentidos e significados sobre o trabalho docente produzidos pelas professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para atingirmos o objetivo deste estudo optamos pela pesquisa de natureza qualitativa fundamentada na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético e na perspectiva histórico cultural, por reconhecermos que as categorias do método contribuem para uma melhor compreensão das múltiplas determinações que envolvem a realidade social presente no trabalho das professoras alfabetizadoras. Como procedimento metodológico utilizamos a entrevista semiestruturada e analisamos os dados coletados conforme os princípios dos Núcleos de Significação, conceituados por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Para o debate teórico com nosso objeto de estudo utilizamos, entre outros, os construtos de Marx (2001), Lessa (1996), Saviani (2007, 2015), Santos (2020), sobre o trabalho docente e o ser social professor alfabetizador; Saviani (2019), Mortatti (1999, 2004, 2006, 2009, 2010, Soares (2006), acerca das perspectivas de alfabetização. Foram constituídos portanto neste estudo cinco núcleos de significação que nos ajudam a compreender os sentidos e significados sobre o trabalho das alfabetizadoras: i) sentido social do trabalho de alfabetizar; ii) sentido de um trabalho singular do alfabetizador; iii) sentido do trabalho fiscalizado/ controlado; iv) sentido da alfabetização como trabalho objetivado e v) sentido de um trabalho pragmático. Os resultados demonstram que as professoras alfabetizadoras, a partir dos determinantes culturais, sociais, políticos e econômicos que envolvem o trabalho com a alfabetização, constituem sentidos e significados que se configuram como marcas sociais subjetivadas pelos sujeitos e objetivadas na materialidade do trabalho que realizam.
Abstract: This dissertation is linked to the Graduate Program in Education of the University of Brasília, at master's level, and is part of the research line Teaching Profession, Curriculum and Evaluation (Portuguese acronym PDCA). The specificity of the teaching work performed in the literacy cycle is understood as the social praxis of the literacy teacher, an intentional and planned process, in which the learning of writing and reading corroborates with the movement of transformation of the existing reality. By understanding work as an ontological category of social being, we understand that it is through the work performed in the school environment that the teacher performs his social function, teaching. Thus, when we focus on the literacy cycle of schooling, we are saying that the teaching of written language, knowledge historically produced from human work, has specificities that are best observed by those who have literacy as an area of activity. In this perspective, by observing the senses and meanings of work in literacy, we seek to understand how the specificities of work in this school learning cycle are understood by teachers. Thus, this work has as general objective to understand the meanings and meanings of the teaching work of literacy teachers of the public school system in Destrito Federal. To achieve this goal, we outline as specific objectives: i) identify what Brazilian research presents about teachers' work in/with literacy in the period from 2010 to 2021; ii) Identify the senses and meanings constituted by literacy teachers about the work they do; iii) To analyze the mediations that constitute the senses and meanings about the teaching work produced by the literacy teachers of the public school system of the Federal District. To achieve the objective of this study, we chose qualitative research based on the perspective of Dialectical Historical Materialism and the cultural historical perspective, because we recognize that the categories of the method contribute to a better understanding of the multiple determinations that involve the social reality present in the work of literacy teachers. As a methodological procedure we used the semi-structured interview and analyzed the data collected according to the principles of the Nuclei of Meaning, conceptualized by Aguiar and Ozella (2006, 2013). For the theoretical debate with our object of study we used, among others, the constructs of Marx (2001), Lessa (1996), Saviani (2007, 2015), Santos (2020), about teaching work and the social being literacy teacher; Saviani (2019), Mortatti (1999, 2004, 2006, 2009, 2010, Soares (2006), about literacy perspectives. Therefore, in this study, five nuclei of meaning were constituted to help us to understand the senses and meanings about the work of literacy students: i) social meaning of literacy work; ii) sense of a singular work of the literacy teacher; iii) sense of supervised/controlled work; iv) meaning of literacy as objective work and v) meaning of a pragmatic work. The results show that literacy teachers, based on the cultural, social, political, and economic determinants that involve work with literacy, constitute senses and meanings that are configured as social marks subjective by the subjects and objectified in the materiality of the work they perform.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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