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2022_JanylaMartinsdeSousa.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorSousa, Janyla Martins de-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:30:13Z-
dc.date.available2023-10-16T18:30:13Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.date.submitted2023-01-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Janyla Martins de. Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal: há lugar para concepções e práticas formativas?. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46686-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa integra o conjunto de produções científicas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa acerca de Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico – Prodocência; foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). A questão central orientadora do estudo foi: Quais concepções e práticas de avaliação predominantes em uma escola de anos finais do ensino fundamental, cívico-militar do Distrito Federal? Com o objetivo geral de: analisar concepções e práticas predominantes de avaliação em uma escola de anos finais do ensino fundamental, cívico-militar do Distrito Federal. Como desdobramento deste, tem-se os objetivos específicos: discutir as perspectivas teóricas e metodológicas acerca de avaliação escolar contempladas no projeto político-pedagógico (PPP, 2021) de uma escola cívico-militar do Distrito Federal; e compreender as concepções e as práticas de avaliação escolar expressas por estudantes e professores de uma escola cívicomilitar do Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa (GATTI, 2010; MINAYO, 2007), do tipo Estudo de Caso (YIN, 2001), pautou-se pela perspectiva epistemológica críticadialética (CURY, 1986; PAULO NETTO, 2011). Os dados foram levantados por meio de análise do PPP; e entrevista semiestruturada com professores (março e abril de 2021) e grupo focal com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (maio de 2021). A leitura, a organização e a interpretação dos dados fundamentaram-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977, 2011). Recorreu-se a diversos autores, como Cury (1986), Fernandes (2014), Fernandes Silva e Silva (2019), Freitas, (2005, 2014, 2016, 2018), Hadji (2001), Álvarez Méndez (2002), Saviani (1994, 2011, 2013), Veiga (1998, 2002, 2003, 2013), Villas Boas (2008, 2017, 2019), na leitura e na interpretação dos dados. Os resultados da pesquisa revelam que o PPP da escola contempla a avaliação da aprendizagem formativa diagnóstica e integrada ao trabalho pedagógico. Os dados revelam, no entanto, influência do ideário conservador no trabalho pedagógico e na avaliação concebida e praticada na escola devido à presença dos militares, sendo antagônica à organização em ciclos e aos processos avaliativos formativos que envolvem a organização do trabalho pedagógico; os professores concebem que avaliar é um processo que acompanha as aprendizagens dos estudantes e buscam promover ações para alcançar as aprendizagens, mas não percebem que, a partir do momento que os instrumentos e procedimentos utilizados passam a classificar e rotular o estudante na escola, estes processos avaliativos deixam de ser formativos; e, para os estudantes, a avaliação na escola militarizada caracteriza-se por instrumentos para verificação e controle das aprendizagens, não percebem a intenção formativa, são condicionados a aceitar a presença de militares e de suas atividades na escola, na crença de que, a partir da implantação do projeto Gestão Compartilhada, terão uma melhor qualidade da educação. Como forma de resistência à organização escolar cívico-militar, sugere-se a reorganização e a materialização do trabalho pedagógico na perspectiva democrática e formativa, contemplando a avaliação com foco nas aprendizagens dos sujeitos e no respeito à liberdade de expressão e à diversidade dos tempos de desenvolvimento humano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação militarpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordConcepções pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.description.abstract1This research integrates the set of scientific productions developed by the Study and Research Group about Teaching Work, Didactics and Organization of Pedagogical Work – Prodocência; was developed in the Graduate Program of the Faculty of Education at the University of Brasília (UnB), in the line of research: Teaching Profession, Curriculum and Assessment (PDCA). The central guiding question of the study was: What conceptions and evaluation practices predominate in a school for the final years of fundamental education, civic-military in the Federal District? With the general objective of: analyzing prevailing conceptions and practices of evaluation in a school for the final years of fundamental education, civic-military in the Federal District. As a result of this, there are the specific objectives: to discuss the theoretical and methodological perspectives on school evaluation contemplated in the politicalpedagogical project (PPP, 2021) of a civic-military school in the Federal District; and to understand the conceptions and practices of school evaluation expressed by students and teachers of a civic-military school in the Federal District. The research with a qualitative approach (GATTI, 2010; MINAYO, 2007), of the Case Study type (YIN, 2001), was guided by the critical-dialectical epistemological perspective (CURY, 1986; PAULO NETTO, 2011). Data were collected through PPP analysis; and a semi-structured interview with teachers (March and April 2021) and a focus group with students in the 9th grade of Elementary School (May 2021). The reading, organization and interpretation of data were based on Content Analysis (BARDIN, 1977, 2011). Several authors were used, such as Cury (1986), Fernandes (2014), Fernandes Silva e Silva (2019), Freitas, (2005, 2014, 2016, 2018), Hadji (2001), Álvarez Méndez (2002), Saviani (1994, 2011, 2013), Veiga (1998, 2002, 2003, 2013), Villas Boas (2008, 2017, 2019), in reading and interpreting the data. The research results reveal that the school's PPP contemplates the evaluation of the diagnostic formative learning and integrated to the pedagogical work. The data reveal, however, the influence of conservative ideas on the pedagogical work and on the evaluation conceived and practiced in the school due to the presence of the military, being antagonistic to the organization in cycles and to the formative evaluative processes that involve the organization of the pedagogical work; teachers conceive that evaluating is a process that accompanies student learning and seek to promote actions to achieve learning, but they do not realize that, from the moment that the instruments and procedures used begin to classify and label the student at school, these processes assessments are no longer formative; and, for the students, the evaluation in the militarized school is characterized by instruments for verification and control of learning, they do not perceive the formative intention, they are conditioned to accept the presence of military personnel and their activities in the school, in the belief that, the from the implementation of the Shared Management project, they will have a better quality of education. As a form of resistance to the civic-military school organization, it is suggested the reorganization and materialization of the pedagogical work in a democratic and formative perspective, contemplating the evaluation with a focus on the learning of the subjects and on the respect for freedom of expression and the diversity of the times of study. human development.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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