Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46700
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EtnografiasMovimentoDeslocar-se.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMüller, Fernanda-
dc.contributor.authorSousa, Emilene Leite de-
dc.date.accessioned2023-10-18T14:08:55Z-
dc.date.available2023-10-18T14:08:55Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.citationMÜLLER, Fernanda; SOUSA, Emilene Leite de. Etnografias em movimento: deslocar-se com as crianças pela cidade. Civitas: revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 23, n. 1, p. e41914, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.41914. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/41914. Acesso em: 18 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46700-
dc.description.abstractO artigo busca refletir sobre os aspectos metodológicos de pesquisas realizadas com crianças nas cidades. Elege as etnografias em movimento como mote, revelando as virtudes e os percalços quando o foco da pesquisa está na circulação e no deslocamento de crianças. Argumenta em favor de algumas técnicas de pesquisa potentes para o caso de pesquisas itinerantes com crianças. Nas etnografias em movimento, a observação participante e a observação flutuante são consideradas complementares, assim como as categorias olhar/ver e escutar/ouvir. O movimento pode ser analisado por meio de uma experiência direta ou indireta da pesquisadora. As representações expressas por meio de desenhos e fotografi as mostram-se úteis para explorar os deslocamentos das crianças. Os métodos aqui analisados não são classifi cados como móveis porque servem para coletar dados sobre movimento apenas, mas porque também permitem coletar dados em movimento e apreender as mobilidades em suas várias manifestações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pucrspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEtnografias em movimento : deslocar-se com as crianças pela cidadept_BR
dc.title.alternativeEthnographies on the move: moving with children through the citypt_BR
dc.title.alternativeEtnografías en movimiento: desplazarse por la ciudad con los(as) niños(as)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.subject.keywordCidades e vilaspt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordMovimentopt_BR
dc.rights.license(CC BY) Artigo está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.41914pt_BR
dc.description.abstract1The article seeks to refl ect on the methodological aspects of research conducted with children in cities. It elects ethnographies on the move as a motto, revealing the virtues and pitfalls when the focus of the research is on the circulation and displacement of children. It argues for some powerful research techniques for the case of itinerant research with children. In ethnographies on the move, participant observation and fl oating observation are considered complementary, as are the categories of looking/seeing and listening/hearing. Movement can be analyzed through a direct or indirect experience of the rese- archer. Representations expressed through drawings and photographs are useful for exploring children’s movement. The methods analyzed here are not classified as mobile because they serve to collect data on movement only, but because they also allow for data collection on movement and apprehend mobilities in their various manifestations.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo pretende refl exionar sobre los aspectos metodológicos de la investigación realizada con niños(as) en las ciudades. Elige como lema las etnografías en movimiento, revelando las virtudes y los escollos cuando la investigación se centra en la circulación y en el desplazamiento de los/as niños(as). Argumenta a favor de algunas poderosas técnicas de investigación para el caso de la investigación itinerante con niños(as). En las etnografías en movimiento, la observación participante y la observación fl otante se consideran complementarias, al igual que las categorías mirar/ver y escuchar/oír. El movimiento puede analizarse a través de la experiencia directa o indirecta de la investigadora. Las representaciones expresadas mediante dibujos y fotografías son útiles para explorar el movimiento de los/as niños(as). Los métodos analizados aquí no se clasifican como móviles porque sirvan para recoger datos sobre el movimiento únicamente, sino porque también permiten recoger datos en movimiento y aprehender las movilidades en sus diversas manifestaciones.pt_BR
dc.identifier.orcidorcid.org/0000-0002-1788-8662pt_BR
dc.identifier.orcidorcid.org/0000-0003-2608-6677pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.