Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46773
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EntreCantorasMatronas.pdf322,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Alexandre Eleutério-
dc.contributor.authorPereira, Flávio Santos-
dc.contributor.authorCayón Durán, Luis Abraham-
dc.date.accessioned2023-10-31T14:57:12Z-
dc.date.available2023-10-31T14:57:12Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0201, 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20601. Acesso em: 31 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46773-
dc.descriptionO presente artigo é derivado de meu trabalho de conclusão do curso de Antropologia pela Universidade de Brasília.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda o blues. Tem por objetivo a análise de aspectos marcantes da estética e linguagem desse secular gênero musical afro-americano: a agridoce ambiguidade discursiva, emotiva e comportamental, linguagem culturalmente codificada cujo fio condutor é o recorte no(s) conceito(s) de significação. Foram escolhidos eixos analíticos centrados na tétrade reflexiva estrutura, processo, função e significado. O caminho que possibilita a análise dessa manifestação artística é uma revisão bibliográfica que se vale de arcabouço teórico-metodológico da Musicologia Cultural, Etnomusicologia e Semiologia Musical. Recorre-se também a outros suportes teóricos de áreas como Antropologia, História e Estudos Literários. É abordada igualmente a estreita relação da estética, linguagem e discurso do blues - semântica e sintaxe - com a construção sócio-histórica e cultural da identidade étnica do afro-americano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música, do Centro de Artes, Moda e Desing (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre cantoras, matronas e poetas : significando o bluespt_BR
dc.title.alternativeAmong singers, matrons and poets : meaning the bluespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBluespt_BR
dc.subject.keywordEmoçãopt_BR
dc.subject.keywordSemântica musicalpt_BR
dc.subject.keywordSignificaçãopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201pt_BR
dc.description.abstract1This article addresses the blues. Its purpose is to analyze striking aspects of the aesthetics and language of this secu-lar African American musical genre: the bittersweet discursive, emotional, and behavioral ambiguity, a culturally codi-fied language whose common thread is linked to the concept(s) of meaning. Analytical axes were chosen cente-red on the reflexive tetrad of structure, process, function, and meaning. The path that enables the analysis of this artistic manifestation is a bibliographic review that makes use of the theoreti-cal and methodological framework of Cultural Musicology, Ethnomusicology, and Musical Semiology. It also resorts to other theoretical supports from areas such as Anthropology, History, and Literary Studies. The close relationship of blues aesthetics, language, and discou-rse - semantics and syntax - with the socio-historical and cultural construc-tion of African American ethnic identity is also addressed.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2194-6298pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3052-5209pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6282-8282pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.