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dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorOliveira, Sílvia Assis-
dc.date.accessioned2023-10-31T20:42:55Z-
dc.date.available2023-10-31T20:42:55Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.date.submitted2023-04-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sílvia Assis. O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal. 2023. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46775-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa considerou o Sistema Avaliação da Educação (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para buscar compreender a relação do(a) gestor(a) com os dados avaliativos externos que recebem em suas unidades escolares. Para tal, foram investigadas práticas pedagógicas de diretores de seis unidades escolares de anos iniciais da rede pública de ensino localizadas na regional de Taguatinga, que apresentaram melhoria progressiva no Ideb nos anos de 2015, 2017 e 2019, para verificar como ocorre o trabalho do diretor e se há relação entre resultados das avaliações em larga escala e o uso dos dados educacionais pelo diretor da unidade. A pesquisa, guiada pelo método qualitativo, teve como procedimento metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com membros da gestão, o monitoramento da rotina de um dos gestores (shadowing) e a análise documental. Ancorou-se ainda em revisão bibliográfica sobre o tema. Esta dissertação buscou rastrear, pela atuação da equipe gestora, indícios de que uma utilização dos dados avaliativos externos pudesse estar favorecendo os resultados de aprendizagem expressos no Ideb, já que as unidades investigadas vinham apresentando ascendência no índice. Foi possível perceber que, embora os dados da avaliação em larga escala já façam parte da rotina das unidades escolares, a utilização dos dados avaliativos externos ocorre de forma incipiente e pouco sistematizada, concluindo se ser reducionista afirmar que a mobilização para o uso dos dados externos proporcionou o crescimento do Ideb nos anos investigados. Houve, contudo, a constatação de que quanto mais frequente é o acompanhamento das aprendizagens e quanto mais próximo está o(a) gestor(a) desse monitoramento, maiores são as possibilidades de colheita de melhores resultados pedagógicos. Enfocando aspectos apontados pelos gestores como limitadores para o uso dos dados, o produto técnico propõe o desenvolvimento/aprimoramento de estratégias que contribuam para melhor utilização dos dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.description.abstract1The present research considered the Brazilian School Evaluation System (Saeb) and the Basic Education Development Index (Ideb) to understand the manager's relationship with the external evaluation data received by their school units. To this end, we investigated the pedagogical practices of the principals of six early-year school units of the public school system located in the region of Taguatinga, which showed progressive improvement in the Ideb in 2015, 2017, and 2019, to verify how the work of the principal occurs and whether there is a relationship between the results of large-scale assessments and the use of educational data by the unit's manager. The research, guided by the qualitative method, had as its methodological procedure the execution of semi-structured interviews with members of the management, the monitoring of the routine of one of the managers (shadowing), and the analysis of documents. In addition, it was based on a bibliographic review of the theme. This work sought to track, by the performance of the management team, signs that the use of external evaluative data might be favoring the learning results expressed in the Ideb since the units under investigation had been showing an upward trend in the index. It was possible to notice that, although the data from the large-scale evaluation are already part of the school units' routine, the use of external evaluative data occurs in an incipient and unsystematized way, concluding that it is reductionist to say that the mobilization for the utilization of external data provided the growth of the Ideb in the years investigated. However, it was found that the more frequent the learning monitoring and the closer the manager is to this monitoring, the greater the possibilities of harvesting better pedagogical results. Focusing on aspects pointed out by managers as limiting the use of data, the technical product proposes the development/improvement of strategies that contribute to better data use.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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