Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Sílvia Assis | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T20:42:55Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T20:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sílvia Assis. O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal. 2023. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46775 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa considerou o Sistema Avaliação da Educação (Saeb) e o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para buscar compreender a relação do(a) gestor(a)
com os dados avaliativos externos que recebem em suas unidades escolares. Para tal, foram
investigadas práticas pedagógicas de diretores de seis unidades escolares de anos iniciais da
rede pública de ensino localizadas na regional de Taguatinga, que apresentaram melhoria
progressiva no Ideb nos anos de 2015, 2017 e 2019, para verificar como ocorre o trabalho do
diretor e se há relação entre resultados das avaliações em larga escala e o uso dos dados
educacionais pelo diretor da unidade. A pesquisa, guiada pelo método qualitativo, teve como
procedimento metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com membros da
gestão, o monitoramento da rotina de um dos gestores (shadowing) e a análise documental.
Ancorou-se ainda em revisão bibliográfica sobre o tema. Esta dissertação buscou rastrear, pela
atuação da equipe gestora, indícios de que uma utilização dos dados avaliativos externos
pudesse estar favorecendo os resultados de aprendizagem expressos no Ideb, já que as unidades
investigadas vinham apresentando ascendência no índice. Foi possível perceber que, embora os
dados da avaliação em larga escala já façam parte da rotina das unidades escolares, a utilização
dos dados avaliativos externos ocorre de forma incipiente e pouco sistematizada, concluindo se ser reducionista afirmar que a mobilização para o uso dos dados externos proporcionou o
crescimento do Ideb nos anos investigados. Houve, contudo, a constatação de que quanto mais
frequente é o acompanhamento das aprendizagens e quanto mais próximo está o(a) gestor(a)
desse monitoramento, maiores são as possibilidades de colheita de melhores resultados
pedagógicos. Enfocando aspectos apontados pelos gestores como limitadores para o uso dos
dados, o produto técnico propõe o desenvolvimento/aprimoramento de estratégias que
contribuam para melhor utilização dos dados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research considered the Brazilian School Evaluation System (Saeb) and the Basic
Education Development Index (Ideb) to understand the manager's relationship with the external
evaluation data received by their school units. To this end, we investigated the pedagogical
practices of the principals of six early-year school units of the public school system located in
the region of Taguatinga, which showed progressive improvement in the Ideb in 2015, 2017,
and 2019, to verify how the work of the principal occurs and whether there is a relationship
between the results of large-scale assessments and the use of educational data by the unit's
manager. The research, guided by the qualitative method, had as its methodological procedure
the execution of semi-structured interviews with members of the management, the monitoring
of the routine of one of the managers (shadowing), and the analysis of documents. In addition,
it was based on a bibliographic review of the theme. This work sought to track, by the
performance of the management team, signs that the use of external evaluative data might be
favoring the learning results expressed in the Ideb since the units under investigation had been
showing an upward trend in the index. It was possible to notice that, although the data from the
large-scale evaluation are already part of the school units' routine, the use of external evaluative
data occurs in an incipient and unsystematized way, concluding that it is reductionist to say that
the mobilization for the utilization of external data provided the growth of the Ideb in the years
investigated. However, it was found that the more frequent the learning monitoring and the
closer the manager is to this monitoring, the greater the possibilities of harvesting better
pedagogical results. Focusing on aspects pointed out by managers as limiting the use of data,
the technical product proposes the development/improvement of strategies that contribute to
better data use. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|